WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

At The Edge of Time - Blind Guardian

Por Thiago El Cid Cardim | Em 30/12/10
Enviar por emailEnviar correção

Imagine a seguinte mistura: a força power metal de “Imaginations from the Other Side” + a pompa épica de “Nightfall in Middle-Earth” + o respiro progressivo de “A Night at the Opera” + a modernidade despreocupada de “A Twist in the Myth”. O resultado? Simples: “At The Edge of Time”, mais recente disco dos bardos germânicos do Blind Guardian e, inegavelmente, o melhor lançamento de sua discografia desde “Nightfall”. Estamos falando, resumidamente, de um disco que busca referências no passado, o que deve agradar a parcela mais purista de seus seguidores, mas sem se tornar saudosista de maneira pedante.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Pode parecer óbvio, vindo de um sujeito que é fã declarado da banda, dizer que “At The Edge of Time” entrou disparado na minha lista dos melhores do ano. Mas é a mais pura verdade, o que eu posso fazer? =D

A abertura da bolacha vem de maneira mais do que grandiosa, com “Sacred World”, uma espécie de versão anabolizada com orquestras da canção que a banda compôs para o videogame de fantasia “Sacred 2: Fallen Angel”. Por sinal, vale lembrar que este disco é o primeiro no qual o quarteto germânico trabalha com uma orquestra de verdade – no caso, a FILMharmonic Orchestra de Praga, especializada em trilhas sonoras. Com seus mais de nove minutos, “Sacred World” dá de lavada na igualmente imensa “And Then There Was Silence” (do mediano “A Night at the Opera”), em especial no que diz respeito ao caráter épico. E disso o Blind Guardian entende melhor do que ninguém.

O título de melhor refrão, aquele com mais potencial para levantar o público nas apresentações ao vivo, fica para o bombástica “Valkyries” – porque, afinal de contas, é impossível resistir a cantar junto quando Hansi e sua trupe entoam, com inspiração nórdica, que “Valkyries will guide us home”. Se você procura aquelas baladas do tipo “Bard’s Song” e “Skalds and Shadows”, que a banda faz tão bem e lhes dão merecidamente o título de “bardos”, em “At The Edge of Time” você vai encontrar duas. Com uma inspiração celta descarada, “Curse My Name” é do tipo música deliciosa, quase ambiente, que faz entrar no clima imediatamente sem que se perceba. E é a toada praticamente acústica que dá a cara para “War of Thrones”, inspirada no livro “A Guerra dos Tronos”, primeiro volume de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, lançado recentemente no Brasil.

As referências literárias continuam na ótima “Control the Divine”, uma faixa rápida e acelerada na melhor tradição do Blind Guardian clássico – e que faz referência direta ao poema medieval “Paraíso Perdido”, obra de John Milton sobre a queda do anjo Lúcifer do céu ao inferno. E de volta às obras de Michael Moorcock, Hansi Kürsch abre as portas para o Multiverso na igualmente empolgante e veloz “Tanelorn”, cujo tema já tinha sido abordado em “The Quest for Tanelorn”, do disco “Somewhere Far Beyond”.

Aliás, por falar em Hansi, há de se ressaltar novamente que a performance do vocalista melhora a cada disco – e olha que o grupo lança um a cada quatro anos. Desta vez, diferente do que se pôde ouvir em “A Twist in the Myth”, ele canta não só de maneira intensa e visceral, mas também interpreta muito mais. É possível ouvi-lo, numa mesma música, sussurrando de maneira doce e meiga e, na seqüência, urrando com violência de maneira rasgada. Hansi ousa mais, evita ficar na sua zona de conforto. E o resultado é perfeito.

A constatação final sobre “At the Edge of Time” pode parecer óbvia, mas precisa ser escrita: se a banda quiser continuar demorando estes quatro anos de intervalo entre um disco de inéditas e o próximo, tudo bem. Se eles continuarem nos entregando bolachas cheias de classe, bom gosto e elegância metálica, a gente não se incomoda em esperar. Não mesmo.

Line-up:
Hansi Kürsch – Vocal
André Olbrich – Guitarra
Marcus Siepen – Guitarra
Frederik Ehmke – Bateria

Tracklist:
1) Sacred Worlds
2) Tanelorn (Into the Void)
3) Road of No Release
4) Ride into Obsession
5) Curse My Name
6) Valkyries
7) Control the Divine
8) War of the Thrones
9) A Voice in the Dark
10) Wheel of Time

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Blind Guardian

Curiosidades - Blind Guardian: o melhor das guitarras de André Olbrich
Resenhas de CDs e DVDs - Memories Of A Time To Come - Blind Guardian
Blind Guardian: Marcus comenta tour na América do Sul [05/05/12]
Blind Guardian: vocalista participa do Programa MoitaRock [27/04/12]
Blind Guardian: video no Largo da Ordem, em Curitiba [26/04/12]
Blind Guardian: mostrando que realmente gostam do Brasil [26/04/12]
Humor - Blind Guardian x Rhapsody Of Fire: entenda a diferença
Blind Guardian: Hansi Kursch posando com camiseta do SPFC [26/04/12]
Blind Guardian e Grave Digger: fotos de SP no Flickr [25/04/12]
Resenhas de Shows - Blind Guardian: The Bard's Night (Credicard Hall, São Pa...
Mais matérias sobre Blind Guardian

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no mundodeelcid.blogspot.com.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.