Resenha - Helvetios - Eluveitie

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Helvetios - Eluveitie


  | Comentários:

Misturar elementos da cultura celta, com melodias folk e um pouco de Death Metal não é fácil. Mas parece que a cada trabalho esta missão se descomplica para os suíços do Eluveitie. Depois do aclamado "Everything Remains (As It Never Was)", a banda consegui já engatar um novo trabalho, "Helvetios", álbum conceitual que fala da guerra gaulesa.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Gravado no Newsound Studios em Pfäffikon e no Soundfarm Studios, em Lucerna, âmbos na Suíça, o álbum contou com participação de Alexander "Sandy" Morton nas partes faladas do álbum, logo ouvido na introdução (também sendo destaque na agressiva faixa "The Uprising"). A faixa título já demonstra uma orquestração diferenciada, incluindo ainda o uso dos já tradicionais instrumentos que a banda adota em seus álbuns. Um refrão forte, trabalho intenso de bateria e Anna Murphy fazendo bons backing vocals.

"Luxtos" é de agradável audição, com certeza uma das melhores do álbum, possui uma atmosfera folk que consegue cativar quem ouve. Toda a sintonia entre os membros da banda sem dúvida contribuiu para grandes arranjos, que chegam a surpreender, tamanha a variação entre eles. "Santonian Shores" é mais cadenciada, logo emendada com "Scorched Earth", que reúne mais uma bela parte falada que unida às melodias folk preparam terreno para a poderosa "Meet The Enemy". A faixa é agressiva, e me surpreendeu ainda mais quando pude conferir Anna soltando um gutural, que mostra que a moça não é brincadeira não!

"Neverland" chega a lembrar algumas melodias de álbuns anteriores, mas não deixa de ser empolgante e bem estruturada. "A Rose For Epona" é talvez a mais bela faixa do álbum, falando sobre tempo em que a guerra gaulesa eclodiu, seria meio que a "Slania's Song" deste álbum.

E se você achava que não poderia haver algo com o mesmo espírito de "Tegernakô" (presente no álbum de estréia da banda, "Spirit"), certamente mudará de conceito ao ouvir "Havoc". A canção é uma das melhores composições da banda em "Helvetios": Merlin Sutter capricha na batera, com velocidade e técnica, agregando-se ainda bons riffs, como também belos arranjos de violino e partes cadenciadas, tornando a experiência de quem ouve ótima e nos transportando a um clima celta incrível. Tommy Vetterli (Coroner, Kreator) sem dúvida conduziu muito bem as gravações, talvez tenha influenciado esta veia mais "pesada" de "Helvetios".

E quando pensei que não poderia surgir algo mais diferenciado nos vocais, ouço "The Siege". Anna e Chrigel fazem um dueto incrível, e a primeira não usa os tradicionais vocais "limpos" de sempre, e sim guturais que complementam esta sapatada na orelha! Ao ouvir o álbum completo, juraria que essa faixa não entraria nos sets ao vivo da banda, mas quem acompanhou os primeiros shows da tour do álbum (e claro, a tour brasileira), pode presenciar o nível de competência na execução da coisa.

Mais um destaque cabe para a faixa "Alesia", que volta a apresentar Anna Murphy em vocais limpos e com guitarras bem entrosadas. Nota-se até umas pitadas de Thrash Metal, prova de que o Eluveitie não se prende a algo específico em sua música, o octeto suíço demonstra que sempre pode trazer algo novo em seus trabalhos.

Eu diria que "Helvetios" é o trabalho mais "metal" da carreira da banda, um lançamento primoroso "de raiz", como só o Eluveitie conseguiria produzir. Alternando entre faixas matadoras e melodias mais tranquilas (se é que podemos usar esta palavra neste contexto), o resultado final foi uma obra conceitual que eleva a banda um degrau acima no cenário do Folk Metal mundial.

Faixas de "Helvetios":

01. Prologue
02. Helvetios
03. Luxtos
04. Home
05. Santonian Shores
06. Scorched Earth
07. Meet The Enemy
08. Neverland
09. A Rose For Epona
10. Havoc
11. The Uprising
12. Hope
13. The Siege
14. Alesia
15. Tullianum
16. Uxellodunon
17. Epilogue

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Helvetios - Eluveitie

Eluveitie: Disco que amantes do Folk Metal apreciarão


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Eluveitie"

Eluveitie: nova música é tocada na despedida de Meri Tadic
Eluveitie: banda anuncia nova violinista, Nicole Ansperger
Eluveitie: disponível música do álbum solo de Anna Murphy
Eluveitie: confirmados rumores sobre novo álbum
Hagbard: vídeo de cover do Eluveitie está online
Eluveitie: galeria de fotos da apresentação no Rio de Janeiro
Eluveitie: resenha e galeria de fotos do show de São Paulo
Eluveitie: patrocinadores disponibilizam a venda de novas cotas
Eluveitie: galeria de fotos da apresentação no Rio de Janeiro
Eluveitie: provável setlist para próximas apresentações no Brasil
Eluveitie: confira entrevista com o novo guitarrista
Eluveitie: primeiro lote de ingressos esgotado para São Paulo
Eluveitie: Anna Murphy passa mal, mas tour pelo Brasil segue
Eluveitie: 1° lote de ingressos quase esgotados para São Paulo
Eluveitie: som incrível e vem conquistando seu espaço

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas