Resenha - Quarterpast (Symphonic Death Metal Opera) - Mayan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Quarterpast (Symphonic Death Metal Opera) - Mayan


  | Comentários:

O Death Metal é, sem sombra de dúvidas, a vertente do Metal que mais permite experimentalismos, uma vez que cada vez mais surgem bandas boas com propostas bem diferentes umas das outras, com identidades robustas e bem formadas, e pelo visto, a coisa ainda vai longe, já que parece que a fonte de onde verte o estilo é inesgotável. Do Death/Black mais barulhento e experimental possível, até o Death Melódico, a enxurrada de boas bandas é imensa, mas infelizmente, tem por efeito colateral de não se poder dar atenção a cada uma delas como as mesmas bem merecem, isso quando muitas não são deixadas de lado. E uma dessas boas revelações é o sexteto alemão MAYAN, que chega com seu Debut CD, o ótimo ‘Quarterpast’.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Os rapazes apostam numa alquimia onde são colocados em fervura elementos de Prog Metal, mais doses generosas de Death Metal tradicional, alguns toques aqui e ali de Black Metal, mais participações de vocais femininos (cortesias de Simone Simons do EPICA, Laura Macrì e Amanda Somerville), e pronto: uma banda com persona própria surge, bem como um grande CD está criado. Só não se iludam, acreditando que a banda segue a linha do pessoal de Gotemburgo, pois a música do MAYAN é mais bruta, no que eles chamam de Symphonic Death Metal.

A produção sonora, feita por Sascha Paeth nos Excess Studios, em Roterdam, é bem límpida, sem que nenhum instrumento fique escondido ou acima dos outros, bem como deixa o som da banda completamente ‘in your face’, ou seja, o ouvinte de bons ouvidos poderá perceber cada nuance sonora com perfeição, e a visual segue o padrão sonoro, sendo de alta qualidade, bem esmerada.

Os destaques do CD são a ótima ‘Symphony of Agression’, que é bem agressiva e trabalhada, sem dar tempo ao ouvinte de respirar, enquanto os vocais se alternam entre o gutural à lá Glen Benton, e rasgados bem secos, para logo as variações progressivas surgirem aliadas a teclados muito bem postados, sem atrapalhar o andamento bruto da faixa, enriquecida pela participação de uma vocalista feminina em por momentos mais amenos; depois a bruta ‘Mainstray of Society (in the Eyes of the Law: Corruption)’, um pouco mais cadenciada, com os belos vocais femininos fazendo um belo dueto gutural-melodioso em seu refrão.

‘Course of Life’ é uma daquelas faixas onde se tem a impressão do que seria o DREAM THEATER da áurea época do ‘Images and Words’ se este fosse uma banda de Death Metal, ou seja, muita alternância de momentos e andamentos quebrados extremamente progressivos (sem perder os pés no chão), e mudanças de vocais limpos, rasgados, suaves (nas partes lentas) e guturais que abrilhantam a faixa; ‘The Savage Massacre (in the Eyes of the Law: Pizzo)’ é mais agressiva que as anteriores, com um trabalho da cozinha baixo-bateria digno de nota, mantendo assim o equilíbrio com melodia, para que esta não se perca, bem como ‘Bite the Bullet’, outra faixa bem forte na fusão agressividade-melodia que caracteriza a banda, com presença marcante de guturais extremos (apesar das mudanças características dos mesmos) e grandes guitarras; ‘Drown the Demon’ é uma faixa bem etérea (embora bruta), com guitarras mais Thrash aqui e ali.

E ‘War on Terror (in the Eyes of the Law: The Pentagon Papers)’, a melhor faixa de todo CD, onde a banda aposta suas fichas em uma faixa mais seca e bruta, com melodias menos evidentes que antes, enfocando, obviamente, a Guerra ao Terror promovida contra Afeganistão e Iraque após os Atentados Terroristas de 11 de Setembro de 2001, inclusive o que fica claro no vídeo da música.

Se no primeiro CD a banda já fez bonito assim, o que diremos quando lançarem o próximo... Este é um disco feito sob medida para você para quem não tem problemas e preconceitos com o Death Metal melódico, e mesmo para aqueles que estejam em busca de novos sons para arejar suas idéias.

Tracklist:

01. Symphony Of Aggression
02. Mainstay Of Society (In The Eyes Of The Law: Corruption)
03. Quarterpast
04. Course Of Life
05. The Savage Massacre (In The Eyes Of Law: Pizzo)
06. Essenza Di Te
07. Bite The Bullet
08. Drown The Demon
09. Celibate Aphrodite
10. War On Terror (In The Eyes Of The Law: Pentagon Papers)
11. Tithe

Formação:

Mark Jansen - Urros e gritos
Ariën Van Weesenbeek - Bateria, urros
Frank Schiphorst - Guitarras
Isaac Delahaye - Guitarras
Jack Driessen - Teclados, gritos
Jeroen Paul Thesseling – Baixo

Contatos:

http://www.mayanofficial.com
http://www.myspace.com/mayanofficial

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Mayan"

Mayan: compilação de vídeos do lançamento do Antagonize
Mayan: lyric vídeo de nova faixa "Human Sacrifice"
MaYan: Rob van der Loo está fora dos dois shows de lançamento
Melhores de 2013: Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.Waste
Mayan: veja novo lyric video oficial da banda
MaYan: liberada música do novo álbum para audição
Mayan: confira capa do novo álbum, Antagonise
Mayan: revelado nome do próximo álbum
MaYaN: Isaac Delahaye fora, Marcela Bovio dentro
Floor Jansen: convidada para participar do próximo álbum do Mayan
Laura Macrì: novo projeto de cantora que excursionou com o Mayan
Horns Up: três bandas do lado sinfônico do Death Metal
Henning Basse: fora do Sons of Seasons, mas ainda no MaYan
Amaranthe: estreando nos EUA com Epica e Mayan
Mayan: Para quem busca novos sons para arejar suas idéias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas