Resenha - Orgulho, Paixão e Glória - Metallica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Orgulho, Paixão e Glória - Metallica


  | Comentários:

O METALLICA é, sem dúvidas, a banda de heavy metal mais popular do planeta na atualidade (e talvez em toda a história do gênero). Mas toda moeda tem duas faces: por um lado, essa fama é interpretada como uma traição pelos fãs mais "true" – os eternos viúvos e viúvas do (genial, diga-se) Cliff Burton, aqueles que acham que toda a banda morreu após "Master of Puppets" (1986). Por outro, aproxima um gênero musical muitas vezes hermético e quase inacessível de um público bem mais abrangente e diferente dos headbangers tradicionais. O lançamento "Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México", em sua versão integral (com dois CDs e dois DVDs), retrata fielmente esta dualidade, que é fortemente perceptível na atual boa fase da banda.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Lançado apenas na América Latina, e em sua versão integral apenas no Brasil e no México, "Orgulho, Paixão e Glória" é um relato extenso e completo dos três concertos que os thrashers da Bay Area promoveram no Foro Sol, na Cidade do México, nos dias 4, 6 e 7 de junho de 2009. Em mais de quatro horas de vídeo (nos dois DVDs) e mais de duas horas de áudio (nos dois CDs), é possível sentir de perto a energia e a qualidade de três noites verdadeiramente especiais, com clima digno de superprodução.

O México, aliás, marca presença novamente na discografia do METALLICA. Vale lembrar que parte do memorável ao vivo "Live Sh*t: Binge & Purge" (1993), lançado inicialmente em três CDs e três fitas VHS (e mais tarde em dois DVDs), é proveniente de um excelente show na capital asteca. Mais uma vez, a Cidade do México comprova que não à toa foi escolhida pelo quarteto para um novo registro de palco.

O público mexicano, por sinal, ganha um papel de protagonismo ao longo dos registros em vídeo - isso sem falar na energia que se pode ouvir e sentir nos CDs e DVDs. Diversos fãs, dos mais variados perfis e idades, são retratados em suas trajetórias a caminho do Foro Sol. As imagens capturam de forma interessante a expectativa, a preparação, a ansiedade e a paixão de garotas adolescentes, que visivelmente descobriram a banda num passado recente, e de bangers com mais rodagem, que testemunharam o METALLICA desde os tempos do vinil. Numa linguagem mais próxima ao documentário, todos os caminhos de "Orgulho, Paixão e Glória" convergem para o Foro Sol, que literalmente pulsa e fervilha ao som do thrash metal.

A abordagem para os vídeos, por sinal, é uma boa imagem da dualidade - metal x popularidade - citada no começo deste review. A levada documentarista, certamente uma herança do premiado "Some Kind of Monster" (2004), dá mais fluidez e humanidade a um vídeo que poderia se restringir ao mero registro dos shows. Por outro lado, para quem está apenas interessado na performance da banda, a edição mesclando música e historinhas atrapalha consideravelmente a experiência promovida pelos DVDs. Mais um desafio para quem tenta agradar a gregos (não-bangers e recém-convertidos) e troianos (os "true").

Porém, a atmosfera por trás de "Orgulho, Paixão e Glória" é bem diferente da penumbra que acompanhava "Some Kind of Monster". Se este documentário mostrava, de forma até exagerada – é evidente que muitas das "sessões divã" registradas nesse documentário foram forjadas para as câmeras –, uma banda desestruturada e em frangalhos, tentando se recuperar às custas de um disco pretensamente "cru" e de qualidade altamente questionável ("St. Anger" - 2003), "Orgulho..." retrata um METALLICA em excelente forma, coeso e amparado num lançamento verdadeiramente sólido ("Death Magnetic" - 2008).

Mise-en-scène à parte, é a música que faz deste lançamento um autêntico "must have" para os fãs – sejam eles "true" ou não. O repertório é o mesmo da recente passagem pela América Latina da turnê "World Magnetic" – para conferir detalhes do primeiro show do METALLICA em São Paulo, no dia 30 de janeiro de 2010, clique no link abaixo. A vantagem é que "Orgulho, Paixão e Glória" traz mais de 30 músicas diferentes, registradas em CD e/ou DVD.

Metallica: Em Sampa, um show para ficar na memória

São faixas que passam por quase toda a carreira e discografia da banda, exceção feita a "Load" (1996) e "St. Anger" (por que será??). Desde o seminal "Kill'Em All" (1983), representado por petardos como "Hit the Lights" e "No Remorse" (além da elementar "Seek & Destroy"), até as faixas de trabalho de "Death Magnetic", das quais se destacam "All Nightmare Long" e "Broken, Beat & Scarred", o registro traz um interessante mosaico dos mais de 25 anos de carreira do quarteto.

Para os fãs mais antigos, é muito legal ver recuperadas grandes músicas de álbuns como "Ride the Lightning" (1984), nota para "Trapped Under Ice" e a própria faixa-título; "Master of Puppets" ("Disposable Heroes") ou "...And Justice For All" (1988), como "Harvester of Sorrow" e "Dyers Eve". Enfim, a banda teve o capricho de levantar temas não tão frequentes nos setlists de turnês mais recentes.

Já para os fãs mais soft – olha a dualidade aí de novo... -, o cardápio de hits é bem representado por "Enter Sandman", "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven" (todas do controverso, mas inegavelmente bom, "Metallica", também conhecido como "Black Album", de 1991), entre outras. Também há um interessante cardápio de covers, como "Turn the Page" (de BOB SEGER) e "The Wait" (do KILLING JOKE), ambos registrados pelo METALLICA em "Garage Inc.", de 1998.

Por sua abrangência e por sua qualidade, "Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México" merece um lugar na prateleira de fãs antigos ("true") ou novos ("posers") desta verdadeira instituição do heavy metal.

Seja você contra ou a favor da popularidade estelar conquistada por James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Robert Trujillo (mais recentemente), uma coisa não dá para negar: eles estão colhendo os frutos (merecidos) de uma trajetória sólida, construída com (muitos) acertos e (alguns) erros. Assim é o METALLICA e a sua "grande família", tão exaltada por Hetfield nos shows.

"Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México"

DVD 1:
1. The Ecstasy Of Gold
2. Creeping Death
3. For Whom The Bell Tolls
4. Ride The Lightning
5. Disposable Heroes
6. One
7. Broken, Beat & Scarred
8. The Memory Remains
9. Sad But True
10. The Unforgiven
11. All Nightmare Long
12. The Day That Never Comes
13. Master of Puppets
14. Fight Fire With Fire
15. Nothing Else Matters
16. Enter Sandman
17. The Wait
18. Hit The Lights
19. Seek and Destroy

DVD 2:
01. That Was Just Your Life
02. The End Of The Line
03. Holier Than Thou
04. Cyanide
05. Blackened
06. Helpless
07. Trapped Under Ice
08. Turn The Page
09. The Prince
10. No Remorse
11. Fuel
12. Wherever I May Roam
13. Harvester Of Sorrow
14. Fade To Black
15. ...And Justice For All
16. Dyers Eve

CD1:
01. The Ecstasy Of Gold
02. Creeping Death
03. For Whom The Bell Tolls
04. Ride The Lightning
05. Disposable Heroes
06. One
07. Broken, Beat & Scarred
08. The Memory Remains
09. Sad But True
10. The Unforgiven

CD2:
01. All Nightmare Long
02. The Day That Never Comes
03. Master Of Puppets
04. Fight Fire With Fire
05. Nothing Else Matters
06. Enter Sandman
07. The Wait
08. Hit The Lights
09. Seek & Destroy

Gravadora: Universal (nacional)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Metallica"

Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Fernão Silveira

Paulistano, são-paulino, nascido nos "loucos anos 70" (1979 ainda é década de 70, certo?) e jornalista. Sua profissão já o levou a cobrir momentos antológicos da história da humanidade, como o título paulista do São Caetano, a conquista da Copa do Brasil pelo Santo André, a visita de Paris Hilton a São Paulo e shows de bandas como Judas Priest, Whitesnake, W.A.S.P., Megadeth, Slayer, Scorpions, Slipknot, Sepultura e por aí vai. Ainda tem muito gás para o nobre ofício jornalístico, mas acha que não vai muito mais longe depois de ter entrevistado Blackie Lawless, Glenn Tipton, Rogério Ceni e, claro, Paris Hilton.

Mais matérias de Fernão Silveira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas