WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Return Of A King - Steel Tormentor

Irlandeses persistentes...! O STEEL TORMENTOR está batalhando desde o distante 1996, soltou uma infinidade de demos e um debut batizado como "Unleashed" em 2004, disco que começou a tornar a banda conhecida entre os amantes da faceta tradicional do Heavy Metal. O moicano, vocalista e guitarrista James Kelly simplesmente vem passando por cima de todas as dificuldades e agora está liberando "Return Of The King", uma verdadeira homenagem aos ícones do estilo.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
"Return Of The King" segue de forma bastante simples, movido a riffs galopantes, carregado de solos e melodias, além de refrões com forte apelo épico. O Steel Tormentor não possui nenhuma pretensão além de executar sua música da forma mais honesta possível, e dentro de suas capacidades técnicas – um objetivo alcançado confortavelmente. Certamente, o desempenho vocal de Kelly é digno de nota, oscilando entre o ríspido e melódico, e remetendo ao saudoso Quorton (Bathory).

O áudio está muito acima da qualidade oferecida pelo debut. A gravação de "Return Of The King" é calculadamente suja e robusta, sempre priorizando o peso de cada instrumento. Ainda que "Warrior" e "Soul Stealer" sejam os grandes destaques por aqui, há excelentes composições espalhadas por todos os 44 minutos da audição, e que deixam transparecer as influências do Steel Tormentor, entre elas a primeira fase do Iron Maiden, Diamond Head, Judas Priest e, até mesmo, o norte-americano Metal Church mostra suas caras.

Ok, em pleno novo milênio muitos virão a considerar a proposta do Steel Tormentor como ultrapassada. Certamente, mas também é indiscutível o fato de que os nomes clássicos do estilo, aliado aos muitos grupos emergentes da nova geração, ainda mantém a relevância do Heavy Metal Tradicional. Assim, o leitor que não abre mão de sons 'old school' provavelmente será agraciado por grandes momentos durante a audição deste exultante "Return Of The King". Um belo trabalho!

Contato:
http://www.steeltormentor.com/
http://www.myspace.com/themightysteeltormentor

Formação:
James Kelly - voz e guitarra
Norman Rafter - guitarra
Paul Newell - baixo
Kevin Ryder - bateria

Steel Tormentor - Return Of A King
(2010 / Nephin Records - importado)

01. Ghost Of Avalon
02. Evil Coming
03. Armageddon
04. Warrior
05. Soul Stealer
06. Into The Black
07. Return Of A King
08. Warrior (single edit)

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Steel Tormentor

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Nirvana: "Kurt Cobain era meio pau no cu", diz produtorNirvana
"Kurt Cobain era meio pau no cu", diz produtor
Twisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"Twisted Sister
Dee Snider: "Ser pobre e famoso é uma merda"
Iron Maiden: a concepção original de EddieIron Maiden
A concepção original e os primórdios do mascote Eddie