Resenha - Brasil - Ratos de Porão

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Brasil - Ratos de Porão

Postado por Christiano K.O.D.A. | Fonte: Som Extremo

  | Comentários:

Ao me preparar para dormir, decidi reviver toda a emoção de escutar o primeiro CD que comprei na vida: “Brasil”. Só que dessa vez, escolhi o relançamento da Voice Music, que colocou o material no mercado em formato digipack, com três bônus e um encarte reformulado, com várias fotos da época.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Não é à toa que o disco é tido por uma enorme parte dos fãs como favorito (e estou inserido nessa fatia) da discografia da RDP: tudo nele é perfeito, desde letras (muito atuais ainda), produção, arranjos, performances, ilustração da capa, enfim, tudo mesmo.

Quem consegue se segurar ouvindo clássicos absolutos como “Beber até Morrer”, “AIDS, Pop, Repressão”, “Crianças Sem Futuro”, “Vida Animal”, “Herança” e vários outros? A injustiça, aliás, é toda a lista não ser chamada de clássica, mas enfim...

Talvez nunca tenha se visto um João Gordo (vocal) tão afiado, um Spaghetti (bateria) tão veloz, o Jão (guitarra) tão irado e um Jabá (baixo) tão empenhado.

Talvez alguns não saibam, mas a banda gravou, na época, duas versões do álbum: uma em português e outra em inglês (assim como fez com “Cada Dia Mais Sujo e Agressivo” e “Anarkophobia”). As faixas bônus, portanto, foram tiradas da versão “gringa”: “Bloody Pig”, “Animal Life” e “Military Machine”.

O lance é que é impossível explicar o quão bom é esse trabalho. Peço licença para mencionar um fato pessoal e realmente inesquecível e histórico: em 2007, a RDP tocou no festival Araraquara Rock, ocorrido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo e, surpreendendo (mesmo) todos, após tocar alguns clássicos da carreira, Gordo vai o microfone e anuncia: “Nós nunca fizemos isso na vida. Será a primeira vez. Vamos tocar ‘Brasil’ na íntegra”. Pra quê? Entrei em transe e só me lembro de, após a apresentação, ter voltado para a casa sem pescoço e completamente rouco. Era uma prévia e tanto do que seria a comemoração dos vinte anos desse marco.
Pra falar de boca cheia: uma das maiores, se não a maior OBRA-PRIMA do Hardcore/Crossover nacional! Nota 10 com extremo louvor!

Ratos de Porão – Brasil
Eldorado/Voice Music – 1989/2012 (relançamento) - Brasil

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Brasil - Ratos de Porão

Ratos de Porão: Um dos clássicos da música pesada nacional


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Ratos De Porao"

Ratos De Porão: banda se apresenta em São José Dos Campos
Ratos de Porão: ouça a nova faixa "Viciado Digital"
Ratos de Porão: Gordo apresenta o seu boneco oficial
Ratos de Porão: Pecúlio relança Carniceria Tropical
Ratos de Porão: show do "Crucificados" foi gravado para virar DVD
Ratos de Porão: três bandas e quatro horas de show no Cine Jóia
Ratos de Porão: ouça entrevista com João Gordo
Ratos de Porão: ouça nova música da banda
Ratos de Porão: veja vídeo teaser de "Século Sinistro"
Ratos de Porão: Gordo fala sobre o "Crucificados Pelo Sistema"
Old Skull: A cena Crossover - Speak English or Die!
Periferia S/A: ouça apresentação na Brasil 2000
Ratos de Porão: Tocando até jazz em Fortaleza
Ratos de Porão: Blog dos Feras conversa com Juninho
Press Pass Rocks: entrevista com Jão do Ratos neste domingo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas