WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

A Moment in Time - Anathema

Por Glauco Silva | Em 29/10/08
Enviar por emailEnviar correção

A maioria das bandas tem a tendência natural de evoluir seu som, gradativamente, com o passar do tempo. Porém muitas delas perdem totalmente o feeling original, migrando para atmosferas completamente diferentes do início de suas carreiras. Não é bem este o caso do Anathema neste lançamento.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Grandes expoentes do Doom Metal, aqui neste DVD temos a banda em um dos seus ápices. Uma produção de primeira mostra um Anathema musicalmente evoluído sim, mas com o mesmo feeling e sentimento de sempre, que os acompanha desde o princípio do grupo.

Dentre as inovações em sua trajetória podemos destacar a adição mais constante da influência de Rock Progressivo. Prova disso é o cover do Pink Floyd, a admirável "Comfortable Numb", fechando o Show/CD, filmado e gravado em Katowice, Polônia, em 2006. Ponto forte do lançamento é que o DVD acompanha um CD com o mesmo áudio da apresentação. Ótimo para quem já viu o show inteiro e depois só quer curtir o som.

Fãs mais saudosistas podem até sentir a falta de ex-membros, como Darren White. Porém ao apreciar esta obra em si, a ausência do vocal gutural é suprida pelos pesados riffs e belas harmonias emanadas do conjunto.

Durante praticamente toda apresentação há um quarteto de cordas que é "um show a parte", dando um toque clássico de refinamento ao material. Esta participação é marcante, realçando a melodia das músicas. Na introdução do evento, o quarteto executa um trecho da obra "Adágio em Sol menor para Cordas e Órgão" de Tomaso Albinoni (1671-1751). Uma bela escolha.

O entrosamento dos músicos ao vivo está muito bom, garantindo esta ótima mistura de "strings" com todo o peso do Anathema.

Nos extras, o DVD ainda conta com entrevista, vídeo bônus, galeria de fotos, quatro papéis de parede para computador, links para websites e logotipo da banda.

Trazendo muita nostalgia, no vídeo bônus há quatro músicas de um show na Cracóvia, de 2004, também na Polônia. São clássicos como "A Dying Wish", e " Sleepless". A qualidade do áudio e vídeo deste bônus também é de alto nível.

Fãs do grupo vão adorar, e apreciadores do estilo se surpreenderão com este DVD. Para quem nunca ouviu a banda, também encontra aqui uma boa oportunidade para conhecê-la.

A qualidade do material é excelente, produção, palco, som, iluminação, arte gráfica, design, praticamente tudo. Um produto arrebatador, e um ótimo lançamento do Anathema, provando neste DVD que é possível uma banda evoluir musicalmente sem no fundo perder sua essência.

(Nota: resenha feita com a inestimável colaboração de Crom WW, do Barbarian Warriors in Search of Wisdom, e Lord Coagulator… obrigado, amigos!)

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Anathema

Anathema: Untouchable Part 1 do "Weather Systems" ao vivo [21/05/12]
Resenhas de CDs e DVDs - Weather Systems - Anathema
Anathema: na capa da nova RockHard francesa [09/04/12]
Anathema: tocando "Phantom of the Opera" do Iron Maiden [25/03/12]
Anathema: nova música disponível para download [17/02/12]
Anathema: divulgadas informações e capa do novo álbum [01/02/12]
Antimatter: vídeo das sessões de gravação de álbum [03/01/12]
Anathema: capa e release do novo álbum, Falling Deeper [30/07/11]
Anathema: lançando segundo álbum acústico em setembro [09/07/11]
Anathema: novo clipe da banda está disponível [30/05/11]
Mais matérias sobre Anathema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Glauco Silva

36 anos, solteiro, estudou Linguística e Engenharia de Alimentos na UNICAMP. Tem sua sobrevivência (CDs, cigarro e cerveja) garantida no trabalho em uma multinacional. Iniciado no Metal em 1988, é baixista/vocal do LACONIST (Death Metal) e acredita fielmente que o SARCÓFAGO é a melhor banda do universo.

Mais informações sobre Glauco Silva

Mais matérias de Glauco Silva no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.