Resenha - Final Frontier - Iron Maiden

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Final Frontier - Iron Maiden

Traduzido por Invisible Kid | Fonte: Basement Galaxy

  | Comentários:

Autor da primeira resenha do "The Final Frontier", o canadense Adrien Begrand voltou a escrever sobre o novo álbum do IRON MAIDEN, com lançamento marcado para 16/08/2010.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem

Iron Maiden: resenha misteriosa fala em "novo ápice"

Responsável por resenhar centenas de álbuns dos mais variados artistas, o jornalista começou sua carreira em 1986, quando apontou "Somewhere In Time" como Álbum do Ano entre todas as categorias. Abaixo, os destaques do descontraído texto publicado recentemente em seu blog.

"The Final Frontier" é bom. Muito bom. Ouço Iron Maiden há 26 anos, e sei dizer quando um álbum deles é bom ou ruim. Com base nas audições que fiz, minha reação inicial é equipará-lo ao "Brave New World" (2000). Não necessariamente uma reinvenção, mas uma nova demonstração do tanto de pegada e inspiração que a banda continua tendo 11 anos após o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith.

Com 76 minutos, há um caminhão de coisas a digerir, mas não é como o caso do Metallica, que usa os 79 minutos de um CD como desculpa para, de maneira egoísta, entuchar todo tipo de material de segunda mão, dizendo que querem "dar aos fãs o máximo possível". Essas 10 músicas se sustentam, ou pelo menos dão a sensação de que vão se sustentar, depois de audições futuras. Cada uma é memorável.

Gosto da seqüência das músicas. Depois da intro absolutamente insana de "Satellite 15" - o material mais pesado já gravado pelo Iron Maiden - as primeiras músicas têm uma pegada forte de hard rock dos anos 70. Não por acaso, Adrian Smith está por trás desses riffs grudentos. Junto com Steve Harris, ele admite a pesada influência de UFO e Thin Lizzy, que ambos tiveram prazer ao explorar.

"The Final Frontier", como provavelmente todos já sabem, é uma bela música, uma maneira fantástica de começar o álbum. "El Dorado" traz uma galopada sólida que já se transformou num momento ao vivo excepcional. "Mother of Mercy" é mais obscura, mas ainda concisa (com um refrão bem marcante, que ainda me surge na cabeça), enquanto "Coming Home" desacelera as coisas só um pouco. Sem ser exatamente uma balada, traz um olhar pensativo sobre a turnê que resultou no "Flight 666", com a letra de Bruce Dickinson inpirada por sua visão do cockpit da grande aeronave.

"The Alchemist", inspirada em John Dee (cientista e ocultista do século 16), é provavelmente a mais fraca ou mais comum do álbum. Depois dela, as coisas ficam realmente interessantes. As músicas ficam mais longas, mais labirínticas, um pouco mais experimentais. "Isle of Avalon" é absurdamente boa, com destaque para uma progressão teatral, guitarras dissonantes que adicionam tensão, um intervalo legal liderado por Harris, e os melhores solos de guitarra do álbum. "Starblind" revisita os sons no estilo sintetizado do "Somewhere in Time" e é puxada por uma performance eletrizante de Dickinson.

"The Talisman" traz a quintessência do Maiden, uma música que aperta todos os botões aos quais os fãs se acostumaram: construção lenta, mudança explosiva de tempo, grande refrão. Uma fórmula consagrada, mas que, ao contrário de algumas faixas do passado, não soa batida.

Dá para ver que "The Man Who Would Be King" surgiu de uma idéia de Dave Murray. Dá para identificar aquelas melodias dele a quilômetros de distância. A maior surpresa é guardada para o fim, já que "Where The Wild Wind Blows" é um épico de 11 minutos de Steve Harris, mas não na mesma linha de "Rime of The Ancient Mariner" ou "Sign of The Cross". Ao longo dos anos, as músicas que ele assina sozinho começaram a me afetar um pouco. Fato é que ele pode ser previsível, e em nossa entrevista ele admitiu isso… numa música de Harris, você sempre sabe o que vem depois; ele tem usado a mesma moldura [template] desde "Alexander The Great" ou talvez antes. Então "Where The Wild Wind Blows" soa um pouco chocante, porque desta vez Harris resiste completamente a essa tendência , com uma música que é mais sutil e do que grandiosa. Construída em torno de uma melodia simples mas bem marcante, ela realmente cresce aqui e ali, mas nunca explode naquelas galopadas que esperamos, mantendo o mesmo ritmo controlado. Bruce acompanha de acordo; seu vocal não é exagerado, mas sim muito disciplinado. A letra apresenta um personagem profundamente arrependido, que flerta com a paranóia grave. Uma nota bastante melancólica fecha o álbum, ao invés de um final cheio de floreios.

Eu gostaria de ouvir o álbum de novo só para ver como vai soar, mas como vocês, tenho de esperar até a data de lançamento. Fora as duas sessões de audição, não haverá qualquer material adiantado. Cópias promocionais não serão distribuídas, num esforço para proteger o produto. Eu não esperaria que este álbum vazasse de maneira alguma. A segurança é realmente cerrada. Mas, no mínimo, posso dizer que daqui a pouco mais de um mês, a espera definitivamente terá valido a pena.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Final Frontier - Iron Maiden

Iron Maiden: "The Final Frontier" entre os 9 melhores da donzela
Iron Maiden: Deixar de enxergar certos fatos soa absurdo
Iron Maiden: CD mais maduro e coeso desde a volta do Bruce
Iron Maiden: ninguém em cima do muro sobre um novo disco
Iron Maiden: boas idéias perdidas em variações e repetições
Equívoco: Iron Maiden fazendo rock progressivo?
Iron Maiden: não há como ficar indiferente ao novo álbum
Iron Maiden: a velha Donzela explorando novos territórios
Iron Maiden: um disco para analisar os mínimos detalhes
Iron Maiden: primeiro e último são extremos da mesma linha
Iron Maiden: o futuro da banda está em "The Final Frontier"
Iron Maiden: primeiro review faixa-a-faixa do novo álbum
Iron Maiden: resenha misteriosa fala em "novo ápice"
Álbum traduzido: The Final Frontier, do Iron Maiden


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Iron Maiden: Rachel Sheherazade testa conhecimentos sobre a banda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Invisible Kid

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas