Um dos discos de maior sucesso da história da música brasileira está prestes a completar 25 anos do seu lançamento. Lançado em 1985, com produção de Pena Schimdt e Liminha, o lendário ex-baixista dos Mutantes, “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, do Ultraje a Rigor, conseguiu uma façanha inimaginável, principalmente para um artista estreante: quase todas as suas faixas foram sucesso. O que torna o feito mais incrível ainda é que se trata de um trabalho de qualidade, e não o habitual lixo que costuma dominar as rádios e programas de auditório, fontes do famoso “jabá” desde os mais remotos dos tempos. Ótimas canções, criatividade nas letras, abordando temas inovadores, sempre tratados com muito bom humor, participação especial de outros grandes nomes do rock... Essa soma de fatores, bem como outros tantos, catapultou o álbum e a banda ao status de maior sucesso do Brasil. Vamos então relembrar um pouco deste grande momento na história de uma das melhores bandas do rock brasileiro.
O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash! ou de seus editores.


O bom humor e a diversão sempre foram marca registrada da banda, e isso fica ainda mais evidente em “Mim Quer Tocar”, um belo sarro em cima das canções de reggae em inglês que abusavam das frases começadas com o pronome “Me”. “Zoraide” é um rockão bruto, onde um machão assumido não sabe mais o que fazer ou dizer para se livrar de uma ex namorada que ainda fica chicletando. “Ciúme” encerrava o lado A e dispensa maiores comentários: uma das melhores do disco e um dos maiores hits da banda.
Abrindo o lado B vinha “Inútil”, que já era hit, tendo sido inclusive uma espécie de “hino da juventude” no movimento pelas “Diretas Já”, com o fim da ditadura militar. O que não deixava de ser irônico, visto que ela critica a alienação política e cultural dos brasileiros. Detalhe: o grupo manteve intacto o antológico riff de guitarra original, criado por Edgard Scandurra, um dos mais inspirados do rock brazilis. “Marylou”, outra faixa engraçadinha, era cantada por Leospa e Maurício, e tinha a participação especial de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso nas guitarras. Foi talvez o maior sucesso do álbum, tendo tocado à exaustão, e ganhando até mesmo versão especial para o carnaval (num compacto, onde o lado B era “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, também em versão carnavalesca). Em tempos de ditadura, era uma vitória ver tocando nas rádios uma música censurada, conforme podia ser lido na contracapa, mesmo sem ter um palavrão sequer – na edição final, ao invés de cantar “cu” a letra dizia que “Marylou botava ovo pelo sul”.

O que fica evidente, e já foi confirmado em diversas entrevistas, inclusive dos produtores, é que todo mundo se divertiu muito fazendo o disco – Liminha chegou a contar, em entrevista à MTV, até sobre a famosa brincadeira do balde apoiado sobre a porta, que virava e derramava água sobre quem a abrisse. E o público, com certeza, divertiu-se ainda mais ouvindo-o e assistindo aos shows. A presença nas rádios, programas de TV (em especial do saudoso Chacrinha) eram cada vez mais esperadas. Os fãs costumavam até apostar qual música seria tocada, já que tantas eram sucesso.


Que o Roger e o Ultraje ainda fiquem por muitos anos nos divertindo com seu rock and roll, por pelo menos mais 25 anos...
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash! Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Ultraje A Rigor
Humor - Inri Cristo: versão mística de faixa do Ultraje a Rigor
Ultraje a Rigor: banda faz versão de "São Paulo" do 365 [27/01/12]
Ultraje a Rigor: Banda tocará no Réveillon da Paulista [16/12/11]
Entrevistas - Ultraje a Rigor: Blog do Brunocos entrevista Marcos Kleine
Humor - Ultraje a Rigor: divulgada capa de novo álbum do grupo?
Ultraje a Rigor: QI de Roger é superior a 140 [20/11/11]
Ultraje a Rigor: Roger comenta sobre confusão no SWU [18/11/11]
Ultraje a Rigor: vídeo de briga com roadie de Peter Gabriel [16/11/11]
Peter Gabriel: falando sobre incidente com Ultraje a Rigor [15/11/11]
Ultraje a Rigor: mais comentários sobre Peter Gabriel [14/11/11]
Mais matérias sobre Ultraje A Rigor
Poste usando login do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO. O cadastro leva poucos minutos.
Os comentários são postados usando logins e scripts do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema. Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os posts a reclamantes se solicitados.
As matérias publicadas nesta seção refletem apenas as opiniões dos autores. Leia o que temos a dizer sobre o respeito a opiniões diferentes.
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Conheceu o rock and roll ao ouvir pela primeira vez Bohemian Rhapsody, lá pelos idos de 1981/82, quando ainda pegava os discos de suas irmãs para ouvir escondido em uma vitrolinha monofônica azul. Quando o Kiss veio ao Brasil em 1983, queria ser Gene Simmons e, algum depois, ao ver o clipe de Jump na TV, queria ser Eddie Van Halen. Hoje é apenas um bom fã de rock, que ouve qualquer coisa que se encaixe entre Beatles e Sepultura, ama sua esposa e juntos têm um cãozinho chamado Bono.
Mais matérias de Doctor Robert no Whiplash!
QUEM SOMOS | SEGUIR | APPS | ANUNCIAR | COLABORAR | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será analisado e retirado do site caso confirmado o problema.
Em outubro de 2011 Whiplash.Net teve 1.055.391 visitantes únicos, 2.726.006 visitas e 9.379.407 pageviews. Ver stats.
Inri Cristo: versão mística de faixa do Ultraje a Rigor
Ultraje a Rigor: banda faz versão de "São Paulo" do 365
Ultraje a Rigor: Banda tocará no Réveillon da Paulista
Ultraje a Rigor: Blog do Brunocos entrevista Marcos Kleine
Ultraje a Rigor: divulgada capa de novo álbum do grupo?
Ultraje a Rigor: QI de Roger é superior a 140
Ultraje a Rigor
Roger comenta sobre confusão no SWU
Ultraje a Rigor: vídeo de briga com roadie de Peter Gabriel
Peter Gabriel
Falando sobre incidente com Ultraje a Rigor
Ultraje a Rigor
Mais comentários sobre Peter Gabriel no twitter
Ultraje a Rigor
Roger pede desculpas a Chris Cornell
Clique aqui para mais notícias e matérias sobre 'Ultraje A Rigor'.
Dimebag
Namorada pede que Vinnie perdoe ex-membros
Louie, Louie
Se há uma música que pode definir o rock de garagem...
Metallica
Hetfield: “St. Anger foi um ponto baixo da montanha russa!”
Guns N' Roses
McKagan comenta apresentação com Adler e Slash
Lars Ulrich
"Fãs pediam para que transássemos com suas namoradas!"
Roadrunner
Assista os dez melhores vídeo-clipes da gravadora
Collectors Room
Centenas de ítens do Bon Jovi na coleção de um paulistano
Collectors Room
A maior coleção de itens do Motorhead do Brasil?