Resenha - Dead End Kings - Katatonia

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Dead End Kings - Katatonia


  | Comentários:

Após um hiato de três anos, os suecos do Katatonia voltam à carga com o sucessor de "Night Is The New Day". De acordo com a banda, o novo trabalho, batizado "Dead End Kings", é uma continuação do álbum de 2009, o que, inevitavelmente, vai gerar comparações entre as duas obras.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
De fato, a sonoridade apresentada no disco anterior ecoa em "Dead End Kings", mas o grupo liderado pelo guitarrista Anders Nyström e pelo vocalista Jonas Renkse ainda encontra soluções criativas para fórmulas já testadas, garantindo assim algumas surpresas.

"The Parting" abre a audição com um solene arranjo de cordas acompanhado por uma bateria marcial, o que só aumenta a dramaticidade da interpretação de Renkse, introduzindo todo o peso característico da banda.

Na sequência, a atmosférica "The One You Are Looking For Is Not Here" traz a participação de Silje Wergeland, do The Gathering, num belo dueto com o vocalista, chegando a lembrar a fase atual do Anathema.

Possivelmente a próxima música de trabalho, "The Racing
Heart" tem uma levada eletrônica na linha de "The Longest Year", do play anterior. Aliás, a banda sempre fez uso inteligente de samplers e sintetizadores, e desta vez tais recursos se fazem presentes em quase todas as faixas.

Lançada como single, "Buildings" é o momento mais pesado do disco e poderia estar no álbum "The Great Cold Distance". Interessante notar que o Katatonia busca referências no próprio passado sem necessariamente copiá-lo (ao contrário do que faz hoje o Paradise Lost); um exemplo é a letra de "Undo You", que faz menção ao EP "For Funerals to Come". É como se a banda dissesse "nós escrevemos essa história, mas não precisamos recontá-la".

O álbum fecha com a grandiosa "Dead Letters", primeira faixa a ser liberada para audição. Aqui a banda explora suas influências progressivas e de formações como Meshuggah e Tool.

Produzido pelos próprios Nyström e Renkse, "Dead End Kings" marca a estreia do guitarrista Per Eriksson e do baixista Niklas Sandin como integrantes fixos do grupo, já que vinham atuando apenas ao vivo desde a saída dos irmãos Norrman - inclusive tocando no primeiro e histórico show da banda no Brasil, em fevereiro de 2011.

Sem drásticas mudanças, mas sempre trazendo novas informações para sua música, o Katatonia mantém o alto padrão de sua discografia. Apesar de não ser um trabalho de fácil assimilação, "Dead End Kings" é melhor que seu antecessor e já figura entre os destaques do ano.

Faixas:

The Parting
The One You Are Looking For Is Not Here
Hypnone
The Racing Heart
Buildings
Leech
Ambitions
Undo You
Lethean
First Prayer
Dead Letters

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Katatonia"

Katatonia: banda lança vinil exclusivo para o Record Store Day
Katatonia: confira o segundo lyric video do Dethroned & Uncrowned
Katatonia: lyric video de The One You Are Looking For is Not Here
Soord & Renkse: o lado intérprete do vocal do Katatonia
Katatonia: novo álbum financiado pelos fãs
Katatonia: vocalista anuncia novo projeto
Welcome to Inferno: mais uma noite de Metal na capital do Amapá
Opeth: juntamente com Katatonia em tour por América do Norte
Katatonia: entrevista com Jonas Renkse e vídeos de show
Katatonia: Mantendo o alto padrão de sua discografia
Katatonia: nova música disponível para audição
Katatonia: divulgada a capa de "Dead End Kings"
Katatonia: revelado titulo do novo disco da banda
Katatonia: atualizações sobre novo álbum no Facebook
Katatonia: banda entrará em estúdio na segunda, 30/01

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas