Em tempos de espera pelas apresentações no Brasil e o novo álbum do Testament, prometido para ainda este ano pelos próprios americanos, e com o batera Nick Barker como “novo elemento”, a ST2 lança agora em abril, no Brasil, mais uma coletânea da banda, “The Spitfire Collection”. Desta vez, os sons escolhidos são os da fase em que eles estiveram com esta gravadora (Spitfire), que compreende os cinco últimos CDs: de “Live at the Fillmore” (1995) à reunião no “Live in London” (2005).
Nota: 8 







O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Quanto à música, são 14 faixas em quase 56 minutos de uma seleção bem esperta ao tentar compreender a fase mais moderna e mais recente do lendário Testament, sempre com a dupla infalível Chuck Billy e o guitarrista Eric Peterson. Isso, pois se deu um jeito de colocar todos os antigos clássicos usando de ao vivos e regravações, e passando só por dois álbuns de estúdio.
E é assim, quente, que começa “The Spitfire Collection”, com três clássicos indiscutíveis e que dispensam maiores considerações, executados no “Live at the Fillmore”: “The New Order”, “Souls of Black” e “Practice What You Preach”. Nas apresentações em San Francisco (EUA), tocam James Murphy (guitarra), Greg Christian (baixo) e John Tempesta (bateria).
Depois disso, é a vez do disco mais pesado dos americanos, próximo do death metal, principalmente pelos vocais bem mais graves que de costume de Chuck, o “Demonic” (1997). Ele teve participações de Glen Alvelais (guitarra), Derek Ramirez (baixo) e Gene Hoglan (bateria). A primeira, “Hatreds Rise” até pega leve, mas o peso mesmo vem com a cadência, os guturais e o climão sinistro da sensacional “The Burning Times”, não dá pra ficar parado! Encerrando, vem a curta “John Doe”, experimental nas guitarras, mas também um bom som.
Hora então das estrelas do “The Gathering”, de 1999, com uma verdadeira seleção no line-up: James Murphy na guitarra, Steve DiGiorgio (Death) no baixo e Dave Lombardo (Slayer) na bateria, num álbum já clássico, que voltou mais às raízes thrash, mas não perdeu em nada no peso para o seu antecessor. O destaque maior entre as três faixas escolhidas com certeza é “Down For Life”, que parece resumir um pouco do que os americanos fizeram em duas décadas e tem riffs e linhas de bateria memoráveis (impossível não acompanhar batucando até paradinha no refrão!). Apesar de as faixas serem boas (mas, afinal, o álbum todo está entre os melhores da banda), o que se sente é que algumas faixas a mais poderiam ser inclusas e que fizeram falta, como “True Believer” e “D.N.R”. Tempo não seria o problema. Porque usar apenas 56 minutos em uma coletânea e não a encher de faixas, batendo nos 80 minutos que cabem num CD?
Depois disso, a nostalgia retorna, primeiramente com as regravações feitas dois anos mais tarde no “First Strike Still Deadly”. A compilação segue com DiGiorgio e marcou o retorno de Alex Skolnick na guitarra e John Tempesta na bateria, numa época em que o câncer atingiu Chuck e James Murphy, além de apresentar boas versões do que já era muito bom, com “Over the Wall”e as lendárias “The Preacher” e “Into the Pit”, originalmente do “The New Order”.
Chegando ao fim, duas músicas do “Live in London”, CD e DVD que marcaram definitivamente a volta da formação original, que saiu em uma turnê comemorativa e teve dois bateristas se revezando — com justiça, cada faixa conta com um. Primeiro, “Trial by Fire” com John Tempesta e a sua bela introdução, feita com primor por Eric e Alex (além da porrada que vem depois). E, fechando a coletânea, aí sim a o grupo como surgiu de fato ao mundo, com Louie Clemente, Greg, Chuck, Eric e Alex na pesada “Disciples of the Watch”.
“The Spitfire Collection” tem defeitos e qualidades de qualquer coletânea que surge por aí, com uma bela mãozinha das composições fantásticas que o Testament fez ao longo do tempo (e uma arte gráfica muito boa!). Claro que vale mais para colecionadores ou para quem não tem os discos desta época e poderia ter mais músicas ou algumas poucas escolhas melhores. De qualquer modo, que é bom curtir o Thrash do Testament, isso é inegável...
Track List (por álbum):
- Live at the Fillmore (1995)
1. The New Order
2. Souls Of Black
3. Practice What You Preach
- Demonic (1997)
4. Hatreds Rise
5. The Burning Times
6. John Doe
- The Gathering (1999)
7. Careful What You Wish For
8. Down For Life
9. Riding The Snake
- First Strike Still Deadly (2001)
10. Over The Wall
11. The Preacher
12. Into The Pit
- Live in London (2005)
13. Trial By Fire
14. Disciples Of The Watch
Lançamento ST2 - nacional - 2007
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Testament
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Nascido em 1986, é mais um "maidenmaníaco". Iniciou-se no metal ao som da chuva e dos sinos de "Black Sabbath", aos 11 anos, em Jundiaí/SP. Hoje morando em São Paulo, formou-se em jornalismo pela PUC e é repórter de esportes, sem deixar de lado o amor pela música (e tentando fazer dela um segundo emprego!). Desde meados de 2007, também colabora para a Roadie Crew. Tratando-se do duo rock/metal, é eclético, ouvindo do hard rock ao metal mais extremo: Maiden, Sabbath, Kiss, Bon Jovi, Sepultura, Dimmu Borgir, Megadeth, Slayer e muitas, muitas outras. E é de um quarteto básico que espera viver: jornalismo, esporte, música e amor (da eterna namorada Carol).
Mais matérias de Maurício Dehò no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.