Cathedral: Eles ainda teriam lenha para queimar

Resenha - A New Ice Age - Cathedral

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Desde que os mestres do CATHEDRAL anunciaram que encerrariam suas atividades, criou-se um vazio irreparável no mundo do Doom/Stoner metal, pois, após mais de 22 anos de uma prolífera carreira, tendo lançado diversos clássicos, uma das bandas mais legais do estilo estaria colocando fim a suas atividades, deixando uma legião de fãs inconsoláveis mundo afora.
Axl Rose: Izzy, Adler, Gilby, Slash, U2 e abuso sexualTommy Lee: baterista zombou da habilidade de Ulrich no Twitter

E, infelizmente, até o momento Lee Dorrian e seus comparsas ainda não voltaram atrás nesta decisão, sendo que inclusive a banda, logo após passar pelo Brasil, realizou seu último show no final de 2011 (mais especificamente, dia 03/12), em Londres.

Mas como último presente para os fãs, a banda irá lançar um disco de estúdio, denominado convenientemente de “The Last Spire” ainda em 2012, o qual é precedido por este EP “A New Ice Age”, lançado de forma limitadíssima, e apenas em LP, num trabalho belíssimo, inclusive com várias cores da “bolachinha” para se escolher.

Apesar de o material apresentar apenas duas músicas, acredito que nenhum fã da banda irá se decepcionar, pois o que temos aqui é puro stoner/doom metal clássico, ou seja, temos o CATHEDRAL mostrando o porque de ser considerada referência no estilo.

“One Mind Surgery” é uma faixa mais agressiva e suja, com riffs hipnotizantes e uma levada arrastada que remete ao clássico “Ethereal Mirror”, inclusive com alguns elementos de punk rock e new age. Já “Sabbadaius Sabbatum” é puro doom metal, com clara indluência de BLACK SABBATH, como o próprio nome sugere, apesar de ter alguns traços de psicodelia clássicos do CATHEDRAL. Alias, a banda sempre foi fortemente influenciada pela banda de Tony Iommi, e trata-se de uma homenagem justa.

Agora nos resta apenas aproveitar o momento e curtir este EP e o vindouro último disco destes britânicos, pois a que tudo indica a decisão dos caras em encerrar as atividades da banda é irreversível, o que é uma pena, pois, conforme fica claro já nestas duas novas músicas, a banda ainda teria muita lenha para queimar...

A New Ice Age - Cathedral
(2011 – Rise Above Records – Importado)

Line-up
Lee Dorrian - vocals
Garry "Gaz" Jennings - guitars
Brian Dixon - drums
Leo Smee - bass

Track List:

1 - Open Mind Surgery (5.40)
2 - Sabbadaius Sabbatum (6.20)

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias e notícias sobre "Cathedral"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Cathedral"

Axl Rose
Em 92 falando de Izzy, Adler, Gilby, Slash, U2 e abuso

Tommy Lee
Baterista zombou da habilidade de Ulrich no Twitter

Motorhead
Veja foto de edição de homenagem da Jack Daniel's

Grammy: mortes ignoradas, gravadoras desprezam o MetalGuns N' Roses: Slash relembra Use Your Illusion e criseNightwish: Anette Olzon conta como entrou na bandaPlanno D: As maiores mentiras do Heavy MetalMegadeth: as várias versões de "Symphony of Destruction"AC/DC: "escrevemos músicas para jovens de 17 anos"

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online