Resenha - From The Speed Metal Graves - Em Ruínas

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - From The Speed Metal Graves - Em Ruínas


  | Comentários:

De algum tempo para cá, os headbangers mundo afora têm sido beneficiados com uma nova e excelente safra de bandas fortemente influenciadas pela velha escola do Metal. Dentre elas, destacam-se tupiniquins como VIOLATOR, FARSCAPE, FLAGELADÖR, ATOMIC ROAR, BLASTHRASH, entre outras. Mas uma delas – também nacional – vem chamando bastante atenção. Seu nome é EM RUÍNAS, nome este que descreve muito bem o estado em que o ouvinte é deixado depois de escutar “From The Speed Metal Graves”, primeiro álbum da banda.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Tanto a capa quanto o encarte de “From The Speed Metal Graves”, lançado em 2010, nos levam a perceber rapidamente que o objetivo do EM RUÍNAS é reviver os elementos que fizeram parte do Metal nos anos oitenta. O saudosismo vem à tona quando vemos fotos dos integrantes ostentando velhos bolachões ou fazendo pose em cemitérios como o SARCÓFAGO do início. E tudo isso se encaixa com perfeição às dez faixas que compõem esse opus fulminante.

Após “The Gallow’s Scream”, breve introdução, o Speed Metal massacrante entra em cena com a excelente “Burning in Hell (The Self Damnation)” – diga-se de passagem, um dos pontos altos do álbum. Na sequência, escutamos “Nuclear Nightmare (Power in Devastation)”, outro petardo do trio composto por Igor Lopes (guitarra e vocal), Adelfe “Zóio” Junior (baixo e vocal) e Hugo Golon (bateria). “Morbid Pits” e “The Trial (Death By Hanging)” dão continuidade ao debut.

Assim, ainda mantendo a velocidade, mais uma pancada: “Son of Hell (Hammer’s Trial)”. O álbum não nos dá trégua, felizmente. Agora, a bateria anuncia o hino “Headbanger Race (Warriors of Tomorrow)” e, em ato contínuo, ouvimos ”Only The Brave Ones Dare”. “From The Speed Metal Graves” chega ao fim com a excelente “Destructed City (Velbert Meets São Paulo)” e “Tribute to The Brave Ones”.

Outros aspectos desse trabalho honesto também chamam nossa atenção. Os temas abordados nas letras confirmam a atmosfera oitentista do álbum: apocalipse, paranoia nuclear, satanismo, etc. Além disso, “From The Speed...” conta com a participação de membros de importantes bandas do metal brasileiro (VULCANO, APOCALYPTIC RAIDS, GUILLOTINE). E, embora a gravação pareça suja – acredito que propositalmente –, neste álbum, o EM RUÍNAS conseguiu uma sonoridade muito precisa e original, fazendo jus às melhores bandas “Old School” do Metal.

From The Speed Metal Graves – Em Ruínas
(2010 – Urubuz Records – Nacional)

Formação:
Igor Lopes – guitarra e vocal
Adelfe “Zóio” Junior – baixo e vocal
Hugo Golon – bateria

Track List:
1. The Gallow’s Scream (intro)
2. Burning in Hell (The Self Damnation)”
3. Nuclear Nightmare (Power in Devastation)
4. Morbid Pits
5. The Trial (Death by Hanging)
6. Son of Hell (Hammer’s Trial)
7. Headbanger Race (Warrior of Tomorrow)
8. Only the Brave Ones Dare
9. Destructed City (Velbert Meets São Paulo)
10. Tribute to the Brave Ones

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de From The Speed Metal Graves - Em Ruínas

Em Ruínas: Se o Metal morreu, esqueceram de avisar a banda


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Em Ruínas"

Em Ruínas: clipe oficial acaba de sair com ótima produção
Maloik: Overkill e Em Ruínas entre destaques do programa 38
Em Ruínas: em pré-produção de novo álbum
Em Ruínas: Se o Metal morreu, esqueceram de avisar a banda
Em Ruínas: Uma sonoridade muito precisa e original
Em Ruínas: eleita banda da semana por Fenriz, do Darkthrone

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bruno Mariano

Nascido no fim da década de oitenta, o paulistano Bruno Mariano é graduado em Letras e aficionado por Rock desde a adolescência, momento em que descobriu, ao escutar Ramones e AC/DC – bandas tão diferentes uma da outra –, a energia e o poder contestador desse gênero musical que, não por acaso, é apreciado nos quatro cantos do planeta. Daí em diante foi curto o caminho para que tivesse os primeiros contatos com o universo da música pesada e se rendesse à genialidade de vários nomes do Metal, entre os quais se incluem baluartes do Heavy tradicional, Thrash, Death e Black Metal. Influenciado por filósofos como Nietzsche e Camus, Bruno é daqueles que enxergam na arte (música, literatura, cinema, quadrinhos etc.) uma forma de superação do absurdo aparentemente indelével do mundo contemporâneo.

Mais matérias de Bruno Mariano no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas