Resenha - Boy - U2

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Boy - U2

Por Carlos Henrique

  | Comentários:

É comum no rock/heavy metal o disco de estreia ser considerado o melhor ou mais importante das principais bandas; a maioria delas até supera o disco inicial tanto em vendas como em qualidade nos álbuns seguintes, mas o debut tem sempre aquele charme diferente. É o caso do U2. A banda se tornou gigante em meados dos anos 80 com álbuns como War e The Joshua Tree, e hoje, assim como KISS, AC/DC e outros, já é uma verdadeira instituição musical, é algo muito maior que uma banda de rock.Seus shows são como verdadeiros espetáculos milimetricamente montados, estudados e o faturamento é monstruoso. Mas o que nos interessa aqui é a estreia em disco dos caras.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A capa do álbum, em preto & branco, que traz um garoto numa foto "inocente", traduz quase um sentido conceitual para o disco com um tema comum entre as canções: o fim da adolescência, dúvidas, frustrações e etc, além de problemas particulares do vocalista BONO. Tudo aquilo que nós todos passamos em algum momento da vida o U2 traduziu para música em seu primeiro álbum.

Musicalmente, soa mais "livre", mais despojado, o que é natural, do que os discos que se seguiram a esse lançamento. O baterista LARRY MULLEN tem um performance incrível em quase todas as canções (destaque para "Stories for Boys"), enquanto THE EDGE soltou riffs faiscantes, e tipicamente oitentistas, em sons como "Twilight" (que tem também um solo incrível), "The Electric Co.", "Another Time, Another Place" e "I Will Follow"; e o baixista ADAM CLAYTON marca presença com eficientes linhas como na dobradinha "An Cat Dubh" e "Into the Heart"?.

Ainda sobre THE EDGE, é legal mencionar que desde esse primeiro disco o guitarrista já conseguiu impor o seu estilo de tocar, sendo assim a maior marca registrada do som característico da banda. Algumas canções do U2 lançadas anos depois são as mais conhecidas da banda (vide "With or Without You" e etc) e muitas pessoas não conhecem a fundo as canções de "Boy", mas ao ouvirem os primeiros acordes da maioria delas, conseguiriam 'matar' que se trata do U2 logo de cara por essa característica de timbre e estilo de tocar do guitarrista.

Sobre a influência que esse estilo do THE EDGE (e o U2) teve sobre vários músicos nos anos 80/90 (músicos de MARILLION e DREAM THEATER, entre outros inúmeros, já admitiram isso), deixo uma declaração de ALEX LIFESON, guitarrista do RUSH, veiculada na edição especial da revista Roadie Crew, intitulada Classic Series, quando o guitarrista fala sobre as influências que teve na hora de compor para o álbum "Moving Pictures" (1981), de sua banda:
"Usar efeitos e fazer o meu som soar mais processado me possibilitou explorar mais espaço dentro da canção e também criar diferentes texturas. THE EDGE e ANDY SUMMERS estavam entre meus guitarristas favoritos naquela época, então isso me influenciou bastante"

1. ¨I Will Follow¨ 3:36
2. ¨Twilight¨ 4:22
3. ¨An Cat Dubh¨ 4:47
4. ¨Into the Heart¨ 3:28
5. ¨Out of Control¨ 4:13
6. ¨Stories for Boys¨ 3:02
7. ¨The Ocean¨ 1:34
8. ¨A Day Without Me¨ 3:14
9. ¨Another Time, Another Place¨ 4:34
10. ¨The Electric Co.¨ 4:48
11. ¨Shadows and Tall Trees¨ 4:36

Carlos Henrique
[email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Boy - U2

Tradução - Boy - U2


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "U2"

Sepultura: Influenciado por U2, Beneath The Remains faz 25 anos
U2 Zen Garden em São Paulo: informações sobre ingressos
U2 Zen Garden: banda se apresenta no Brasil em Abril
U2: veja carta de executivo rejeitando a banda em 1979
Oscar 2014: Assista o U2 tocando "Ordinary Love"
U2: indição ao Oscar atrasou lançamento do novo álbum
U2: assista vídeo com versão completa de "Invisible"
U2: o vocalista Bono teme a invisibilidade?
U2: estreando nova faixa no Superbowl para combater AIDS
U2: download gratuito da faixa "Invisible" neste domingo
Oscar: U2 e membros do Arcade Fire e 30 Seconds To Mars indicados
U2: banda anuncia lançamento de novo single
U2: banda recebe Globo de Ouro por "Ordinary Love"
U2: banda faz primeiro show em três anos
U2: Bono lamenta a morte de Mandela

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Carlos Henrique

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas