Resenha - Vivendo E Não Aprendendo - Ira

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Vivendo E Não Aprendendo - Ira


  | Comentários:

Juntamente com "Cabeça Dinossauro" dos TITÃS, "Dois" da LEGIÃO URBANA e "O Maior Abandonado" do BARÃO VERMELHO; "Vivendo e Não Aprendendo" da banda "IRA!", pode ser classificado como um dos maiores clássicos do rock nacional. De fato o álbum culmina toda a criatividade e talento de Edgard Scandurra, Nasi, André Jung e Ricardo Gaspa.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O ano de 1986 ficou conhecido na política como o ano do fracassado "Plano Cruzado", os gastos do governo foram descontrolados e a população até hoje sofre com as perdas financeiras do período. Além disso, o Brasil que ainda engatinhava para sair da repressão da ditadura militar, possuía uma forte censura na música. Discos polêmicos como o tratado aqui, deram voz a toda à população insatisfeita.

Imagem
Assim como os TITÃS e ULTRAJE A RIGOR, a banda de Nasi, começou no subúrbio de São Paulo, e fizeram contrato com a WEA. É o terceiro disco da banda, que foi o primeiro a atingir o status de disco de ouro. Fontes acreditam que a vendagem do disco tenha sido de 150 a 250 mil cópias. A maior lenda do disco, é o seu lançamento. Acredita-se que 40 mil pessoas estavam presentes no show na Praça do Relógio e já foi citado com um dos cem melhores shows do Brasil pela revista "Bizz".
A banda que hoje sucumbiu às brigas e problemas internos sempre será lembrada por faixas como "Envelheço Na Cidade", "Flores Em Você" (que foi trilha sonora da novela "O Outro"), "Dias De Luta" e as polêmicas faixas "Pobre Paulista" e "Gritos Na Multidão".

"Envelheço na Cidade" despensa comentários, é um patrimônio da música nacional, uma letra muito madura pra uma banda jovem (na época). "Casa de Papel", no melhor estilo punk mantém o estilo rock de underground da banda. "Dias de Luta" é uma das músicas inteligentes dos anos 80, muito bem trabalhada pelo estupendo guitarrista Edgard Scandurra.

A levada de bateria de "Tanto Quanto Eu" é punk com uma pitada de country, uma mistura genial. "Vitrine Viva" segue numa linha de baixo muito interessante que conduz a música de forma concisa, possui uma letra muito boa. "Flores Em Você" é muito linda, cordas como base da música, a poesia entoada na voz de Nasi é bem destacada. "Quinze Anos" é de característica juvenil que a banda tinha na época, porém uma juventude muito inteligente, vale à pena refletir sobre essa letra. "Nas Ruas" lembra OS INOCENTES, e tem espírito rebelde do melhor do punk nacional."Gritos Na Multidão" e "Pobre Paulista" são músicas de tirar o chapéu, sua letra de crítica social é o que o rock nacional deveria ter mantido até os dias de hoje, pois música é arte e arte é crítica.

Imagem

A banda causou polêmica principalmente por dois episódios . Primeiro, o grupo se recusou a tocar no programa do grande Chacrinha, pois não queriam se apresentar com gorros de Papai Noel. E em 1988, após a apresentação no Hollywood Rock, EDGARD SCANDURRA enfurecido com a produção do evento, destruiu sua guitarra em frente ao público; e não satisfeitos os integrantes da banda acabaram com o camarim do festival.
Confira esse grande disco da nossa música. Um épico que ficará marcado na história do rock crítico e irreverente do Brasil. E as gerações futuras que lamentem o fim dessa banda formada por músicos competentes, principalmente falando de Edgard Scandurra, um ícone.

Faixas:
1. "Envelheço na Cidade"
2. "Casa de Papel"
3. "Dias de Luta"
4. "Tanto Quanto Eu"
5. "Vitrine Viva!
6. "Flores em Você"
7. "Quinze Anos (Vivendo e Não Aprendendo)"
8. "Nas Ruas"
9. "Gritos na Multidão"
10. "Pobre Paulista"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Ira!"

Ira!: Nasi e Scandurra consideram gravar novo álbum
Ira!: Edgard Scandurra comenta a polêmica "Pobre Paulista"
Ira!: banda quer tocar músicas novas na turnê
Ira!: veja entrevista com Nasi e Scandurra no TV Folha
Edgard Scandurra: ouça entrevista no programa de Luiz Thunderbird
Ira!: banda começará turnê na Virada Cultural de SP
Ira!: João Gordo, do Ratos de Porão, comemora o retorno
Ira!: Nasi revela detalhes sobre o retorno da banda
IRA!: turnê de reunião já tem 200 shows marcados
Ira!: ouça apresentação da banda em arquivos da Brasil 2000
Baratos Afins: loja/selo comemora 35 anos com vários shows
Ira!: "Clandestino" é um dos melhores álbuns do rock brasileiro
Ira!: Para aqueles que estão atrás de um rock nacional cru
Ira!: apenas Nasi e Edgard Scandurra na "volta" da banda
Ira!: Nasi fala sobre show com Scandurra

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Lucas Troglio

Estudante de Caxias Do Sul (RS), apaixonado por música desde sempre. Aprecia Blues, Rock Progressivo, Hard Rock, Rock Psicodélico, Punk Rock, Funk (verdadeiro), Jazz e outras fontes de música boa. Incrivelmente eclético, crítico e teimoso, defende a música nacional boa e o rock com qualidade artística.

Mais matérias de Lucas Troglio no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas