WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Deathless Beauty of the Silence - Clawn

Na época desse lançamento (que ainda está à venda, tanto diretamente com os integrantes, quanto na própria Black Hole Productions - http://www.blackholeprods.com/), a Clawn já chamou muito a atenção pelo som duríssimo, calcado no brutal Death Metal. Não faz tanto tempo assim, é verdade, mas o número de bandas extremas na época crescia de maneira espantosa. Em cada esquina, brotava um grupo barulhento. Só que esse trio, de Botucatu/SP, se destacou na cena e fez de “Deathless Beauty of the Silence” um álbum ‘cult’ no nosso underground.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Esse grande trabalho já abre com a música mais conhecida do conjunto (até o momento) – “Sexual Religious Dementia” (ver clipe no final). Mas a violência desenfreada de “Endless Suffering”, “Suffocated” (ótima, com riffs à la Cannibal Corpse dos tempos do “The Bleeding”), “Slavery Mental State” (pig vocal maravilhoso) e a que fecha o CD – “Last Clear Sight” (com palhetadas que parecem marteladas) – mostra que o brutal Death está no sangue e nos ossos dos membros da banda.
É bom lembrar que durante todo o disco, perfazem um caminho recheado de violência, quase não dando um tempo para respiro.

Outro fato que despertou curiosidade foi o fato de a baterista ser uma mulher. Sim, Melissa Maitan (que não está mais no grupo) espanca seu kit com uma técnica fantástica, sendo bastante veloz e mudando o andamento das composições com facilidade.

Já Fabio Regina e Rodolfo Carrega continuam firmes até hoje na Clawn. Aliás, esse é um ótimo diferencial para a banda: eles se dividem entre vocais guturais e rasgados, muitíssimo bem cantados. Quando os berros saem dobrados, é uma aniquilação!

A produção, no geral, é boa, principalmente se contarmos que o trabalho foi feito “em partes”, com diferentes sessões de gravação entre 2002, 2003 e 2004. Portanto, a qualidade das gravações varia perceptivelmente, mas nenhuma de fato compromete.

Agora, a capa é um espetáculo à parte. Ela passa um clima denso e ao mesmo tempo delicado. A interessante notar o contraponto entre a imagem angelical da figura sentada e os inúmeros crânios depositados em seus pés.

Com esse álbum de estreia, a Clawn garantiu sua vaga no underground. O que posso dizer é que “Deathless Beauty of the Silence” foi só o começo...

Clawn – Deathless Beauty of the Silence
Black Hole Productions – 2006 – Brasil

[email protected]
http://www.myspace.com/clawnbrutaldeath

Tracklist
1. Sexual Religious Dementia 03:47
2. My Word Against Your Lies 03:22
3. Endless Suffering 03:08
4. Karmic Existence 03:34
5. Suffocated 02:04
6. The Essence Of Chaos 03:16
7. Slavery Mental State 01:09
8. Human Remains 02:23
9. Messages Of A Failed Messiah 03:30
10. Convict To Live In Pain 03:43
11. Bitter Taste Of Disillusionment 04:37
12. Last Clear Sight 01:55

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Clawn

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda, e atualmente, caminhando para se tornar jornalista profissional. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, um cara que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
Dez erros eternizados em gravações de clássicos
Iron Maiden: seria Bruce Dickinson um fanfarrão?Iron Maiden
"Senhor Bruce Dickinson, o senhor é um fanfarrão!"
Lemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"Motorhead
"Radiohead e Coldplay não são rock"