Avenged Sevenfold: composições diferentes, mas melhores

Resenha - Nightmare - Avenged Sevenfold

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben AmiScopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
O Avenged Sevenfold se envolveu em um verdadeiro turbilhão nos últimos tempos... Os norte-americanos seguiam em uma promissora fase comercial, mas eis que em dezembro de 2009 o baterista James 'The Rev' Sullivan morre aos 28 anos, intoxicado por uma infeliz combinação de drogas. Em meio a isso, seu novo disco estava sendo concebido e contou com Mike Portnoy (Dream Theater) para gravar as partes de bateria – mas o inesperado foi o anúncio de que ele iria passar uns tempos no Avenged Sevenfold, inclusive 'tirando umas férias' de sua (talvez ex?) banda progressiva, o que repercutiu pessimamente entre os fãs do Dream Theater.
Avenged Sevenfold: guitarrista dá aula de humildadeAxl Rose: "tomo muito cuidado com minha voz"

De qualquer forma, "Nightmare" é um quinto álbum de estúdio que obviamente segue focado nos últimos acontecimentos e que, de uma forma ou outra, conferiu um tom mais sério e obscuro ao repertório. Musicalmente, o novo trabalho continua com a expansão sonora iniciada timidamente no excelente "City Of Evil" (05) e que, posteriormente, foi intensificada no auto-intitulado "Avenged Sevenfold" (07). Ou seja, a banda continua se afastando de suas raízes Metalcore – e 'afastando' não significa 'abolindo', que fique claro.

Assim, aquele Metalcore furioso e de tendências juvenis está se transformando em algo mais complexo ao mesclar sua faceta pesada e melódica a uma considerável gama de estilos, e some aí um fator emocional tão sincero que passa longe de soar apelativo. E, mesmo que algumas dessas aventuras sonoras transpareçam um evidente experimentalismo, como os pianos, assobios e cornetas em "Danger Line", tudo parece funcionar confortavelmente bem. Simplificando: as composições estão diferentes, mas geralmente melhores.

O disco possui canções tão distintas entre si, que, em um primeiro momento, poderá intrigar o ouvinte. Mas as audições vão se sucedendo umas às outras e invocando muitas emoções diferentes, desde os riffs pesados de "God Hates Us" (com o versátil M. Shadows voltando a gritar), até as belíssimas baladas "So Far Away" e "Tonight The World Dies", e o encerramento com "Save Me", cujos 11 minutos são recheados com várias mudanças de ritmos. E, pelo caminho, o Avenged Sevenfold mostra inspiração em composições que tendem ao mainstrean, mas longe de serem estéreis.

Dedicado à memória do falecido baterista – e o disco traz uma bonita foto neste sentido – o Avenged Sevenfold amadureceu a ponto de, talvez, atingir novos níveis de aceitação que não seja somente o público da nova geração. Comprovando a boa fase, "Nightmare" atingiu o top 5 das paradas do Reino Unido e o primeiro lugar nos Estados Unidos... É claro que, apesar de ser um bom disco, este resultado também fica atrelado à repercussão que a mídia fez acerca da morte prematura de The Rev, mas e daí? Ainda assim é um belo feito.

Contato:
http://www.avengedsevenfold.com
http://www.myspace.com/avengedsevenfold

Formação:
Matthew Charles Sanders (M. Shadows) - voz
Zachary James Baker (Zacky Vengeance) - guitarra
Brian Elwin Haner (Synyster Gates) - guitarra
Jonathan Lewis Seward (Johnny Christ) - baixo
Mike Portnoy - bateria

Avenged Sevenfold - Nightmare
(2010 / Warner Music - nacional)

01. Nightmare
02. Welcome To The Family
03. Danger Line
04. Buried Alive
05. Natural Born Killer
06. So Far Away
07. God Hates Us
08. Victim
09. Tonight The World Dies
10. Fiction
11. Save Me

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Nightmare - Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold: Falta de músicas mais pesadas atrapalhaAvenged Sevenfold: Hard Rock turbinado por doses de Metal

A7X
Guitarrista dá aula de humildade ao responder sobre elogios

Shows: veja quanto Sabbath, A7X, Red Hot e Disturbed faturaramAvenged Sevenfold: Johnny Christ fala sobre os bateristasRock e Metal: em vídeo, as 10 despedidas mais épicas da históriaTodas as matérias e notícias sobre "Avenged Sevenfold"

Guitar World
Os 50 guitarristas mais rápidos de todos os tempos

Avenged Sevenfold
O maior circle pit do Rock Am Ring?

Avenged Sevenfold
As 10 melhores músicas da banda

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Avenged Sevenfold"

Axl Rose
"Tomo muito cuidado com minha voz"

Mortes em 2014
Rockstars e pessoas ligadas que nos deixaram

Led Zeppelin
O lendário solo de bateria de John Bonham

A História do Baixo ElétricoGaleria - Fotos ousadas da sensual vocalista do WitchcrafTBento Araújo - A coleção de classic rock do editor do Poeira ZineSebastian Bach: Ele é uma diva e não quer tocar em casas pequenasGuns N' Roses: Análise vocal de Axl RoseKiko Loureiro: "Sou integrante da banda, não músico de apoio"

Sobre Ben AmiScopinho

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ben AmiScopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online