Resenha - Songs That Drove Metallica - Full Metal Garage

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Songs That Drove Metallica - Full Metal Garage


  | Comentários:

Numa clara referência aos discos de covers do Metallica, todos contendo a palavra “garage” no título, a Sanctuary lançou uma coletânea dupla contendo versões originais de quase todas as músicas que a banda regravou. Tal coletânea, aprovada pelo próprio Metallica, nos dá uma boa mostra de como o som do grupo foi moldado.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O Metallica nunca escondeu suas influências, muito pelo contrário. Primeiro foram os covers para “Am I Evil” e “Blitzkrieg”, incluídas no lado B do single de “Creeping Death”, e que ficaram conhecidas como “Garage Days Revisited”. Depois, o EP de covers “Garage Days Re-revisited”, e finalmente a sua versão ampliada, o CD duplo “Garage Inc.”. Com estilos variando entre o rock dos anos 70, o punk do fim da mesma década, e o rock pesado da NWOBHM do início dos anos 80, os covers feitos pelo Metallica eram ecléticos e tinham como ponto comum a energia das composições, a força das guitarras, e uma bateria pulsante. E refrãos cativantes, mas não necessariamente grudentos. O lançamento aqui resenhado possui portanto a maioria das músicas “coverizadas” pelo Metallica.

Sabe-se que o baterista Lars Ulrich comprava vários discos de grupos ingleses relativamente pouco conhecidos, dentro do estilo NWOBHM. Entre eles, está o Diamond Head, cujas músicas ficaram mundialmente conhecidas justamente pelas regravações do Metallica, tais como “Am I Evil” e “Helpless”. Por incrível que pareça, quando o Diamond Head retornou à atividade, chegou a abrir shows para o Metallica, e o público chegava a vaiá-los quando tocavam “Am I Evil”, achando um desrespeito que tocassem “uma música do Metallica” (!!!) antes do show dos próprios. Ah se ignorância matasse...

Dentre as outras bandas de NWOBHM presentes estão o Holocaust, o Blitzkrieg, o Savage, o Jaguar, e o Sweet Savage do guitarrista Vivian Campbell (que depois tocou com Dio, Whitesnake, Def Leppard). Dentre as bandas punk, estão o Discharge, o Misfits de Glenn Danzig, o Anti-Nowhere League, o Killing Joke, e Nick Cave (bem, esses 2 últimos, mais conhecidos como sendo “pós-punk”). As maiores influências do rock setentista ficam por conta do Lynyrd Skynyrd, do Thin Lizzy (ambas as bandas apresentando um trabalho de guitarras duplicadas que certamente influenciou o Metallica), do Budgie, do Motörhead, do Black Sabbath e do Blue Öyster Cult. Finalmente, outra notória e admitida influência veio da banda Mercyful Fate, dinamarquesa como Ulrich, capitaneada pelo carismático vocalista King Diamond.

Esta coletânea dupla, “Full Metal Garage: The Songs That Drove Metallica”, apresenta luxuoso acabamento com slipcase incluída, encarte generoso com comentários faixa-a-faixa, nos dando uma boa idéia de como cada música influenciou o Metallica, e em qual lançamento original do Metallica cada cover foi inserida. Há também depoimento por escrito do baixista/vocalista Burke Shelley, da banda Budgie, falando sobre o Metallica, de como se sente tendo influenciado a principal banda de rock pesado dos anos 80, e do retorno (financeiro) que acabaram obtendo por conta de suas músicas terem sido regravadas pela banda. Afinal, o Metallica acabou gerando interesse de seus fãs pelas bandas que eles próprios cultuavam (e cultuam), e com isso houve um regenerado interesse por discos que em muitos casos encontravam-se empoeirando nas prateleiras das lojas de discos.

CD 1

1. Discharge – "Free Speech (For The Dumb)"
2. Diamond Head – "It's Electric"
3. Black Sabbath – "Sabbra Cadabra"
4. Misfits – "Die Die My Darling"
5. Nick Cave – "Loverman"
6. Mercyful Fate – "Curse Of The Pharaohs"
7. Mercyful Fate – "Evil"
8. Blue Öyster Cult – "Astronomy"
9. Thin Lizzy – "Whiskey In The Jar"
10. Lynyrd Skynyrd – "Tuesday's Gone"
11. Discharge – "The More I See"

CD 2

1. Diamond Head – "Helpless"
2. Holocaust – "The Small Hours"
3. Killing Joke – "The Wait"
4. Budgie – "Crash Course In Brain Surgery"
5. Diamond Head – "Am I Evil"
6. Blitzkrieg – "Blitzkrieg"
7. Budgie – "Breadfan"
8. Diamond Head – "The Prince"
9. Anti Nowhere League – "So What"
10. Sweet Savage – "Killing Time" ('96 Version)
11. Motörhead – "Overkill"
12. Motörhead – "Too Late Too Late"
13. Savage – "Let It Loose"
14. Diamond Head – "Sucking My Love"
15. Savage – "Dirty Money"
16. Jaguar – "Stormchild"

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Metallica"

Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D’Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas