Por Gustavo Morais | Em 29/06/08
A veterana banda Journey acaba de lançar, pela Nomota Records/Frontiers Records, “Revelation”, o primeiro trabalho com os registros vocais de Arnel Pineda. O disco é duplo sendo que um volume é de inéditas e o outro de regravações. Há também um DVD com um registro da banda ao vivo em Las Vegas.
Comente sobre este CD no Fórum Journey.

Após demitirem o vocalista Jeff Scott Soto, os integrantes do Journey manifestaram a vontade de voltar a fazer o som característico da fase clássica do grupo, que contava com a voz de Steve Perry. Já que Perry não quis voltar ao posto, a solução foi procurar um novo frontman. Num belo dia, o guitarrista Neal Schon estava navegando pelo YouTube e deparou com uma banda chamada The Zoo e ao ver e ouvir Pineda cantar por diversas vezes não teve dúvidas de que havia encontrado o novo porta-voz para o grupo. Isso faz com que ele viva um verdadeiro conto de fadas, pois faz muito pouco tempo era um desconhecido cantor de rock das Filipinas e graças à internet foi descoberto e convidado a ser integrante de uma das bandas mais expressivas da história do rock.
O Disco
A faixa “Never Walk Away” abre com chave de ouro o álbum e mostra uma banda consciente e harmônica o suficiente a ponto de saber contrair uma canção bem feita. Os vocais de Pineda se encaixam como luva nas poderosas guitarras de Schon e ao fechar os olhos, o ouvinte parece entrar em uma máquina tempo e se transportar direto para a longínqua época em que se criavam músicas atemporais.
“Like A Sunshower” é o tipo de canção apropriada para se ouvir em um sábado a tarde deitado em uma rede e refletindo sobre aspectos inerentes a relacionamento.É um slow rock com melodia fácil de memorizar e backing vocals que são excelentes molduras para o canto de Pineda que encarna perfeitamente a história da letra.
“Change For The Better” é uma música que poderia ter sido mais bem construída. A batida é quebrada e no refrão é possível ter a sensação de que a música vai decolar, mas ela volta no processo inicial e rompe todo um esquema que poderia manter a vibração que gira em torno de um disco de rock. Apesar do ótimo trabalho dos guitarristas, esta canção é o ponto fraco do álbum.
Em “Wildest Dream” é preciso ter uma boa percepção para não pensar que ela é uma continuação da faixa anterior. É repetida a fórmula quebrada do início somada a um refrão mais descolado. O que difere “Wildest Dream” de “Change For The Better” é o refrão mais grudento.
Na canção “Faith In The Heartland” o Journey consegue recuperar o clima das duas primeiras faixas do disco. Logo na introdução é possível perceber que se trata de uma música que tem tudo para se tornar um clássico da história do rock. Pineda solta a voz e narra perfeitamente uma letra cuja história pode ser diretamente relacionada a “Don't Stop Believin'”, o carro chefe do repertório da banda. As guinadas de bateria feitas por Deen Castronovo somadas às linhas de baixo de Ross Valory se tornam o maior diferencial para que esta música seja considerada a melhor do disco.
A simpática “After All These Years” é uma balada que chama atenção pela introdução que divide frases de guitarra com as notas do piano magistralmente tocado por Jonathan Cain. A canção vai acontecendo e percebe-se um vocalista derramando sentimentos e dono de uma técnica que não é nem um pouco ofuscada pelo excelente trabalho do guitarrista Neil Schon.
“Where Did I Lose Your Love” é o exemplo vivo de que com esta nova fase o Journey conseguiu recuperar essência da sonoridade que carimbou o passaporte do grupo para o hall dos pesos pesados do rock.
“What I Needed” é a prova de que os caras do Journey não possuem o complexo de Peter Pan, ou seja, eles assumem a idade que têm e oferecem todos os indícios que não desejam ficar posando de garotões por aí. Com esta canção de arranjo singelo, eles mostram que nem sempre o virtuosismo é necessário para se criar algo de qualidade. É uma música séria e que provavelmente pode ser uma realidade na minha, na sua e na vida de qualquer pessoa.
“What It Take To Win” possui um arranjo de piano em conjunto com guitarra que deixa pairar no ar uma certa sensação de mistério. É o tipo de canção sem firulas no melhor estilo anos 80, um território que o Journey sempre dominou com maestria.
“Turn Down The World Tonight” é uma dócil balada que deixa a certeza de que Arnel Pineda é uma realidade no universo musical e que a sua entrada na banda só fez somar e em nada ele é inferior aos seus excelentes antecessores.
A intrumental “The Journey (Revelation)” fecha o disco com vocalizes em meio a arranjos tribais, que depois dão lugar a uma nervosa bateria, e um teclado que serve de pano de fundo para Neal Schon mostrar que é injusto ele nem sempre figurar nas listas de melhores guitarristas que sempre saem nos meios de comunicação.
O disco de regravações
É praticamente um resumo dos principais trabalhos da obra do grupo. Serve para mostrar aos fãs como está o repertório da banda com a atual formação. As músicas seguem os arranjos originais e a interpretação do novo vocalista em nada deixa a desejar e foi cantando uma boa parte destas canções que Arnel Pineda foi descoberto e hoje é a voz do Journey. O destaque vai para “Lights”, “Open Arms” e “Don't Stop Believin'”.
A atual encarnação do Journey é:
Neal Schon (Guitarra)
Jonathan Cain (Teclados)
Ross Valory (Baixo)
Deen Castronovo (Bateria)
Arnel Pineda (Voz)
Todas as matérias da seção Reviews de CDs
Ler reviews de outros usuários ou postar seu próprio review
Todas as matérias sobre Journey
Jeff Scott Soto: show nesta sexta-feira no Blackmore Bar [17/06/09]
Jeff Scott Soto: show em Curitiba no próximo domingo [16/06/09]
Jeff Scott Soto: pontos de venda de ingressos para shows [07/06/09]
Jeff Scott Soto: "Beautiful Mess Tour In Brasil" em junho [24/05/09]
Jeff Scott Soto: fotos e filmagem amadora de show em Madrid [11/05/09]
Santana: Gregg Rolie fala sobre "Black Magic Woman" [31/03/09]
Journey: show nas Filipinas registrado para DVD ao vivo [15/03/09]
AC/DC e Journey: entre os que mais lucraram em 2008 [12/02/09]
Journey: novas fotos promocionais para o ano de 2009 [22/01/09]
“Rock Of Ages”: musical com Journey, Bon Jovi e Whitesnake [02/01/09]
Mais matérias sobre Journey
As matérias publicadas nesta seção refletem apenas as opiniões dos autores. Leia o que temos a dizer sobre o respeito a opiniões diferentes.
Jeff Scott Soto: show nesta sexta-feira no Blackmore Bar
Jeff Scott Soto: show em Curitiba no próximo domingo
Jeff Scott Soto: pontos de venda de ingressos para shows
Jeff Scott Soto: "Beautiful Mess Tour In Brasil" em junho
Jeff Scott Soto: fotos e filmagem amadora de show em Madrid
Santana: Gregg Rolie fala sobre "Black Magic Woman"
Journey: show nas Filipinas registrado para DVD ao vivo
AC/DC e Journey: entre os que mais lucraram em 2008
Journey: novas fotos promocionais para o ano de 2009
“Rock Of Ages”: musical com Journey, Bon Jovi e Whitesnake
Veraneio Vascaína
Uma ácida crítica à polícia brasileira na letra do Capital Inicial
Saúde
Bater cabeça pode causar danos ao cérebro
Collectors Room
A maior coleção de itens do Motorhead do Brasil?
Black Sabbath
Perguntas e respostas e curiosidades diversas
Pattie Boyd
O infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Arte
Quando rockstars encontram as telas e pincéis
Collector`s Room
A coleção de cerca de vinte mil títulos de Kid Vinil
Cinema
O melhor e o pior dos rockstars em filmes
Collectors Room
Baixos, guitarras, calcinhas, e máquina de pinball do Kiss?
Hard Rock
A história das bandas do estilo que ficaram para trás