Resenha - Iron Maiden - Iron Maiden

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Iron Maiden - Iron Maiden


  | Comentários:

Se você fosse fazer uma lista dos melhores álbuns de estréia, algo como um “Top 10”, quais discos você colocaria? “Black Sabbath”? “Appetite For Destruction”? “Kill `Em All”? Verdade é que, com exceção de dois ou três nomes, as listas não mudam muito. Afinal, mesmo de forma subconsciente, os critérios são mais ou menos os mesmos: histórico posterior das bandas, criatividade, inovação, representatividade, energia.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em 1980, o IRON MAIDEN já tinha uma certa bagagem. Assim como os BEATLES pegaram experiência, vinte anos antes, tocando até a exaustão nos puteiros de Hamburgo, a banda inglesa já estava em atividade desde 1975 e, apesar de várias mudanças em sua formação (já ouviu falar em TONY MOORE nos teclados e TERRY WAPRAM na guitarra?), contavam com um fundador determinado, quase obstinado chamado STEVE HARRIS.

Assim, em 14 de abril daquele ano foi lançado na Inglaterra o debut da banda que, além de HARRIS, contava com DAVE MURRAY e DENNIS STRATTON (em seu único registro pela banda) nas guitarras, CLIVE BURR na bateria e PAUL DI'ANNO no vocal. “Iron Maiden” inauguraria uma nova fase do metal, capturando as guitarras duplas de WISHONE ASH e THIN LIZZY, a energia do JUDAS PRIEST e a sujeira punk dos BUZZCOCKS, resultando em uma explosão sonora que marcou, em definitivo, a história da NWOBHM.

“Prowler” aparece aqui em uma versão muito mais madura que a apresentada anteriormente em “The Soundhouse Tapes”: guitarras bem trabalhadas, costurando as terças com enorme precisão. “Remember Tomorrow” nos remete aos melhores registros do THIN LIZZY, com uma puta harmonia de fundo e com DI'ANNO provando que era muito mais que um cantor “tosqueira” - como muitos fãs radicais de DICKINSON o apontam.

Se “Running Free” é um manifesto punk, com a famosa letra (não autobiográfica, segundo consta) sobre uma suposta noite na cadeia e do espírito skinhead de PAUL, “Phantom Of The Opera” (com uma das melhores introduções da história do metal!!) e "Charlotte the Harlot" mostram toda a capacidade de síntese da banda - que permanece até hoje em suas composições: utilizar-se de vários elementos - sobretudo riffs e solos - sem cansar o ouvinte.

Agora, vale um parágrafo a parte para tratar de um mega clássico: “Iron Maiden” - a faixa – é mais do que a cereja do bolo - é o cartão de visita da banda. Repleta de pequenas variações e emoldurada por um baixo de alta intensidade – tudo isso tocado em pouco mais de três minutos - fez um “estrago” no mundo do metal comparado ao impacto do riff de “Whole Lotta Love” para o hard de doze anos antes.

“Iron Maiden” é o melhor disco do IRON? Não. Mas certamente é um dos melhores registros de estréia da história do rock n´roll.

Track list:

1. "Prowler"
2. "Remember Tomorrow"
3. "Running Free"
4. "Phantom of the Opera"
5. "Transylvania"
6. "Strange World"
7. "Charlotte the Harlot"
8. "Iron Maiden"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Iron Maiden - Iron Maiden

Iron Maiden: já começava a definir seu estilo e personalidade
Iron Maiden: A estreia perfeita e fundamental em 1980
Tradução - Iron Maiden - Iron Maiden


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "New Wave Of British Heavy Metal"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas