Resenha - A Dramatic Turn of Events - Dream Theater

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - A Dramatic Turn of Events - Dream Theater


  | Comentários:

Sempre que um conjunto musical troca um de seus membros, cria-se uma certa especulação em torno do futuro deste grupo - especialmente quando o membro é um dos fundadores. MIKE PORTNOY, baterista que criou o DREAM THEATER com o baixista JOHN MYUNG e o guitarrista JOHN PETRUCCI, deixou seus colegas em 2010, sendo substituído no ano seguinte pelo talentoso MIKE MANGINI. O processo de seleção do novo músico foi um verdadeiro espetáculo registrado como documentário em formato de reality show. O novo álbum já era algo esperado, posto que o motivo da saída de PORTNOY foi justamente o fato de ele querer uma pausa, e o resto da banda querer continuar trabalhando. Trocado o baterista, o grupo se enfurnou no Cove City Sound Studios, nos EUA, e produziu seu décimo primeiro álbum de estúdio.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O resultado foi uma produção típica do DREAM THEATER. Nada de baixo nível, é claro, mas facilmente ofuscável por outros álbuns mais interessantes, como Images and Words, Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Memory, Octavarium, entre outros. A recepção deste álbum provavelmente será diversa: uns dirão que MANGINI substitui PORTNOY sem problemas, outros dirão que o DREAM THEATER mudou pra pior. Um "racha" entre fãs previsível e semelhante ao ocorrido com o STRATOVARIUS pós-TIMO TOLKKI ou o NIGHTWISH pós-TARJA TURUNEN. Mas a verdade é que o som da bateria é essencialmente o mesmo. O próprio grupo já havia demonstrado em seu documentário desinteresse por bateristas que tentassem adicionar o seu toque pessoal. Eles queriam alguém que tocasse as músicas do jeito que PORTNOY tocava. E assim fez MIKE MANGINI.

A faixa de abertura e primeiro single do álbum é On the Backs of Angels, primeira canção com o novo baterista a ser divulgada. Não empolga muito, mas ainda assim convida o ouvinte a experimentar mais do álbum. É interessante notar que os primeiros versos cantados pelo vocalista James LaBrie lembram o estilo de ANDREW MCDERMOTT, do THRESHOLD, mais precisamente no disco Dead Reckoning. A segunda, Build Me Up, Break Me Down, tem uma introdução interessante e uns toques eletrônicos, que mostram alguns elementos novos no som da banda. As duas primeira faixas, convém observar, são acompanhadas de uma orquestração que acompanha os solos e os arranjos sofisticados de JORDAN RUDESS. Mas o tecladista ainda tem muito espaço para mostrar por que é considerado um dos melhores do mundo em "Lost Not Forgotten", terceira do disco e uma das que passam dos 10 minutos.

"This is the Life" é uma das baladas do álbum: lenta e poderosa. Tem um belo solo de JOHN PETRUCCI. A posição da faixa talvez não tenha sido por mero acaso: ela precede a mais agressiva do disco, Bridges in the Sky, que traz o peso de Black Clouds & Silver Linings, álbum anterior do grupo. A faixa seguinte, Outcry, vem com o mesmo peso e traz um pouco mais de técnica. A curta Far from Heaven foi escrita por JAMES LABRIE, que é acompanhado apenas por piano e cordas - um respiro após mais de uma hora de muito peso que precede a faixa mais longa do disco, Breaking All Illusions. Fechando o álbum, a curta e leve Beneath the Surface, sem bateria: só cordas, voz, teclados e violão. Uma boa escolha para terminar este disco.

Como bem disse o crítico musical Rich Wilson, A Dramatic Turn of Events não agrada de imediato e "são necessárias várias escutadas para compreender totalmente o que a banda conseguiu aqui". De fato, o álbum não impressiona muito, para quem já ouviu Black Clouds & Silver Linings e outros álbuns citados acima, mas é preciso coragem para apontar um trabalho ruim de um grupo do naipe do DREAM THEATER, e este com certeza não o é. Pelo contrário, é uma obra bem produzida, equilibrada e de altíssima qualidade. Só não causou o impacto que alguns esperavam, para o bem ou para o mal.

Abaixo, o single On the Backs of Angels.

Tracklist:
On the Backs of Angels - 8:43
Build Me Up, Break Me Down - 6:59
Lost Not Forgotten - 10:12
This Is the Life - 6:58
Bridges in the Sky - 11:01
Outcry - 11:24
Far from Heaven - 3:56
Breaking All Illusions - 12:26
Beneath the Surface - 5:27

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de A Dramatic Turn of Events - Dream Theater

Resenha - A Dramatic Turn Of Events - Dream Theater
Dream Theater: Uma montanha russa de sensações
Dream Theater: Insosso, covarde e ganancioso, mas não ruim
Dream Theater: O que importa é a música, palmas para eles!
Dream Theater: É só isso? Tanta tempestade pra isso?
Dream Theater: É ouvir sem preconceitos e ser feliz
Dream Theater: No topo inatingível do metal progressivo


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Dream Theater"

Rock Brigade: John Petrucci na capa da edição 273
Dream Theater: clipe para "Enigma Machine" com o Ballet Deviare
Dream Theater: John Myung na capa da nova edição da Bass Player
Dream Theater: James Labrie ansioso para turnê americana
Mike Portnoy: cruzeiro foi uma das suas maiores experiências
Dream Theater: Photo Book da turnê para combater o câncer
Transatlantic: Minha épica viagem de dirigível em São Paulo
Transatlantic: TV Diário divulga trechos do show em SP
Transatlantic: Galeria de imagens do show em São Paulo
Transatlantic: Um show para toda a família em São Paulo
Dream Theater: Banda escorrega em suas virtudes e se repete
Dream Theater: as canções mais subestimadas da banda
Dream Theater: assista ao video clipe de "The Looking Glass"
Mike Portnoy: o top 25 de bateristas da Modern Drummer
Dream Theater: trailer da Along For The Ride 2014 Tour

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é paulistano e morador da Granja Viana em Carapicuíba, São Paulo. Formado em Jornalismo pela PUC-SP, tem um blog de resenhas musicais e outros assuntos chamado Sinfonia de Ideias. É voluntário do Movimento Wikimedia Brasil e passa as horas livres editando as Wikipédias em inglês e português. Apaixonado por livros, ciências, cinema, viagens, ufologia, e, é claro, música, que entra em seus ouvidos na forma de rock, metal, pop, dance, folk, erudito, ou todos juntos. Além de ouvir, também toca e compõe com o piano ou teclado.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas