Resenha - Stage Fright - Band

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Stage Fright - Band

Por Pedro Canuto

  | Comentários:

O fim dos anos 60 é lembrado porbandas psicodélicas, canções intermináveis e o surgimento daquilo que viria a ser o heavy metal, mas muita gente se esquece do THE BAND justamente por fazerem exatamente o contrário que sua geração pedia - mas que banda incrível!

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em 1970 o THE BAND, comandado por Robbie Robertson, viria a lançar seu terceiro álbum de estúdio, seguindo uma linha mais roqueira que os dois trabalhos anteriores igualmente incríveis, diga-se de passagem, mas mantendo as principais características do grupo como a guitarra de Robbie sutil, mas sublime, as belas harmonias vocais e o inconfundível órgão de Garth Hudson.

A bolacha já abre com a frenética "Stranberry Wine”, composição roqueira de Levon e Robbie, que segundo a lenda foi gravada por um Levon chapado de Heroína.

Logo depois de toda a agitação da primeira faixa, vem a melhor música do álbum e uma das melhores canções de todos o stempos. "Sleeping" é uma daquelas músicas que não se entende o motivo de nunca estar nos shows ou coletâneas, desde a bela letra de Robbie ao inconfundível e perfeito vocal de Richard Manuel, é sempre emocionante ouvir esta canção.

Você logo se surpreende com a terceira faixa "Time to Kill”, presença obrigatória em todos os shows do THE BAND, o som traz um riff rasgado de Robbie e um belo solo desse mestre da guitarra.

A quarta faixa do CD é uma daquelas músicas que aumentam seu astral "Just Another Whistle Stop" possui uma bela harmonia e sempre vinha acompanhada de uma fantástica sessão de improviso antecedendo-a nos shows.

Depois da animada canção anterior vem a melodia emocionante e introspectiva de "All La Glory”, uma bela amostra das baladas inconfundíveis do THE BAND, onde Garth Hudson mostra parte de seu maravilhoso arsenal de timbres.

Virando o disco a qualidade se mantém intacta com "The Shape I'm In", uma música animada e dançante que mostra a altíssima qualidade de guitarrista rítmico que Robbie possuía.

Aqui temos outro rockão de primeira, "The W.S. Walcott Medicine Show" foi um dos maiores sucessos do álbum e possui ótima letra e melodia.

Talvez a menos genial música do disco, se podemos dizer assim, "Daniel and the Sacred Harp" é sim muito boa, mas pode cansar com o tempo. Mas a qualidade sobe em seguida com a canção que nomeia a obra e mostra porque Rick Danko era o frontman da banda nos shows e também prova que Rick é um dos baixistas e vocalistas mais injustiçados do rock, a música beira a perfeição.

Fechando com “chave de ouro”, "The Rumor" é um primor de letra e música com excelentes vocalizações. Enfim "Stage Fright" é um daqueles álbuns eternos, que você pode se orgulhar de dizer que levaria para uma ilha deserta. Procure pela edição da Capitol lançada em CD com ótimas raridades, um prato cheio para os fãs de boa música.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Band"

A Teia: trilha sonora repleta de clássicos
Bob Dylan & The Band: "Before The Flood" em LP caprichado
Band: "Stage Fright ", clássico atemporal do lendário grupo
Levon Helm: lançamento do baterista da The Band
King Biscuit Flower Hour: tradição rockeira dominical
Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos
Morre tecladista da banda de Janis Joplin
Em 03/04/1943: Nasce Richard Manuel (The Band)
Em 26/05/1940: Nasce Levon Helm (The Band)
Em 09/12/1943: Nasce Rick Danko (The Band)
Em 25/01/1986: Albert Grossman morre de ataque cardíaco
Em 10/12/1999: Rick Danko (The Band) morre de causas naturais
Em 04/03/1986: Richard Manuel do The Band comete suicídio
Em 26/03/1977: The Band lança o álbum "Islands", último a contar com a formação original
Em 28/02/1969: The Band faz sua primeira apresentação ao vivo no Winterland, Califórnia

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Pedro Canuto

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas