Kee Marcello: Nos mostrando o que o Europe perdeu
Resenha - Redux: Europe - Kee Marcello
Por Breno Rubim
Postado em 28 de julho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após ter ficado em um certo "anonimato" após sua saída do Europe, no início dos anos 90, tendo gravado dois álbuns com eles - "Out Of This World" (1988) e "Prisoners In Paradse" (1991) - o ex-Europe Kee Marcello retorna com um trabalho com regravações de clássicos do Europe, e mais algumas músicas inéditas de sua carreira solo.
De cara, o que percebemos ao ouvir a bolacha é a características energética das músicas, com os riffs clássicos que marcaram a passagem de Kee pela banda sueca. Muitos riffs do álbum "Out Of This World" (que tinha um baita teclado dando uma ambientação/atmosfera), são apresentados de uma forma mais crua - portanto, mais moderna e condizente com o cenário atual do hard rock.
Além disso, uma certa surpresa nas músicas é o vocal (que foi gravado pelo próprio Kee - que gravou também alguns teclados). O vocal, embora não procure inovar musicalmente nos clássicos outrora gravados por Joey Tempest, é bem diferente do dele: enquanto Joey cantava de forma mais melódica e limpa, Kee coloca nervosismo e agressividade em vocais rasgados. Isso faz com que estejamos ouvindo músicas que, apesar de já consagradas (algumas até mesmo "manjadas" para fãs de Europe), são ventiladas sob um ângulo inovador.
Alguns fãs "xiitas" de Europe poderão torcer o nariz para esse vocal de Kee. De fato, em nem todas as faixas seu vocal se encaixou bem (em "The Final Countdown", por exemplo, ficou devendo), mas, na maioria das faixas, o resultado é satisfatório, nem tanto pela qualidade em si, mas pelo caráter inovador de que já falei.
Hanna Marcello - a julgar pelo mesmo sobrenome, deve ser filha ou esposa do músico - assume os vocais em "Mind In The Gutter", de "Prisoners In Paradise". Mais uma bola-fora do disco: sem preconceitos, mas um vocal feminino não se encaixou bem numa música cuja proposta é a agressividade (marca registrada desse trabalho de 1991), ficando muito aquém da versão de estúdio.
Kee não se restringe a reler músicas que gravou com o Europe. O álbum também traz músicas gravadas por John Norum, como "The Final Countdown", "Rock The Night" e "Carrie", e, também, faixas da carreira solo de Kee, como a excelente "We Go Rocking", com riff matador e refrão pegajoso.
Para quem não sabe, apesar de John Norum ter gravado o álbum "The Final Countdown" (1986), ele saiu da banda logo após as gravações, alegando diferenças musicais, não estando satisfeito com o lado mais comercial que a banda havia tomado. Kee Marcello, ao ingressar no line-up e lançar "Out Of This World", dois anos depois, deu continuidade à proposta comercial, mas ainda assim o álbum é repleto de clássicos e de criatividade. Dada a ausência de John Norum, os videoclipes de "The Final Countdown" e "Carrie" já trazem Kee Marcello tocando. Talvez por esse motivo ele tenha gravado essas faixas nesse trabalho...
Penso que o ponto mais forte de "Redux: Europe" é a técnica de solos de Kee. Ao contrário de John Norum, que tem apresentado no Europe solos cada vez mais repetitivos, sem criatividade, Kee Marcello sempre mostrou uma técnica apuradíssima em seus solos. E não se diga que ele meramente repete o que solou nos tempos de Europe: aqui e acolá ele improvisa, sempre de modo certeiro. Ademais, nas faixas solo inéditas (cujos solos são, naturalmente, inéditos), a técnica continua apuradíssima.
E em se tratando de riffs e melodia, novamente Kee detona o atual Europe: a título de exemplo, o riff e o refrão da inédita "We Go Rocking" empolgam mais do que todos os riffs e refrões presentes em "Bag Of Bones", mais recente álbum do Europe.
"Redux: Europe" é um álbum de músicas velhas, mas que soa novíssimo. Para os fãs do Europe da fase Kee Marcello, é audição mais do que obrigatória.
KEE MARCELLO - REDUX: EUROPE
01. Redux: Europe – 3:25
02. Superstitious – 4:37
03. Seventh Sign – 4:30
04. Let The Good Times Rock – 4:06
05. Girl From Lebanon – 5:19
06. The Final Countdown – 5:00
07. We Go Rocking (Slight Return) – 4:01
08. Carrie – 4:32
09. Hammers Heart – 3:36
10. Bumble Kee – 1:45
11. Here Comes The Night – 4:28
12. Halfway To Heaven – 3:52
13. More Than Meets The Eye – 3:23
14. Mind In The Gutter (featuring Hanna Marcello) – 4:47
15. Open Your Heart – 4:07
16. Rock the Night – 4:18
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR


