Devian: Legion e Emil longe da sonoridade do Marduk

Resenha - Ninewinged Serpent - Devian

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
A banda sueca Devian já nasceu cercada de expectativas. A razão para isso é muito simples: o grupo foi formado em 2006 pelo vocalista Erik Hagstedt – conhecido mundialmente como Legion – e pelo baterista Emil Dragutinovic após ambos se desligarem do Marduk, um dos maiores ícones do black metal contemporâneo.
Heavy Metal: Loudwire elege 11 melhores álbuns dos 80sPapai Truezão: astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos

Legion e Emil juntaram-se aos guitarristas Jonas “Joinus” Mattson (ex-Nominon) e ao baixista Tomas Nilsson (ex-Suicidal Seduction), e rapidamente conseguiram um contrato com a Century Media. O primeiro álbum dos caras, "Ninewinged Serpent", chegou às lojas em 2007, e agora está ganhando uma versão nacional lançada pela Hellion Records.

O som do Devian é diferente daquele que Legion e Emil faziam em seus tempos de Marduk. As letras e títulos provocantes e blasfemos, uma das marcas registradas de Legion, continuam presentes, mas a música do Devian vai além do black metal, adicionando influências de thrash, death e heavy metal tradicional. Essas características fazem com que a sonoridade do Devian, mesmo sendo estupidamente brutal, seja mais acessível que a do Marduk. Estão lá o peso, a velocidade e a atmosfera maligna que se espera de um trabalho encabeçado por um cara como Legion, mas a banda vai além e mostra, além do talento conhecido dos músicos envolvidos, muita personalidade.

Um aspecto digno de elogio é o fato de a banda optar por uma produção atual e moderna, deixando de lado a sonoridade propositalmente tosca característica das bandas black do início dos anos noventa. O que se ouve em "Ninewinged Serpent" é um som pesadíssimo, repleto de agressividade e groove. Méritos do produtor Rickard Kottelin e da mixagem de Fredrik Nordström (At the Gates, Arch Enemy, Dimmu Borgir), que souberam fazer o grupo soar atual sem abrir mão de suas características.

O resultado final é um álbum bastante homogêneo, com dez faixas de grande qualidade. Uma atmosfera malévola ronda as canções, que ficam ainda mais fortes devido à ótima performance dos músicos, principalmente Legion.

Só pra constar, o Devian lançou em 2008 seu segundo disco, "God to the Illfated", que alcançou bastante repercussão devido ao clipe da faixa “Assailant”, no qual Legion é capturado e torturado por um grupo de fanáticos religiosos.

"Ninewinged Serpent" é um álbum muito bom, um início promissor para esse novo capítulo na carreira de dois dos mais importantes músicos do metal extremo. O som, uma mistura de death e black metal, irá agradar em cheio os fãs de ambos os estilos. Se você é um deles, encare sem medo!

Faixas:
1 Serenade for the Fallen 1:27
2 Dressed in Blood 5:07
3 Heresy 5:05
4 Scarred 3:50
5 Suffer the Fools 4:37
6 Fatalist 4:03
7 Gemini Is the Snake 6:35
8 Instigator 5:11
9 Remnant Song 4:13
10 Ninewinged Serpent 5:07

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Ninewinged Serpent - Devian

Devian: Legion unindo forças a outro ex-Marduk

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Devian"

Heavy Metal
Loudwire elege 11 melhores álbuns dos 80s

Papai Truezão
Astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos

Thin Lizzy
"Whiskey in the Jar" já era cantada há centenas de anos

Regis Tadeu: o chororô insuportável do Red Hot Chili PeppersGuns N' Roses: os esqueletos guardados no baú da bandaJudas Priest: Rob Halford compara Lady Gaga a MadonnaSlash conta qual foi o disco que mudou sua vidaMike Portnoy: "Bateria não é trabalho para fracotes"Kerrang: os melhores singles já lançados

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online