WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Destroyer - Kiss

Dentre aquelas famosas frases de pára-choque de caminhão, há uma que diz: "Contra fatos não há argumentos". Assim, HENDRIX foi o marco zero da guitarra, o JUDAS espalhou a semente plantada pelo SABBATH aos quatro ventos, LITA FORD era deliciosa e – sim - o KISS, junto ao mestre ALICE COOPER foram os fundadores do 'rock horror show' , foram pioneiros do marketing no rock n'roll, " cometeram" 'Kiss Meets the Phantom of the Park´ e povoaram o imaginário de milhões de moleques - incluindo eu e provavelmente você – pelo mundo afora.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O 'x´ da questão é que nessas ponderações, muita gente se apega ao outro lado da história: críticas(fundadas) ao capitalismo incontrolável de GENE SIMMONS, aos ataques de diva de STANLEY, aos milhões de produtos licenciados, a polêmica da maquiagem, acabam solapando o principal: a música. Evidente é que em quarenta anos de carreira, discos bons e ruins serão lançados e, justiça seja feita, o KISS lançou algumas porcarias das quais ele próprios se envergonham; entretanto, perto da grandiosidade da obra da banda, essa discussão é tão vazia quanto analisar a vida de PELÉ por suas aventuras de alcova - no lugar de se discutir sua longa e prolífica carreira como jogador.

Em 1976 acabara de sair do purgatório após o bem sucedido "Alive!", lançado no ano anterior. Foi a partir desse registro que música e dinheiro começaram a aparecer na vida da banda, que já havia comido o pão que o diabo amassou nos anos anteriores- apesar dos ótimos discos que já havia lançado. E o KISS não deixou barato: como nas melhores safras de vinhos, lançou, naquele ano, dois clássicos: "Rock And Roll Over" e o colossal "Destroyer".

Gravado entre janeiro e fevereiro de 1976 e lançado no mês seguinte - fato raro na indústria fonográfica até para os padrões atuais – e produzidos pelo mago BOB EZRIN, "Destroyer" é auto-explicativo: direto e potente. EZRIN pôs, pela primeira vez, o som do KISS "na cara" do ouvinte, captando o que eles tinham - e têm - de melhor: a pungência ao vivo. Não a toa, "Detroit Rock City" e "Shout It Out Loud" se tornaram clássicos instantâneos: foram pensadas e produzidas no melhor estilo arena - grandiosas, eloqüentes e propícias para botar fogo no mundo.

"God of Thunder" é cinematográfica e apropriadíssima para o estilo vocal e performático de SIMMONS. Nessa mesma linha de dramaticidade, mas com enfoque completamente diferente, a magnífica "Beth" segue a linha balada orquestral que depois viraria moda, nas mãos de SCORPIONS e METALLICA e outros, nos anos 1990 e 2000.

Agora, é inegável que o KISS, inobstante às críticas, sempre teve um lado melódico ressaltado: seja nas levadas despretensiosas de "Do You Love Me", na leveza de "Great Expectations" ou no hard riffeiro de "Flaming Youth", é nítido que o circo montado em torno da banda se supera quando o assunto é som de qualidade. Aliás, por mais redundante que seja essa afirmação, PETER CRISS e ACE FREHLEY dão o brilho que sempre caracterizou a passagem de ambos na banda - destaque para as guitarras do "Starman" em "Sweet Pain".

Outra frase de pára-choque famosa é "Talento não se compra e nem se empresta". Ouvindo esse disco é fácil perceber o quanto isso é verdade.

Track List:
• "Detroit Rock City"
• "King of The Night Time World"
• "God of Thunder"
• "Great Expectations"
• "Flaming Youth"
• "Sweet Pain"
• "Shout It Out Loud"
• "Beth"
• "Do You Love Me"
• "Untitled"

Outras resenhas de Destroyer - Kiss

Kiss: "Destroyer" traz músicas fortes e elaboradas
Resenha - Destroyer - Kiss

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Kiss

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Almir Figueiredo - o brasileiro que arrematou os óculos de OzzyCollectors Room
Óculos de Ozzy é um dos ítens da coleção de Almir Figueredo
Motorhead: "Rap não é música", diz LemmyMotorhead
"Rap não é música", diz Lemmy Kilmister
Paula Fernandes: Metallica no Programa do FaustãoPaula Fernandes
Cantando Metallica no Programa do Faustão