Resenha - Dirt - Alice In Chains

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Dirt - Alice In Chains

Por Klayton Castro

  | Comentários:

Os anos 90 foi uma década revelando novas bandas e novos registros de quem estava na cena. Foi um período em que a forma de se fazer rock tornou-se ainda mais simples e agressiva, nos brindando com ótimas obras sonoras. Uma delas é o ALICE IN CHAINS, banda de peso da cena Grunge de Seattle.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Vindos da escola do Hard Rock e Heavy Metal, os integrantes lançaram o seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Facelift". Distanciando do Glam Metal da época do DIAMOND LIE e da demo Alice N' Chains, a banda aprimorou trabalhar em músicas mais pesadas, sombrias, bebendo da fonte de bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin e Van Halen. Sendo assim, tiveram significante sucesso na época ganhando dois discos de platina.

Em 1992 , a banda resolveu elevar seu som para outro patamar. Sem perder as influências do Hard Rock e Heavy Metal, buscaram fazer canções mais alternativas e experimentais. Apostando em uma cozinha mais ampla, o Alice In Chains conseguiu sucesso e o reconhecimento no mundo todo, tornando "Dirt" um grande clássico dos anos 90.

O nome "Dirt" foi escolhido por Layne Staley, pois dizia se sentir sujo pelo uso exagerado da heroína. Portanto, os problemas com heroína que Layne enfrentava foi uma das peças chave do álbum, dando vida às canções como 'Sickman', 'Junkhead', 'Dirt' 'Godsmack', 'Hate To Feel' e 'Angry Chair'. Além do tema "droga", outros temas foram expostos no álbum. Alguns marcantes em músicas como 'Rooster', onde Jerry Cantrell fala sobre a experiência de seu pai na guerra do Vietnã e 'Would?' baseada na morte do vocalista Andrew Wood do MOTHER LOVE BONE. Além disso, temas pessoais de Jerry foram expostos em canções como 'Dam That River' em que fala de sua briga com o baterista Sean Kinney e em 'Down In A Hole' dedicada para sua namorada na época.

Considerado o álbum de maior trabalho, a banda lançou cinco singles, apostando em peso e melodia na medida certa. Sendo elas canções como: 'Would?', 'Them Bones', 'Angry Chair', 'Rooster' e 'Down In A Hole'. Vendo a força que cada uma possuía, vídeos clipes foram gravados para cada single.

Tirando os hits de sucesso do CD, ótimas músicas foram apresentadas. Marcando e prendendo a atenção do ouvinte. Podemos lembrar um pouco de "Facelift" ao ouvirmos canções como 'Dam That River' e 'Godsmack' por apresentar uma veia mais "Hard & Heavy", passando por experimentos como na épica 'Rain When Die', a doentia 'Sickman', o interlúdio insano 'Iron Gland' referindo à uma citação do filme "O Iluminado" com participação de Tom Araya do SLAYER, dando espaço para a sombria e densa 'Hate To Feel', lembrando a canção 'Dazed & Confuzed' do LED ZEPPELIN no riff da introdução e verso, logo de cara. Sem esquecer também da maravilhosa faixa título, mostrando uma estrutura mais elaborada com levada oriental e 'Junkhead', onde Jerry Cantrell despeja riffs sombrios e simples, nos remetendo ao BLACK SABBATH.

Contudo, "Dirt" é um disco que prende a atenção e faz o ouvinte se apaixonar de primeira. Ganhando disco de platina quatro vezes, o segundo registro da banda tornou-se grande referência no meio roqueiro e metálico. Perto de fazer seus vinte anos de vida, "Dirt" mostra a grande importância de, sendo lembrado sempre pelos fãs da música pesada.

Track List:
01 - Them Bones
02 - Dam That River
03 - Rain When Die
04 - Down In A Hole
05 - Sickman
06 - Rooster
07 - Junkhead
08 - Dirt
09 - Godsmack
10 - Iron Gland
11 - Hate To Feel
12 - Angry Chair
13 - Would?

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Dirt - Alice In Chains

Alice In Chains: os vinte anos de "Dirt"
Tradução - Dirt - Alice In Chains


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Alice In Chains"

Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Alice In Chains: doze anos sem Layne Staley
Cobain: músicos do Korn, Judas, Pantera e AIC falam sobre legado
Alice in Chains: músicas do "Black Gives Away" com Layne no vocal
Alice In Chains: banda comove Phil Anselmo com serenata
Alice In Chains: preparando turnê acústica?
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock
Les Claypool: versão inusitada de "Man in The Box" do AiC
Alice In Chains: guitarrista ensina como usar seu prêmio MTV
Alice in Chains: Banda ainda tem muito a contribuir com o Rock
Tarja: fã de Jogos Mortais, A7x, Alice in Chains e Disturbed
NoiseCreep: os 10 melhores riffs de hard rock dos anos 1990
Alice in Chains: vídeos em HD de show na Inglaterra
Tim 'Ripper' Owens: cover de "Man In The Box" do AIC ao vivo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Klayton Castro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas