Resenha - Th1rt3en - Megadeth

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Th1rt3en - Megadeth


  | Comentários:

Realmente temos que reconhecer uma coisa: Dave Mustaine é um dos maiores músicos da história do metal! O cara pode ter todos os defeitos que for, ser arrogante, convencido, encrenqueiro... Mas quando o quesito é seu talento musical (que é o que nos realmente importa), não há como não elogiar o cara. E essa nova fase do MEGADETH nos mostra toda essa genialidade de Mr. Dave.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
A banda passou por alguns altos e baixos na carreira, e mesmo após um disco não tão bem recebido como “Risk”, conseguiu se reerguer, atingindo seu ápice no disco “Endgame”, de 2009, que agora é sucedido por este excelente “TH1RT3EN”, mais um trabalho de destaque na carreira do conjunto.

E logo de cara percebemos que estamos diante de um disco menos direto que seus antecessores, com mais passagens trabalhadas e que demanda algumas audições mais apuradas para que se possa captar todas as suas qualidades.

Um dos destaques imediatos do novo lançamento é o grande entrosamento entre Mustaine e Chris Broderick nas guitarras, aliando riffs e solos com perfeição, fazendo lembrar os bons tempos em que Dave dividia as guitarras com Marty Friedman. Além disso, Shawn Drover evolui a cada lançamento, com uma pegada destruidora. Já David Ellefson é o baixista brilhante de sempre, e mostra mais uma vez o porque de ser considerado um dos melhores de todos os tempos do estilo.

“Sudden Death” abre o trabalho mostrando bastante peso e agressividade, como solos virtuosos e um riff base muito legal. Tem um refrão mais cadenciado, mas sem perder o peso. A já conhecida “Public Enemy No.1”, o primeiro single do trabalho, vem na sequência, e mostra também a velha pegada clássica da banda, mesclando elementos de thrash oitentista e heavy metal tradicional, com belos solos e um grande refrão.

“Whose Life (Is It Anyways?)” também é de grande destaque, bastante rápida, e com riffs precisos e solos dobrados, no melhor estilo NWOBHM, além de um vocal distorcido de Mustaine.

Além desta, ainda merecem destaque “We the People” (com muito groove), “Never Dead” (com uma introdução lenta, que deságua em mais uma canção pesada e novamente cheia de groove), “Fast Lane” (mais cadenciada, com Shawn quebrando tudo com seus pedais duplos precisos), “Millennium of the Blind” (uma semi balada, replete de climas soturnos, lembrando até CANDLEMASS em algumas passagens), “Deadly Nightshade” (uma das melhores do disco, com riffs cavalgados e um refrão espetacular) e “13” (um épico, repleta de variações de andamento, encerrando o disco com chave de ouro).

A produção do álbum, realizada por Johnny K, também ficou boa, mas nada comparado com as produções anteriores do mago Andy Sneap, que deixava o som mais na cara.

A fase atual do MEGADETH é das melhores de sua longa trajetória, e este novo disco mostra uma banda revigorada, que tem tudo para seguir firme entre as maiores e melhores do thrash metal, sendo mais um dos grandes lançamentos deste excelente ano de 2011. Não é um disco tão marcante quanto “Endgame”, mas mesmo assim não deixa de ser excelente. Portanto, compre o seu sem pensar duas vezes!

TH1RT3EN – Megadeth
(2011 – Roadrunner Records - Nacional)

Formação:
DAVE MUSTAINE - vocal, guitars
DAVID ELLEFSON - bass
CHRIS BRODERICK - guitars
SHAWN DROVER - drums

1. Sudden Death (5:09)
2. Public Enemy No. 1 (4:15)
3. Whose Life (Is It Anyways?) (3:50)
4. We the People (4:33)
5. Guns, Drugs & Money (4:19)
6. Never Dead (4:32)
7. New World Order (3:56)
8. Fast Lane (4:04)
9. Black Swan (4:10)
10. Wrecker (3:51)
11. Millennium of the Blind (4:15)
12. Deadly Nightshade (4:55)
13. 13 (5:49)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Th1rt3en - Megadeth

Megadeth: Uma retrospectiva de todo o material da banda


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Megadeth"

Megadeth: Ellefson fala sobre drogas e álcool a estudantes
David Ellefson: falando sobre drogas com adolescentes dos EUA
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Megadeth: promovendo o "Youthanasia" no David Letterman
Orion: "Somos nós ou o Behemoth nessa turnê", disse Mustaine
E Se...: Sua banda favorita mudasse de gênero musical?
Megadeth: temas de filmes e desenhos que talvez você não conheça
Megadeth: ouça "Anarchy In The UK" com Axl Rose e Lars Ulrich
Shawn Drover: a indústria de discos está se tornando passado
Megadeth: Vinícola Mustaine, o Metal é clássico!
Dave Mustaine: lançando o vinho "Symphony Interrupted"
Megadeth: como teria sido o teste de Pepeu Gomes para a banda?
Metal All-Stars: baterista Nick Menza está fora da turnê
Dave Mustaine: difícil ser anarquista com um Mercedes na garagem
Altitudes & Attitude: projeto de David Ellefson e Frank Bello

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e estudante. Além disso é guitarrista, compositor e fundador da banda de heavy metal tradicional Mud Lake. É apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash e power metal) desde seus 15 anos, e é grande colecionador de álbuns do estilo. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, e faz parte da equipe da revista digital Hell Divine.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas