Resenha - Phoenix Amongst the Ashes - Hate Eternal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Phoenix Amongst the Ashes - Hate Eternal


  | Comentários:

E os americanos mais brutais do mundo estão com mais um álbum quentinho, saído do INFERNO! Uma banda com verdadeiros talentos e um líder competente como Erik Rutan só poderia resultar em um dos grandes lançamentos do ano.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Como era de se esperar (e não é força de expressão), “Phoenix Amongst the Ashes” é muito violento e técnico. Já vale falar da produção excepcional que obviamente passou pelas mãos habilidosas de Rutan, o novo queridinho produtor do metal extremo mundial.

E talvez, exatamente por esse fato de aguardarmos algo tão brutal, já fica difícil sair do comum na descrição desse álbum. Quem conhece Hate Eternal sabe do que estou falando. Pois é, o negócio aqui é altíssima velocidade e complexidade, riffs soberbos e contraditoriamente uma renovação no brutal death metal do conjunto. Porque dentro de seu estilo único, os caras trazem coisas diferentes e interessantes à sua sonoridade.

Abrindo o CD, temos “Rebirth”, uma “leve” introdução instrumental com cara de... bem... introdução! Mas depois, é a porradaça na cara “The Eternal Ruler”, com blast beat do início ao fim, algo mais do que comum para a banda. Os solos correm soltos, como não poderia deixar de ser.

A terceira faixa é “Thorns of Acacia”, talvez a melhor do disco. Os bumbos de Simonetto são sobrenaturais, e o refrão é grudento. Já “Haunting Abound” tem uma levada diferente, meio quebrada, misturada às metralhadoras do instrumental. É um som meio fora dos padrões da H.E., mas o resultado ficou interessante.

E o que é essa quinta, a “Art of Redemption”? O início é composto por riffs bem agudos, que lembram algo do Brain Drill. Parece até música de videogame 8 bits! Muito legal! É mais uma prova da criatividade do vocalista/guitarrista Rutan, reforçando o que disse lá em cima, sobre a renovação dentro do próprio estilo. O restante da música é agressividade pura, e com outros belos solos.

Na sequência, a faixa-título e “Deathveil” são tipicamente Hate Eternal. Não há necessidade de me estender. Porém, os três sons seguintes têm um certo caráter mais experimental. Calma, não é nada de tecladinhos, ou barulhinhos eletrônicos, nem nada, mas apenas a banda mostrando um lado não tão comum e rápido. “Hatesworn” é mais “calma”, com levadas lentas e vocais dobrados que dão uma boa encorpada na música, especialmente nos refrões. Os riffs pesadíssimos também contribuem para esse pequeno grande caos sonoro.

E vem a penúltima - “Lake Abraze”. Outra música mais trabalhada e com bons arranjos. Aqui, o que chama a atenção é a mistura de ritmos e batidas, que passam pelas tribais e vão até as ultra rápidas. E fechando o álbum, vem a cadenciada “The Fire of Ressurrection”, com uma batida inicial marcial que se desdobra em algo também atípico dos americanos, mas muito belo, triste e profundo.

A banda criou um padrão de death metal técnico em que mescla brutalidade e melodia com maestria. Não é tão inspirado quanto “I, Monarch”, o terceiro disco (2005), mas também não fica muito atrás não! E o melhor nisso tudo é constatar que a Hate Eternal continua igual ao começo da carreira: extrema ao extremo!

Hate Eternal - Phoenix Amongst the Ashes
Metal Blade Records - 2011 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/haeteternal

TRACKLIST
1. Rebirth
2. The Eternal Ruler
3. Thorns of Acacia
4. Haunting Abound
5. The Art of Redemption
6. Phoenix Amongst the Ashes
7. Deathveil
8. Hatesworn
9. Lake Ablaze
10. The Fire of Resurrection

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Hate Eternal"

Hate Eternal: na América do Sul, mas Brasil fora!
Hate Eternal: A caminho de se tornar uma referência Death
Separados no nascimento: Erik Rutan e Dexter
Hate Eternal: Mesclando brutalidade e melodia com maestria
Nile, Hate Eternal, Cynic: bateristas em Sick Drummer Camp
Hate Eternal: "novo material está expandindo fronteiras"
Derek Roddy: vídeo de workshop do baterista em Nova Iorque
Gorgoroth e Hate Eternal: datas na Argentina e Chile
Derek Roddy: disponível vídeo do baterista na NAMM 2009
Hate Eternal: frontman hospitalizado e turnê cancelada
Morre ex membro do Morbid Angel e Hate Eternal
Hate Eternal: Trailer de DVD disponível online
Erik Rutan retorna ao Morbid Angel para turnê
Resenha - I, Monarch - Hate Eternal
Hate Eternal grava set especial para DVD

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas