WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Clockwork Angels - Rush

Vamos falar sobre o novo disco do Rush, "Clockwork Angels", que acaba de ser lançado mundialmente. Duas músicas já são bem conhecidas do público e foram tocadas exaustivamente na turnê "Time Machine", que passou pelo Brasil em outubro de 2010. As demais foram gravadas no final do ano passado e estão vendo a luz do dia agora. É o primeiro álbum de inéditas desde "Snakes & Arrows", de 2007.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A banda utilizou um estúdio em Toronto, no Canadá, para gravar as outras dez faixas. O trio canadense manteve o mesmo produtor do disco anterior, "Snakes & Arrows", o americano Nick Raskulinecz (também produziu Foo Fighters). Lembrando que as duas primeiras canções do álbum foram gravadas em Nashville, nos EUA, no começo de 2010.

As letras estão a cargo, mais uma vez, do melhor baterista do mundo, o fantástico Neil Peart. Em uma matéria disponibilizada pela nova gravadora da banda, Roadrunner, e traduzida por um site de fã-clube brasileiro (veja aqui), o próprio Peart descreve a temática das letras, ao redor de "um mundo fictício" e ele cita diversas influências de livros e autores (veja as letras traduzidas aqui). Peart é daquelas pessoas intelectuais, hiper-ativas e extremamente inteligentes, deve devorar livros e usa estas referências ao escrever suas letras. A capa do álbum mostra um relógio registrando o horário 9:12 - segundo a Wikipedia, uma referência ao grande clássico da banda, "2112". A arte da capa foi feita por Hugh Syme, que vem fazendo as capas dos discos da banda desde o álbum "Caress Of Steel". Outros trabalhos de Hugh incluem bandas como o Whitesnake, Dream Theater e Iron Maiden.

O disco começa com as duas conhecidas, tocadas em todos os shows da turnê de 2010. Boas canções, a primeira com um bom riff e uma quebradinha de ritmo no refrão e a segunda com mais pegada e peso (reparem que a banda gravou uma nova introdução para esta versão de "BU2B"). A faixa-título vem a seguir, é a mais longa do álbum, e traz uma composição forte, alternando levadas calmas e mais aceleradas, com um refrão cativante - uma das melhores do álbum! "The Anarchist" parece ter saído do começo dos anos 80 e trazida à modernidade, aquelas típicas levadas dos grandes discos da banda, tipo "Moving Pictures" ou "Permanent Waves". O baixo de Geddy Lee conduz com maestria o andamento da canção - é outra de grande destaque no disco.

Em "Carnies", Alex Lifeson nos traz um riff com forte influência de heavy metal, comunidade que sempre foi muito influenciada pelo Rush. "Halo Effect" é uma lentinha linda, com andamento que me lembra outra grande canção da banda, "Resist". "Seven Cities Of Gold" abre com o grande baixo de Geddy Lee e a seguir nos traz um riff matador, excelente, nos mostrando que a banda está afiadíssima e inspirada nas composições - outro grande destaque do disco. "The Wreckers" é uma canção típica dos últimos álbuns do Rush, com andamento moderado, sons mais modernos, muito teclado. A melodia e o refrão dela acabam te ganhando...

"Headlong Flight" é o single mais recente do disco, foi lançado em abril deste ano (um vídeo foi feito para esta canção, confira abaixo). Ela compete com a faixa-título como a melhor canção do álbum. O baixo de Lee, que introduz a canção, conduz e traz um ritmo forte, que é rapidamente acompanhado pela guitarra de Lifeson e a bateria de Peart. O riff inicial se repete no refrão e a canção ganha muita força - grande música!! "BU2B2" é uma curtinha rápida, apenas completa a sequência da história. "Wish Them Well" é outra moderninha que ganha valor com sua bela melodia e um refrão forte. O álbum fecha com a lindíssima "The Garden", que dá o clima perfeito de desfecho da história. Um encerramento com chave de ouro!!

Enfim, "Clockwork Angels" é um disco de extrema qualidade, com grandes melodias e performances, que você vai gostando cada vez mais, conforme vai escutando e percebendo todas as nuances que ele nos traz. Um trabalho que lembra os grandes discos da banda (o último trabalho do Rush que me empolgou desta forma foi "Counterparts") - se este novo trabalho é superior aos anteriores, só o tempo dirá! O disco estreou na segunda posição na parada americana e no topo da parada canadense. Uma bela estreia!!

Relação das músicas do disco:
1 - "Caravan"
2 - "BU2B"
3 - "Clockwork Angels"
4 - "The Anarchist"
5 - "Carnies"
6 - "Halo Effect"
7 - "Seven Cities Of Gold"
8 - "The Wreckers"
9 - "Headlong Flight"
10 - "BU2B2"
11 - "Wish Them Well"
12 - "The Garden"

Alguns vídeos:
"Headlong Flight" (single mais recente do disco):

"Clockwork Angels", a faixa-título:

"The Garden", canção que fecha o álbum:

Confira esta e outras resenhas no blog
Ripando a História do Rock
http://ripandohistoriarock.blogspot.com.br

Outras resenhas de Resenha - Clockwork Angels - Rush

Rush: Um daqueles discos que não há como deixar passar
Rush: Ainda o mesmo de sempre, mas não com tanta força
Rush: "Clockwork Angels" é sobretudo um álbum "rockeiro"
Rush: em seu porto seguro que é o Hard Rock
Rush: algo belíssimo e de extremo valor lírico e literário

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Rush

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Gastão Moreira - a coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal
A música "Wasting Love", do Iron Maiden, é um Plágio?Marc Ferr?
A música "Wasting Love", do Iron Maiden, é um Plágio?
Você sabe que está ouvindo rock progressivo demais quando...Humor
Você está ouvindo rock progressivo demais quando...