Resenha - Under A Funeral Moon - Darkthrone

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Under A Funeral Moon - Darkthrone


  | Comentários:

“100% Black Metal” foi a definição do polêmico Fenriz (um dos membros fundadores do DARKTHRONE) para “Under A Funeral Moon”. Ele exagerou? Definitivamente, minha resposta é não! Pensando na influência alcançada pelo álbum, essa definição faz muito sentido. E digo mais: “Under A Funeral Moon” não é apenas totalmente Black Metal, mas também é, sem dúvida alguma, um dos álbuns mais importantes do estilo.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Lançado no dia 24 de junho de 1993, o sucessor de “A Blaze In The Northern Sky” é o terceiro álbum do DARKTHRONE. Além de ser o segundo disco a apresentar – digamos assim – um DARKTHRONE Black Metal, “Under...” é o primeiro em que uma letra escrita em língua materna é usada (Inn I De Dype Skogens Favn).

Ao olhar para sua capa, fica a sensação de que Nocturno Culto está nos fazendo um convite. Somos convidados a adentrar o universo frio, sombrio, sujo e hipnotizante, cuja atmosfera levou a banda a figurar entre os mestres do Metal Negro Norueguês.

O gatilho de “Under A Funeral Moon” é disparado com a memorável faixa "Natassja in Eternal Sleep". Os vocais ásperos de Nocturno Culto soam fortes, acompanhados pelos Riffs simples de guitarra e as enérgicas pancadas sobre a bateria. A terceira faixa, "The Dance of Eternal Shadows", é uma máquina de guerra e só poderia ser sucedida por "Unholy Black Metal" – outro clássico.

Ainda mal recuperamos o fôlego quando "To Walk the Infernal Fields" começa a corroer nossos ouvidos e, consequentemente, nossa mente. Nada melhor do que usar os dois últimos versos da letra para descrever esta faixa: with my art I am the fist / In the Face of God (com minha arte, eu sou o punho / na face de deus). Poderia falar de todas as músicas, mas acredito que as mencionadas dão conta do recado.

No que diz respeito à gravação, o disco é tosco. Contudo, isso não diminui sua qualidade. Pelo contrário, essa sonoridade confere extrema agressividade às oito faixas que compõe a obra. E, por incrível que pareça, todos os instrumentos são audíveis. Portanto, o DARKTHRONE acerta em cheio nesse quesito.

Muitos torcem o nariz para a atual fase “Punk” do DARKTHRONE. Até entendo a insatisfação, embora eu aprecie e reconheça o valor dos últimos trabalhos produzidos pelos caras. No entanto, devemos ter em mente que uma banda que é capaz de criar algo como “Under A Funeral Moon” na época em que foi criado é, no mínimo, digna de respeito por parte daqueles que se dizem verdadeiros apreciadores de Black Metal.

Under A Funeral Moon – Darkthrone
(Black Metal Attack Records – nacional)

Formação:
Nocturno Culto – Voz e Baixo
Fenriz - Bateria e Letras
Zephyrous – Guitarra

Track List:
1."Natassja in Eternal Sleep"
2. "Summer of the Diabolical Holocaust"
3. "The Dance of Eternal Shadows"
4. "Unholy Black Metal"
5. "To Walk the Infernal Fields"
6. "Under a Funeral Moon"
7. "Inn I de Dype Skogers Favn"
8. "Crossing the Triangle of Flames"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Darkthrone"

African Metal: lista inusitada para melhores discos de 2013
About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013
Nicolas Cage: ator curte Darkthrone e Satyricon - vide vídeo
Darkthrone: lançado o video para "Lesse Man"
DarkThrone: Nocturno Culto em filme sobre viking e zumbi
Darkthrone: liberada nova música, "Leave No Cross Unturned"
Darkthrone: data e título de novo álbum do grupo
Darkthrone: novo álbum em fevereiro de 2013?
Darkthrone: Em 1991, uma jornada aos confins da Alma
Darkthrone: vídeo ao vivo em Oslo, 1996
Darkthrone: De fato uma banda 100% Black Metal
Darkthrone: banda lançará álbum de demos em fevereiro
Darkthrone, Burzum, Mayhem: a estética Black Metal
Darkthrone: rejeitando o Black Metal de outrora
Lucifer Rising: nova edição traz exclusiva com Darkthrone

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bruno Mariano

Nascido no fim da década de oitenta, o paulistano Bruno Mariano é graduado em Letras e aficionado por Rock desde a adolescência, momento em que descobriu, ao escutar Ramones e AC/DC – bandas tão diferentes uma da outra –, a energia e o poder contestador desse gênero musical que, não por acaso, é apreciado nos quatro cantos do planeta. Daí em diante foi curto o caminho para que tivesse os primeiros contatos com o universo da música pesada e se rendesse à genialidade de vários nomes do Metal, entre os quais se incluem baluartes do Heavy tradicional, Thrash, Death e Black Metal. Influenciado por filósofos como Nietzsche e Camus, Bruno é daqueles que enxergam na arte (música, literatura, cinema, quadrinhos etc.) uma forma de superação do absurdo aparentemente indelével do mundo contemporâneo.

Mais matérias de Bruno Mariano no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas