Resenha - Eternal Suffering - Neófito

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Eternal Suffering - Neófito


  | Comentários:

Embora o release informe se tratar de um conjunto death/doom metal, é bem verdade que os caras tocam um thrash/death técnico e criativo, sem ser ultraveloz. É claro que há elementos doom, mas são limitados a poucas passagens. E nesses mais de 15 anos de formação, demonstram grande maturidade musical. Prova disso foi “Eternal Suffering” aparecer entre os 10 melhores lançamentos do ano no site www.novometal.com, ao lado de bandas como Korzus, Genocídio, Torture Squad e Makinária Rock, além de terem sido uma das bandas escolhidas pela revista Roadie Crew para o Wacken Metal Battle – SC.

Nota: 7

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Abrindo o trabalho de forma promissora, “Cold Ilusion”, a melhor do álbum, já chama a atenção do ouvinte e dá o toque do que está por vir. Depois, a variação de ritmos de “The Birds” também é uma boa pedida para quem não curte a mesmice na música extrema. Já o som que dá nome ao álbum começa com um trabalho guitarras muito bom, e depois descamba para a porradaria com andamento empolgante. É talvez a mais diversificada do disco. “instrumental”, por sua vez, é a composição mais direta da Neófito. Seu final é muito bom, embora termine em um fade out meio inesperado.

Depois, vem a grande rifferama de “1452 Eternepvngt”, com uma cadência legalzinha. Culmina em mais um solo lindo. Essa traz boa parte das características doom do grupo, enquanto “Sr. Tyrants”, a mais curta de todas, vem mais no pique death metal cru. E fechando, “King of Fears” também apresenta grandes alternâncias de batidas, mas feitas de maneira competente, finalizando em um instrumental bastante melancólico.

O vocalista/guitarrista Rafael Ghislandi é bastante eficiente, e seu companheiro das seis cordas, Rafael Tizatto, dá uma boa aula com seu instrumento. São sem sombra de dúvida músicos competentes, mas Guilherme Letti poderia ousar um pouco mais em sua bateria.

De forma global, as músicas são bem trabalhadas e estruturadas. Esse talvez seja o maior trunfo da Neófito. Destaques também para os belos, profundos e inspirados solos.

A capa é muito bonita e representa bem o trabalho dos caras.
Mas é preciso ser dito: faltou um cuidado na gravação, que prejudicou o play. Lembra aquelas produções de bandas thrash/death do final dos anos 80/começo dos anos 90, com um reverb típico da época. Tenham a sonoridade do “Schizophrenia” (Sepultura) como base para uma comparação. Corta um pouco o tesão da audição, mas ainda sim, consegue transmitir o feeling raivoso do quarteto.

Tá aí uma boa banda de metal que merecidamente vem ganhando espaço no underground. Um caprichozinho maior na próxima empreitada, e aí, estarão tinindo!

PS: Para constar, recebi e-mail do guitarrista Rafael Tizatto explicando que na verdade ¨Eternal Suffering¨ foi gravado em 1996, mas com a banda encerrando suas atividades nesse ano, o material ficou guardado, sendo lançado só em 2010, com o retorno do grupo, o que explica um pouco da sonoridade ¨old school¨ do disco.

TRACKLIST
1- Cold Ilusion
2- The Birds
3- Empty
4- Eternal Suffering
5- Instrumental
6- 1452 Eternepvngt
7- Sr. Tyrants
8- King of Fears

Neófito – Eternal Suffering
Independente – 2010 - Brasil

Link para download:
http://www.metalmedia.com.br/neofito
http://www.myspace.com/neofitometal

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Neófito"

Neófito: Tempo de estrada ajuda no aprimoramento
Neófito: Entre a realidade e o Death Metal
Neófito: Death Metal não convencional
Neófito: Death onde não impera originalidade, e sim feeling
Neófito: EP é um abuso de peso e agressividade
Neófito: Trabalho "old school" gravado em 1996
Neófito: banda em destaque na mídia "mainstream"
Neófito: entrevista para Jornal do Almoço, da TV RBS
Neófito: entrevista para jornal catarinense
Neófito: lançamento de álbum online e gratuito
Neófito: banda organiza o 1° Neófito Rock Fest em SC
Neófito

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas