WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

seguir Whiplash!seguir RSSseguir Twitterseguir Orkutseguir Facebookassinar Newsletterdefinir Homepageseguir

Ur Jordens Djup - Finntroll

Por Ben Ami Scopinho
Em 15/09/07
Enviar por emailEnviar correção

Foram três longos anos e alguns tradicionais problemas que parecem perseguir os finlandeses, mas o Finntroll novamente passa por cima de tudo e retorna com o aguardado sucessor da pequena obra-prima "Nattfödd". Tapio Wilska foi um vocalista que se mostrou perfeito para a proposta do grupo, e é uma pena que tenha sido demitido, mas a vida continua e para ocupar seu posto temos agora Mathias Lillmåns, que se mostra um rosnador digno do ‘black-folk-movido-à-humppa-metal’ inconfundível e que virou lenda no underground mundial.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash! ou de seus editores.

Imagem
"Ur Jordens Djup" (em português: "das profundezas da terra"), como é de praxe, soa diferente de seus registros anteriores. O Finntroll está, digamos, um pouco mais sério. Os elementos como vocais brutais cantados em sueco, guitarras elevadas à enésima potência, os refrões típicos de bêbados contumazes, etc, continuam presentes. Mas aquela faceta bem-humorada e teatral gerada pela humppa e que dá um toque tão distinto em sua musicalidade ficou em segundo plano. Ou seja, é o Finntroll, mas não tão "troll" assim.

Como conseqüência, o conjunto soa ainda mais pesado. A própria imagem da capa do álbum é um verdadeiro reflexo das canções como um todo, que estão mais obscuras, dramáticas e até mesmo mais lentas. Em "Nattfödd" os teclados apresentavam mais orquestrações que os registros anteriores, característica em que Trollhorn agora investe ainda mais, algumas vezes evocando diretamente às trilhas sonoras épicas, como em “Gryning” e na espetacular "Nedgång".

Enquanto "Korpens Saga" permanece fiel ao Finntroll clássico e hiperativo, ou “Ur Djupet” traz beleza e aspereza entre violões e cornetas mesclados às guitarras, a insanidade criativa atinge seu ponto mais alto em ”En Mäktig Här”, quando influências de sonoridades tropicais (?!) são incorporadas ao Heavy Metal com tal contraste que resulta no melhor momento do disco.

Para quem acompanha o Finntroll desde seus primórdios e conhece a ousadia de "Visor Om Slutet", o EP de 2003 que provavelmente traz as canções acústicas mais lunáticas dos últimos anos, talvez tenha um pouco mais de facilidade para aceitar o desenvolvimento que resultou em algo tão metálico como "Ur Jordens Djup". O direcionamento pode até ser inesperado pelo fato do grupo se afastar um pouco de suas origens, mas é inegável que este é um ótimo disco de Folk Metal.

Formação:
Mathias ‘Vreth’ Lillmåns - Voz
Mikael ‘Routa’ Karlbom - Guitarra
Samuli ‘Skrymer’ Ponsimaa - Guitarra
Sami ‘Tundra’ Uusitalo - Baixo
Henri ‘Trollhorn’ Sorvali - Teclados
Samu ‘Beast Dominator’ Ruotsalainen - Bateria

Finntroll - Ur Jordens Djup
(2007 - Spinefarm Records - importado)

01. Gryning
02. Sång
03. Korpens Saga
04. Nedgång
05. Ur Djupet
06. Slagbröder
07. En Mäktig Här
08. Ormhäxan
09. Maktens Spira
10. Under Två Runor
11. Kvällning

Homepage: www.finntroll.net

Outras matérias e temas relacionados à matéria acima

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Finntroll

Outras matérias sobre Finntroll no Whiplash!

Curiosidades - Finntroll: seria a banda alvo de uma maldição?
Finntroll em São Paulo: matéria no Metal Revolution [23/05/11]
Resenhas de Shows - Finntroll (Manifesto Bar, São Paulo, 08/05/2011)
Opus Tenebrae: vídeos de show com Finntroll em São Paulo [19/05/11]
Finntroll em SP: resenha e fotos no site MetalConcerts.net [17/05/11]
Finntroll: videos no Chile, banda toca neste domingo em SP [07/05/11]
Finntroll: banda tocará domingo no Manifesto Bar de SP [07/05/11]
Finntroll: banda chegará ao Brasil no fim de semana [06/05/11]
Finntroll: Mudança de local de único show no Brasil [26/04/11]
Finntroll: Leia entrevista no Tenho Mais Discos Que Amigos! [17/04/11]
Mais matérias sobre Finntroll

Comente sobre a matéria acima

Poste usando login do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO. O cadastro leva poucos minutos.

Os comentários são postados usando logins e scripts do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema. Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os posts a reclamantes se solicitados.

Sobre esta seção: Resenhas de CDs

As matérias publicadas nesta seção refletem apenas as opiniões dos autores. Leia o que temos a dizer sobre o respeito a opiniões diferentes.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash!

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | SEGUIR | APPS | ANUNCIAR | COLABORAR | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será analisado e retirado do site caso confirmado o problema.

Em outubro de 2011 Whiplash.Net teve 1.055.391 visitantes únicos, 2.726.006 visitas e 9.379.407 pageviews. Ver stats.