Resenha - Play The Blues - Eric Clapton & Wynton Marsalis

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Play The Blues - Eric Clapton & Wynton Marsalis


  | Comentários:

Vamos falar sobre o novo lançamento do deus da guitarra Eric Clapton, em conjunto com Wynton Marsalis, artista consagrado do jazz. Um lançamento que está chamando bastante a atenção do mundo do rock, do blues e do jazz. Trata-se de um CD/DVD ao vivo, gravado na casa de shows de New York Rose Theater. Foram duas noites seguidas de ingressos esgotados, onde os dois monstros se juntaram a uma banda de feras do jazz. Clapton selecionou as canções e Marsalis fez os arranjos (exceção para "Layla", que segundo Clapton foi ideia do baixista Carlos Henriquez).

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Para os que não conhecem Wynton Marsalis, ele é um músico consagrado (trompete é o seu instrumento), ganhador de diversos Grammys (segundo a Wikipedia, já ganhou nove, sendo cinco em seguida: de 1983 a 1987). Já tocou com diversos artistas lendários do jazz (como Sarah Vaughan, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, dentre outros) e criou um programa de jazz no complexo de artes Lincoln Center, em New York. Atualmente, ele é o diretor artístico do programa. Eric Clapton dispensa apresentações e acredito que todos o conhecem.

O disco tem uma qualidade impressionante. São performances fantásticas, inspiradas. O grande destaque, claro, vai para a música mais conhecida da coleção, "Layla", com um arranjo suave (lembra um pouco o que foi executado nos shows aqui no Brasil), mas com todas as nuances de jazz que a banda pode oferecer), muito feeling e talento. A guitarra de Clapton está inspirada, gostosa de se escutar. Aliás, Clapton parece extremamente feliz e satisfeito com este projeto. Os demais integrantes tocam muito, são feras mesmo. Podemos falar também sobre a casa de shows escolhida, Rose Theater, localizada no complexo artístico Lincoln Center, em New York, muito bela, me pareceu bem adequada ao espetáculo.

O show começa com "Ice Cream", uma espécie de cartão de visitas da banda, onde todos se apresentam mostrando suas aptidões musicais. "Forty-Four" é um blueszaço inspirado, a voz de Clapton se destaca nesta. Já "Joe Turner's Blues" é mais tranquila, tem a participação vocal de quase todos na banda, cantando suave, com um excelente resultado. "The Last Time" e "Careless Love" são mais puxadas para o jazz, mas com pitadas generosas da guitarra de Clapton ficam excelentes (nada contra o jazz aqui, só que a guitarra de Clapton é maravilhosa mesmo, não tem jeito). "Kidman Blues" se destaca pelos belos solos de piano. E aí vem "Layla", que acaba se transformando no destaque por ser a canção mais conhecida do repertório e também pelo belíssimo arranjo escolhido - um registro maravilhoso deste grande clássico do rock em uma versão meio blues, meio jazz. Depois de "Layla", temos a rapidinha "Joliet Bound", que é cantada por Chris Crenshaw, e então entra em cena Taj Mahal, consagrado artista de blues, que empresta seu vozeirão para as duas últimas músicas - "Just A Closer Walk With Thee" e "Corrine, Corrina" (experimente ver a participação de Taj Mahal neste CD/DVD e depois volte no tempo e veja sua participação no Rock And Roll Circus, dos Rolling Stones - que viagem!). Enfim, um projeto de alta qualidade que nos mostra um repertório de qualidade, bem arranjado e ainda melhor executado.

A banda de feras do projeto é a seguinte: Wynton Marsalis (trompete), Eric Clapton (guitarra, vocais), Dan Nimmer (piano), Carlos Henriquez (baixo), Ali Jackson (bateria), Marcus Printup (trompete), Victor Goines (clarineta), Chris Crenshaw (trombone, vocais), Don Vappie (banjo), Chris Stainton (teclados - ele veio com Clapton para os shows no Brasil). Nas duas últimas canções, a já citada participação de Taj Mahal nos vocais.

Eis a relação de músicas tocadas:
1 - "Ice Cream"
2 - "Forty-Four"
3 - "Joe Turner's Blues"
4 - "The Last Time"
5 - "Careless Love"
6 - "Kidman Blues"
7 - "Layla"
8 - "Joliet Bound"
9 - "Just A Closer Walk With Thee"
10 - "Corrine, Corrina"
(no DVD, temos ainda a faixa bônus "Stagger Lee", tocada no violão e cantada por Taj Mahal)

Alguns vídeos do show (pra quem entende bem inglês, perceba no vídeo de "Layla" que Clapton fala que não gosta de falar no palco. Pros que ficaram reclamando que ele não se comunicou muito aqui no Brasil...):

"Layla":

Wynton Marsalis comentando sobre o projeto:

"Joe Turner's Blues":

Nota: 9

Acompanhe o blog Ripando a História do Rock (http://ripandohistoriarock.blogspot.com/) para resenhas de outros CDs/DVDs.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Eric Clapton"

Capas: montagens com clássicos (e alguns não tão clássicos)
Eric Clapton: parcerias memoráveis do Guitar God
Eric Clapton: os 50 melhores momentos do guitarrista
George Harrison: veja o manuscrito original de Here Comes The Sun
Eric Clapton: em carta emocionada, começa a se despedir dos fãs
Clapton, Beck e Malmsteen: homenagem aos 60 anos da Stratocaster
Ultimate Classic Rock: as dez melhores duplas de guitarristas
Eric Clapton: autobiografia do músico é um "livro de dor"
Stones, Led, Nazareth e outros: rockers que já gravaram Reggae
Blind Faith: o lendário concerto no Hyde Park em Londres, 1969
Eric Clapton: vídeo de jam com os Allman Brothers do novo Blu-ray
Derek and the Dominos: "Layla" é um disco que desperta paixões
Eric Clapton: reedição expandida do "Unplugged" em outubro
JJ Cale: morre autor de clássico gravado por Eric Clapton
Eric Clapton: veja trailer do longa-metragem Crossroads

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas