O final dos anos 70 assistiu à um momento insólito na música mundial. A explosão do punk rock convivia com o auge das discotecas; o blues e o rock clássico pareciam cada vez mais distantes das gravações daquela época. A música passava por um momento de renovação e, mesmo bandas clássicas como STONES e LED ZEPPELIN lançavam discos fora das características com as quais haviam se consagrado.
Nota: 10 









O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

O álbum abre com um dos maiores standards da carreira de Clapton – “Cocaine” foi ouvida por ele aproximadamente um ano antes da gravação do disco em um show de J.J.CALE (do qual ele já havia gravado em “After midnight” alguns anos antes). A faixa, centrada no conhecidíssimo riff em power chords executados por ligados, representou a continuidade da popularidade de Clapton adquirida durante a turnê do álbum anterior, retomando sua imagem como guitar hero adquirida no final da década anterior. A faixa possui ainda um criativo solo de guitarras sobrepostas, alternando pentas maiores e menores, onde Clapton parece promover um encontro entre EDDIE BOYD e FREDDIE KING .
“Wonderful tonight,” feita em homenagem à Patty Boyd é uma balada “fadada” ao sucesso: poucos acordes, letra romântica e um dos riffs “slowhand” mais bacanas desde sempre (que curiosamente foi dado ao guitarrista por ninguém menos que George Harrison, ex-marido de Patty). “Lay down Sally” e “Next time you see her” não deixam dúvidas a respeito da influência marcante- para além do blues- do western swing e da folk music na linguagem “guitarrística” do inglês de Ripley. Destaco ainda o primeiro blues que minha memória mais remota consegue alcançar: “Mean old frisco”, um clássico de “BIG BOY” CRUDUPP onde Clapton arrebenta no uso do bootleneck dobrando o canto por praticamente toda a música.
Apesar de manter uma certa constância em gravações bem legais até hoje, seja com tributos ao blues (“ From the cradle”), parcerias (“Road to Escondido”, “Riding with the king") ou homenagens irrepreensíveis (“Me and Mr. Johnson”),“Slowhand”, é a melhor representação da carreira solo de Clapton daquilo que ele tem de único: diversidade musical, interpretação e feeling. Nota 10!
Track List:
1. "Cocaine"
2. "Wonderful Tonight"
3. "Lay Down Sally"
4. "Next Time You See Her"
5. "We're All the Way"
6. "The Core"
7. "May You Never"
8. "Mean Old Frisco"
9. "Peaches and Diesel"
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Eric Clapton
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas.
Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.