Dio: Essencial para entender o motivo da devoção a ele

Resenha - At Donington UK: Live 1983 & 1987 - Dio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Elton Sena, Fonte: Music is my Core
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Tudo o que poderia ser dito de bom a respeito do Dio já disseram. Todos vimos as homenagens que lhe ofereceram quando de sua súbita e inesperada morte. Dio deixou um legado imenso na música, seja nas bandas que passou ou em sua carreira solo. O álbum “At Donington UK: Live 1983 & 1987” traz um pouco desse legado para acalmar nossos ouvidos carentes por um pouco mais da voz desse gigante da música.
Black Sabbath: em vídeo, Ozzy Osbourne vs. Ronnie James DioNirvana e Foo Fighters: bizarra semelhança entre os membros

Todos esperavam por um disco ao vivo do início de sua carreira solo. At Donington UK preenche esse vazio na discografia, e o faz com grandes méritos. Registro de duas apresentações de Dio no festival Monsters Of Rock, na cidade de Donington, nos anos de 1983 e 1987, durante as turnês dos álbuns Holy Diver e Dream Evil, respectivamente, os CDs trazem setlists impecáveis cobrindo a carreira de Dio como um todo, passando pelas bandas que integrou e por sua carreira solo.

O primeiro CD abre com "Stand Up And Shout" e "Straight Throug The Heart" de seu então recém lançado álbum Holy Diver, continua com uma das melhores de ambos os discos, "Children Of The Sea", com uma interpretação sensacional de Dio onde mostra do que era capaz. "Rainbow In The Dark" e "Holy Diver" dão seguimento ao show e já mostravam que se tornariam clássicos absolutos do Rock/Metal. Tem então um solo de bateria de Vinnie Appice, em seguida "Stargazer", do RAINBOW, e depois um solo de guitarra de Vivian Campbell. Chegamos então a "Heaven And Hell" música gravada por Dio em sua passagem pelo BLACK SABBATH, sua interpretação nessa música é de uma qualidade suprema. Fechando o disco temos um medley de "Man On The Silver Mountain" e "Startruck".

O segundo CD abre com a música título do álbum que estava sendo promovido "Dream Evil", segue por "Neon Knights" (BLACK SABBATH), "Naked In The Rain" e "Rock And Roll Children" (DIO). A próxima é "Long Live Rock 'n' Roll" do RAINBOW, "The Last In Line" mantém o nível do show no mais alto nível. "Children Of The Sea" e "Holy Diver" são os clássicos seguintes a serem apresentados. A obrigatória "Heaven And Hell" dá as caras novamente seguida de "Man On The Silver Mountain". Temos então o que, em minha opinião, é o destaque desse show de 1987, "All The Fools Sailed Away", música presente no disco Dream Evil e que é, para mim, umas das melhores de toda a carreira do Dio. Temos então a volta de "The Last In Line" e fechando o concerto, e também o CD, "Rainbow In The Dark".

A qualidade de áudio está muito boa, ligeiramente melhor no primeiro disco, as bandas são muito boas e executam as músicas com perfeição. Dio é um capítulo a parte, cativa a todos com sua performance e carisma além de ter uma das melhores vozes do Rock/Metal.

A parte gráfica do pacote merece também destaque, lançado aqui pela Hellion em um digipack muito bonito e com um acabamento muito bom, embalagens assim faz com que compremos material original.

Disco essencial para quem deseja conhecer e entender o por que de tamanha devoção a Dio, e as bandas por onde passou, como também é um disco lançado para os fãs que ainda estão de luto pela perda desse pilar da cultura do Rock e Metal. Comprem sem medo.

É como diz a vinheta que inicia o show de 1987: DIO. Rock 'n' Roll!

Tracklist:
CD 1: 1983
01. Stand Up And Shout
02. Straight Through The Heart
03. Children Of The Sea
04. Rainbow In The Dark
05. Holy Diver
06. Drum Solo
07. Stargazer
08. Guitar Solo
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. Starstruck
12. Man On The Silver Mountain (Reprise)

CD 2: 1987
01. Dream Evil
02. Neon Knights
03. Naked In The Rain
04. Rock And Roll Children
05. Long Live Rock ‘n’ Roll
06. The Last In Line
07. Children Of The Sea
08. Holy Diver
09. Heaven And Hell
10. Man On The Silver Mountain
11. All The Fools Sailed Away
12. The Last In Line (Reprise)
13. Rainbow In The Dark

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e Metal
Doze ótimos álbuns para iniciantes

Black Sabbath: em vídeo, Ozzy Osbourne vs. Ronnie James DioBlend Guitar: em vídeo, as dez maiores bandas de Heavy MetalRock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaTodas as matérias e notícias sobre "Dio"

Heavy Metal
Os vinte melhores álbuns da década de 80

Zakk Wylde
Reiterando comentário sobre fase Dio do Sabbath

Ronnie James Dio
Demitido do Rainbow por não compor músicas comerciais

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dio"

Nirvana e Foo Fighters
Bizarra semelhança entre os membros

Guitarristas
Você consegue identificar todos nesta imagem?

Led Zeppelin
Sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973

Heavy Metal: 10 músicas inspiradas em heróis de quadrinhosGhost: De quais bandas brasileiras eles gostam?AC/DC: Axl conta por que Angus vive correndo no palcoSlayer: Kerry King arrebenta mostrando os riffs da banda em vídeoGilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigoAndreas Kisser: "Pirataria é o efeito colateral do monopólio!"

Sobre Elton Sena

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online