Resenha - Order and Progress... Lies and Death - SenandiomA

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Order and Progress... Lies and Death - SenandiomA


  | Comentários:

Não há dúvidas de que o nordeste possui um dos cenários metálicos mais consistentes do Brasil. Com muitas bandas adeptas do gênero mais extremo e um público verdadeiramente sedento pelo estilo, muitos espetáculos internacionais tem passado pelas capitais nordestinas nos últimos anos. O grupo sergipano SENANDIOMA é provavelmente um dos representantes locais de mais qualidade quando o assunto é thrash metal oitentista. O quarteto retomou as suas atividades depois de um hiato de quase quatro anos com a demo/EP “Order and Progress.. Lies and Death”.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em atividade desde 2003, a SENANDIOMA pode ser considerada uma banda ainda iniciante e que busca certo reconhecimento, inclusive dentro do underground brasileiro, justamente pelo tempo que ficou parada, entre 2007 e 2010. O quarteto formado por Cabeça (vocal e baixo), Renato (guitarra), Robson (guitarra) e Zeca (bateria) é ainda jovem e possui apenas uma outra demo-tape no currículo. Portanto, o bem acabado “Order and Progress... Lies and Death” é possivelmente a primeira investida mais forte do conjunto, que caprichou tanto em estúdio como na hora de elaborar todo conceito gráfico do material. A nova demo/EP – que evidencia o profissionalismo que contorna o trabalho da banda – possui menos de vinte minutos de um thrash metal cru e extremamente agressivo.

Com influências que passeiam por nomes como os norte-americanos do DEATH ANGEL e os germânicos do SODOM, a demo/EP “Order and Progress... Lies and Death” mostra como o quarteto sergipano conseguiu absorver o thrash metal na sua amplitude e sem abdicar da sua própria personalidade. O repertório do novo material é composto por seis faixas que privilegiam toda a agressividade e toda a crueza que formatou o gênero nos anos oitenta. No entanto, a SENANDIOMA impressiona o ouvinte ao imprimir certas referências mias modernas ao estilo, como timbres mais industriais de guitarra e uma performance mais ríspida – quase hardcore – do vocalista. O resultado é interessante e se desdobra em músicas diretas e baseadas em poucos acordes. O que há em “Order and Progress... Lies and Death” é pancada atrás de pancada.

A capa e o título de “Order and Progress... Lies and Death” evidenciam todo o conteúdo político/social das letras do SENANDIOMA. No âmbito sonoro, os vinte minutos de thrash metal passam de maneira reta e violentíssima. A faixa de abertura, intitulada “The Perfect Plan”, é marcada pelo elemento mais recorrente de todo o material: a velocidade imposta pelos riffs de guitarra e pelas viradas de bateria. O mesmo pode ser dito sobre “Democrashit”. Entretanto, a faixa número dois pode ser considerada um destaque à parte, sobretudo por conta de todas as quebradas rítmicas que aparecem. A agressividade é retomada de modo bem tradicional em “Be Stupid and Die”. Porém, com um estilo mais sujo – e mais hardcore –, “Before It’s Too Late” é a prova de que quando a SENANDIOMA adiciona um toque de personalidade ao thrash metal o resultado é ainda mais satisfatório. A reta final da demo/EP ainda destaca a bem trabalhada “Death Comes to Everyone”: outro grande momento do registro antes de fechar de vez com “Write Your Future”.

Por mais que “Order and Progress... Lies and Death” seja um registro consistente e que comprove a eficiência do thrash metal do SENANDIOMA, o quarteto sergipano precisa amadurecer ainda mais um pouco – principalmente ganhando experiência ao vivo – antes de investir por definitivo em um primeiro CD oficial. A maneira como retomou a carreira e o profissionalismo que circula a demo/EP provam que o grupo estava (e ainda está) no caminho certo. Os apreciadores do bom e do velho thrash metal tem aqui mais uma interessante banda para conhecer.

Site: www.myspace.com/senandioma

Track-list:

01. The Perfect Plan
02. Democrashit
03. Be Stupid and Die
04. Before It’s Too Late
05. Death Comes to Everyone
06. Write Your Future

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "SenandiomA"

SenandiomA: Thrash metal cru e extremamente agressivo
SenandiomA: Thrashers sergipanos mostrando seu potencial
Road To Metal: nova promoção com a banda SenandiomA
SenandiomA: fazendo a festa de quem curte som oitentista
SenandiomA: a nova escola do Thrash Metal brasileiro
SenandiomA: EP "Order and Progress... Lies and Death!"
SenandiomA: liberadas duas faixas de EP para audição
SenandiomA: teaser do seu mais recente trabalho!
SenandiomA: capa do "Order and Progress...Lies and Death!
SenandiomA: mais um vídeo de música inédita do novo EP
SenandiomA: banda anuncia retorno das atividades

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas