Resenha - Igreja Universal do Reino do Rock - Motorocker

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Igreja Universal do Reino do Rock - Motorocker


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
“Igreja Universal do Reino do Rock” é o nome do primeiro disco autoral da banda curitibana Motorocker. Gravado em 2006, o trabalho já emplacou alguns sucessos nas noites da capital paranaense e nas rádios locais como a faixa título, “Blues do Satanás” e “Salve a Malária”. Antes de estrear com um trabalho próprio, o grupo adquiriu maturidade com o lançamento de um disco tributo ao AC/DC no circuito underground de Curitiba.

O trabalho assume destaque devido à honestidade do Motorocker. Em nenhum momento a banda demonstra que deseja fazer uma música inovadora, que soe diferente de seus ídolos australianos: o AC/DC. Vale lembrar que, antes de seguir o caminho de composições próprias, a banda se consagrou como a principal banda tributo de AC/DC do mundo, recebendo o aval dos integrantes originais. Na turnê do disco Ballbreacker (1996), realizada também em Curitiba, os irmãos Young e Brian Johnson afirmaram que “era a melhor banda tributo que ouviram até então”.

Para provar a fidelidade aos australianos, a bolachinha é encerrada com bônus track da cover “Back in Black”. É incrível a dificuldade que se tem para diferenciar a versão da original. A canção também inspirou a concepção visual do CD. A capa preta com o logo da banda em branco lembra o disco “Back in Black”, que se tornou o segundo mais vendido da música pop no início da década de 80, atrás somente de “Thriller” de Michael Jackson.

O trabalho tem dez canções. Metade é cantada em português e o resto é em inglês. Nas faixas em português, é que a banda demonstra seu estilo. Nas faixas em inglês como “Rock ‘N’ Roll Old Fashioned” e “Shadow Road” não é difícil confundir com a banda dos australianos.

Em “Igreja Universal do Reino do Rock”, o grupo celebra a ideologia musical de maneira bem humorada. “Rogai por nós ó deuses do Rock. Mantenham-nos longe da música pop. E que se explodam essas modas do inferno. Estas drogas passam mas o rock é eterno”, diz trecho da letra. Segundo a banda, a faixa título “cria o mundo ideal para os seus seguidores”.

Na maioria das canções, o grupo homenageia o público que acompanha o trabalho desde meados da década de 90, principalmente, em “Salve a Malária”.

Às vezes dá a impressão de se escutar Brian Johnson cantando em português, o que é engraçado e acaba imprimindo uma atmosfera de originalidade na música do Motorocker. Mesmo sem a intenção de ser diferente, o grupo consegue acidentalmente criar um estilo próprio.

O vocalista Marcelus Motorocker mantém o pique sem dificuldades. Fato justificado pelos inúmeros shows que realizou nas casas noturnas de Curitiba. Os riffs e solos do guitarrista Luciano Pico, como não poderiam deixar de ser, são inspirados no trabalho de Angus Young. A bateria de Juan exibe uma levada simples e segura como de Phil Rudd. O baixo marcante de Sílvio colabora com a cozinha que mantém o peso do Motorocker.

A produção do disco não pode deixar de ser mencionada. O som extremamente limpo não compromete o peso e só colabora com a qualidade final do trabalho. As dez faixas do CD resumem o estilo do Motorocker. Muito AC/DC somado ao bom humor brasileiro.

O disco de estréia da banda serve como um aviso à indústria da música. Em tempos de vacas magras no rock brasileiro, as grandes gravadoras poderiam deixar a exaustiva busca pela novidade e encontrar a felicidade no “bom e velho Rock ‘N’ Roll”.

Marhceco/Rock Brigade Records

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Motorocker"

O Rock Nacional está morto?: Você que pensa! (Parte 2)
Motorocker: abrindo show do Guns N' Roses em Curitiba
Motorocker: banda fecha primeiro dia do Curitiba Rock Carnival
Motorocker: destaque em matéria do Auto Esporte
Motorocker: excursão para o Motorcycle Rock Cruise de 2014
Motorocker: procurando roadies de bateria e de guitarras
Motorocker: entrevista de Marcelus dos Santos para o Rock Mania
Suzi Quatro: shows no Brasil no próximo ano
Motorocker: chegaram as camisas feitas pela Throwdown
Motorocker: volta a Joinville no dia 30 de agosto
Motorocker: show de Camaçari é cancelado em definitivo
Festival Quaresmada: galeria de fotos do evento no flickr
Taguatinga: Quaresmada Rock pra quem precisa
Motorocker: show em Conceição do Araguaia é cancelado
The Rods: Festival Quaresmada no Distrito Federal

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre André Molina

André Molina é jornalista, economista e começou a ouvir heavy metal ainda quando era criança. Tem 30 anos de idade e Rock 'n' Roll é sua religião.

Mais matérias de André Molina no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas