Saxon: alicerces do estilo Heavy Metal
Resenha - Inner Sanctum - Saxon
Por Rodrigo Simas
Postado em 13 de outubro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"The Inner Sanctum" é o décimo sétimo álbum da carreira da banda. Uma marca que impressiona e por si só já mostra o valor que o grupo tem dentro do cenário da música pesada. Se eles nunca conseguiram chegar ao mainstream como alguns companheiros da New Wave Of British Heavy Metal, é papo pra outra discussão. A grande verdade é que eles parecem não pensar em parar pelos próximos (muitos) anos, tamanha a energia, sinceridade e paixão pelo estilo demonstradas nos quase 50 minutos de música, divididos em 11 faixas (e alguns novos clássicos).
Os fãs podem ficar tranquilos: o Saxon continua levantando a bandeira do heavy metal e sabe que tem a responsabilidade de ser um dos alicerces do estilo. Logo de início, "State Of Grace" e as rapidíssimas "Need For Speed" e "Let Me Feel Your Power" mostram que a banda tem muita lenha para queimar. De baladas como "Red Star Falling", a rocks como "I’ve Got To Rock (To Stay Alive)", passando pela excelente "Atila The Hun" (um épico com mais de 8 minutos), o grupo desfila riffs e mais riffs, tudo com a assinatura típica dos ingleses. Mas o centro das atenções ainda é Biff Byford (e junto com o guitarrista Paul Quinn, o único remanescente original), com seus vocais característicos e muito carisma.
A produção, mais uma vez a cargo de Charlie Bauerfeind, tem seus prós e contras. De um lado, a roupagem moderna e a gravação cristalina conseguem modernizar o som da banda mantendo suas características principais, sem perder a agressividade e a potência de algumas faixas. Do outro, eles se deixaram levar e acabaram entrando em clichês típicos do metal alemão que Bauerfeind está tão acostumado a produzir, perdendo um pouco da personalidade que diferencia o Saxon das outras centenas de bandas que procuram um lugar ao sol. Quem mais sofre é a bateria (Nigel Glocker), com linhas sem muita criatividade (alguém pensou que Jorg Michael ainda estava com as baquetas?) e sem nenhum brilho.
A edição especial lançada no Brasil pela Hellion ainda vem com um DVD, entitulado "A Night Out With The Boys", que nada mais é que um documentário (com várias músicas ao vivo) sobre a turnê da banda só tocando os clássicos da década de 80. A qualidade da imagem das entrevistas é bem ruim (e só com legendas em alemão), mas os fãs vão aprovar as versões de "To Hell And Back Again", "Suzie Hold On" e "Never Surrender", entre outras.
Site: http://www.saxon747.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin
Rita Lee e a inspiração pra "Menino Bonito": o amor por João Ricardo, do Secos & Molhados
Steve Harris revela o sonho que ele tem que Bruce Dickinson já conseguiu realizar



5 clássicos da New Wave of British Heavy Metal indispensáveis para entender o fenômeno
Biff Byford afirma que novo disco do Saxon será lançado em janeiro de 2027
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026



