Betty Blowtorch: Clichê? Sim! Batido e ultrapassado? Nunca!

Resenha - Are You Man Enough? - Betty Blowtorch

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Uma carreira meteórica, marcada por apenas um álbum de estúdio e um trágico acidente de carro. Assim se resume a história da banda feminina de hard/punk/sleaze Betty Blowtorch, formada no final dos anos 90 por quatro garotas que tinham sede de rock 'n' roll e fome de tudo que tivesse qualquer ligação com o estilo...
Simone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"Angra: show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"

O álbum? "Are You Man Enough?", lançado em 2001, o mesmo ano em que a vocalista Bianca 'Butthole' (Bianca Halstead) morreu em um acidente de carro, o que levou a banda a encerrar suas atividades em seguida. No curto período de atividade, e na coleção de generosas 15 faixas em um único disco, o quarteto só quis saber de três coisas: sexo, drogas e rock 'n' roll. Clichê demais? Sim, claro! Batido e ultrapassado? De jeito nenhum!

Na verdade, o grupo se destacou pela sua abordagem extremamente aberta (sem piadinhas, por favor) e obscena, o que nos levava a acreditar que estávamos mesmo lidando com moças orgulhosamente festeiras e pervertidas - ou nem tanto, dependendo do nível de liberdade sexual do ouvinte.

Indo direto ao ponto ("G"), as primeiras faixas "Hell On Wheels", "Love/Hate" e "Size Queen" (essa última com uma divertida participação de Vanilla Ice) mostram o lado agressivo das garotas, com direito a guitarras sujas, letras mais sujas ainda, e adoráveis berros que podem incomodar qualquer ouvinte mais sensível. Neste setor, ainda se destacam as ótimas "I Wish You'd Die", "Part-Time Hooker", "Strung Out", e duas das faixas mais obscenas que você irá escutar em toda a sua vida: "I Wanna Be Your Sucker" e "Shut up and Fuck".

Ao mostrar um lado mais "leve e sensível", à base de muita ironia, as garotas entregam as engraçadas "I'm Ugly and I Don't Know Why", "No Integrity" e "Frankie", as quais podem enganar até as turminhas do pop/punk que não fazem idéia do que Bianca está cantando... Por outro lado, "Big Hair, Broken Heart" pode comover qualquer apreciador de um bom hard rock das antigas...

Como já foi citado, o álbum possui 15 faixas, e isso chega a ser um erro para qualquer banda de proposta mais "punk", visto que algumas dessas faixas podem soar meio desnecessárias na track list. Nesse caso, podemos destacar como pontos negativos as pouco inspiradas "Rock My World", "Dresses" e "Rock 'N Roll '69". Claro, nada que prejudique muito o resultado final...

Com "Are You Man Enough?", a Betty Blowtorch mostrou às novas gerações que garotas ainda podem fazer rock 'n' roll de verdade, nos moldes de grupos notórios como Runaways e Girlschool, mas sempre abrindo espaço para uma identidade própria e marcante. O grupo se foi, mas os machões de plantão ainda podem ser desafiados pela pergunta: "Você é homem o bastante?".

Músicas:
1. Hell On Wheels
2. Love/Hate
3. Size Queen
4. I Wanna Be Your Sucker
5. I'm Ugly and I Don't Know Why
6. Shut Up and Fuck
7. No Integrity
8. Frankie
9. I Wish You'd Die
10. Big Hair, Broken Heart
11. Part-Time Hooker
12. Rock My World
13. Dresses
14. Strung Out
15. Rock 'N Roll 69

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Betty Blow Torch"

Simone Simons
"Rammstein me faz querer mexer a bunda"

Angra
Show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"

Pink Floyd
As 10 melhores escolhidas pela UCR

Top 10: as músicas mais acessadas do YouTubeRita Lee: "eu fui expulsa dos Mutantes"Separados no nascimento: Ronnie James Dio e Maria BethaniaBlack Sabbath: veja vídeo com making of da capa de "13"Metallica: Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãsLuís Ricardo: rockstars mostram como se cospe fogo de verdade!

Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online