Resenha - Relayer - Yes

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Relayer - Yes

Por Guilherme Costa

  | Comentários:

Uma das maiores referências do rock progressivo britânico, a banda YES teve seu ápice no início dos anos 70, com os clássicos “Fragile” e “Close To The Edge”. Porém, em 1973, com o lançamento de “Tales From Topographic Oceans”, uma das mais aclamadas formações do YES teve seu fim com a saída do tecladista RICK WAKEMAN, e o acúmulo de críticas negativas levou muita gente a acreditar que o YES tinha saído de vez do topo.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Mas a contratação do tecladista egípcio naturalizado inglês Patrick Moraz veio provar para todos que a má recepção da crítica ao disco de 1973, foi apenas um mau momento, e que a banda estava pronta para se renovar. E o resultado disso foi o álbum “Relayer” de 1974.

Obtendo grande sucesso comercial, as críticas, porém, foram diversificadas. Enquanto alguns acusavam a banda de falta de criatividade, outros diziam, porém, que se tratava do melhor disco da banda até então, sendo considerado até hoje como um álbum subestimado. Mas o fato é que “Relayer” evidencia um dos momentos de maior inspiração da banda, que tem mais de 40 anos de estrada e continua sempre se inovando.

Embora o disco se mantenha no formato do imponente “Close To The Edge” (apenas três músicas, sendo a primeira um longo épico), a sonoridade é completamente diferente daquela que o grupo explorou em 1972. Com uma abordagem mais dramática, exploração maior do excelente guitarrista Steve Howe, e a abordagem de temas diferentes sob o inconfundível vocal de Jon Anderson, a banda justifica porque é uma das maiores bandas de rock progressivo, iniciando o trabalho com a música “The Gates Of Delirium”, que se destaca por sua complexidade sonora, que se percebe também na faixa seguinte, “Sound Chaser”, que, por sua vez, apresenta um rico trabalho técnico, mostrando o melhor de cada um dos integrantes.

Realizando um magnífico desfecho com a bela “To Be Over”, a banda liderada por Jon Anderson prova que ainda pode derramar lágrimas dos mais saudosos órfãos das formações de 1972/1973, e que não necessita manter a mesma sonoridade para fazer discos belíssimos que agradam diferentes públicos de diferentes idades. Sendo assim, “Relayer” não é apenas uma marca de capacidade de renovação da banda, mas também uma de suas obras-primas, mostrando porque muita gente guarda essa banda no coração.

Faixas :
1. The Gates Of Delirium (21:50)
2. Sound Chaser (9:26)
3. To Be Over (9:05)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Yes"

Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Tecladistas: os fatos que ligaram Wakeman, Moraz, Emerson e Fritz
Yes: banda já está gravando novo álbum
Kiss: banda ganha na votação do público para o RNR Hall Of Fame
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas
Progressive Nation at Sea: festival de Metal em um navio
Steve Howe: lançando o quinto álbum do projeto "Homebrew"
Progressivo: análises exemplificando a guitarra progressiva
Asia e Yes: Roger Dean processa James Cameron por Avatar
Angra: Kiko Loureiro é convidado do Yes para evento em Las Vegas
Yes no Rio de Janeiro: viver do passado não é pecado
Yes: uma dádiva musical fabulosa no Rio de Janeiro
Yes: encontro de gerações de fãs de progressivo no Rio
Yes: como foi a apresentação da banda em Curitiba
Yes: vídeo de "Siberian Khatru" no Rio de Janeiro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Guilherme Costa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas