Resenha - Disguised - Rhevan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Disguised - Rhevan


  | Comentários:

Fazer Metal sinfônico é, definitivamente, uma tarefa muito ingrata, especialmente porque o estilo anda em baixa após a evidência que passou entre o início do século e o ano de 2007, já que o suporte necessário em termos de estrutura nunca é pequeno, sem mencionar os preconceitos de ‘especialistas’ (leia-se ‘pentelhos’ chatos) em Metal que andam por aí, pregando e defendendo limites e barreiras à criatividade alheia, como se de fato esses sujeitos soubessem de algo e como se conhecimento de Metal fosse carreira acadêmica. Mas justamente nos momentos de baixa e sob críticas de puristas que surgem as boas bandas, já que aqueles que apenas aproveitam do embalo do momento desaparecem por completo.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
É, Darwin estava certo quando falava que ‘somente o mais apto sobrevive’, especialmente se falarmos da banda RHEVAN, do Mato Grosso do Sul, estado bem fora do eixo RJ/SP/MG, mas que faz um trabalho digno de nota, menção e conferência em seu novo Websingle, ‘Disguised’, que acaba de ser lançado e disponibilizado para download gratuito em seu site (bem como existem outros materiais lá disponíveis), sinal de que a banda anda antenada com as tendências tecnológicas atuais e usa das mesmas para poder se divulgar.

A produção visual do Websingle é algo de primoroso, pois temos capa, contracapa, e encarte com detalhes e letras feitos com esmero e perfeccionismo, enquanto do lado sonoro, temos brilhantismo e peso em doses generosas e bem homogêneas, mesmo nas canções mais orquestradas e na faixa ao vivo. Algo que mostra que, apesar das reclamações de muitos, pode-se fazer algo de qualidade por aqui.

Ao ouvir as faixas do Websingle, vemos uma banda que consegue o peso do Metal com melodias bem estruturadas e cativantes, mas sem cair em virtuosismos excessivos que podem até fazer a cabeça de um ouvinte que é músico, mas que cansam aqueles que querem apenas ouvir música para relaxar.

O Websingle abre com ‘Disguised’, uma música forte, muito bem trabalhada, pesada, com um ótimo trabalho da base rítmica da banda, bem como os teclados (sempre evidentes na música) não são cansativos, mas hipnóticos e bem feitos, com participações de vocais guturais que não estragam a harmonia com os vocais principais e melodiosos de Dani Navarro (que mostra intimidade não só com as vozes melodiosas, mas também com momentos onde mostra-se capaz de usar uma voz mais seca e agressiva, e que não usa o recurso das vozes líricas), sem contar nas bases e solos de guitarra muito bem feitos. ‘Disfarçado’ é a mesma canção, apenas cantada em português, então, aos saudosistas e puritanos que defendem as letras em português (esquecendo que Metal é uma música universal) não têm motivos para reclamações. O versão para ‘Radio Ga Ga’ do QUEEN é muito boa, mais pesada, graças às guitarras mais evidentes, e que ganha muito graças aos ótimos corais, mas nem de longe a original da banda autora é descaracterizada (que a termo de curiosidade, foi bastante perseguida pela imprensa metálica nos anos 80, pois o disco ‘The Works’ tem uma orientação mais Pop). Há ainda uma canção ao vivo, ‘You Said Me’, de seu primeiro Full Lenght, ‘Perpetually’, gravada no Live Metal Media, em Campo Grande (MS, estado natal da banda), que capta bem a energia da banda ao vivo, sem perder a elegância. Fechando, temos ‘Disguised’ e ‘Radio Ga Ga’ em versões orquestrais, apenas com teclados e vocais, deixando bem clara a influência e impacto da Música Clássica no trabalho do quinteto.

Um trabalho recomendado, que deixa os ouvintes preparados para o próximo disco da banda, e que merece uma ouvida carinhosa e esmerada.

Tracklist:
01. Disguised
02. Disfarçado
03. Radio Ga Ga
04. You Said Me (Live)
05. Disguised (Orchestral Version)
06. Radio Ga Ga (Orchestral Version)

Formação:
Dani Navarro – Vocal
Thiago Azevedo – Guitarra e vocais
Gleydson Keyler – Guitarra
Aldo Carmine – Baixo e vocais
Matheus Mattos – Bateria

Contatos:
http://www.rhevan.com
http://metalmedia.com.br/rhevan/index_en.php
http://www.myspace.com/rhevan
[email protected]

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Rhevan"

Rhevan: quando todos os heróis se vão
Rhevan: videoclipe de "When All the Heroes Are Gone"
Rhevan: teaser do novo videoclipe "When All the Heroes Are Gone"
Rhevan: ouça Podcast no Rock Express
Rhevan: basta as pessoas serem menos preconceituosas
Rhevan: confira as músicas do novo álbum
Rhevan - maior representante do Symphonic Gothic Metal nacional
Rhevan: eles não reinventam o estilo, nem têm intenção
Rhevan: Gothic/Simphonic Metal de qualidade!
Rhevan: novo álbum disponível para compra
Rhevan: quando o trabalho honesto gera frutos
Rhevan: novo trabalho será lançado mundialmente
Rhevan: confira capa do álbum "One More Last Attempt"
Rhevan: novo álbum pela Shinigami Records
Rhevan: ouça músicas inéditas na coletânea Hellstouch

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas