WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Speak Of The Dead - Rage

Por Ben Ami Scopinho | Em 30/08/06
Enviar por emailEnviar correção

O Rage, veterano e amado por uma infinidade de headbangers ao redor do globo, está de volta com seu 17º álbum de estúdio batizado como "Speak Of The Dead". Depois de tantos anos, a banda volta a trabalhar com uma orquestra sinfônica, e, comparando com seus trabalhos que seguiam esta linha no passado, percebe-se certo distanciamento da melancolia de "XIII" (98), ou da total depressão de "Ghost" (99).

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Curiosamente, o álbum vem dividido em duas partes: a primeira, chamada "Suite Lingua Mortis", é composta por oito faixas – cinco são instrumentais – gravadas com uma orquestra real e cuja sonoridade se mescla com o Heavy Metal. Detalhe importante: mesmo com tantas faixas instrumentais, a audição flui rapidamente e de maneira muito agradável. O guitarrista Victor Smolski, que foi o total responsável pelas músicas desta etapa, sabe o que faz e o resultado é magnífico.

Quanto à segunda parte de "Speak Of The Dead", são oito faixas do mais vigoroso Heavy Metal, comprovando que o termo "power trio" é totalmente aplicável ao Rage. São poucos músicos para fazer tanto barulho, seja direto ou intrincado, e com um incrível senso de melodia, onde Terrana faz a festa com seu estilo todo particular e novamente mostrando Peavy Wagner como um verdadeiro mestre em termos de refrãos grudentos.

Mesmo considerando "Speak Of The Dead" superior aos seus dois últimos álbuns de estúdio, o fato é que o formato final deste disco acabou ficando meio sem sentido. Analisando friamente, a maneira como este álbum foi montado não irá agradar a todos os ouvintes, não há nem uma canção ruim, nem mesmo mediana, mas a divisão de estilos musicais não foi muito feliz.

A complexidade da "Suite Lingua Mortis" acaba por se chocar com o Heavy Metal, que é bem mais direto, na segunda parte. Podem ter a certeza de que muitos reclamarão que prefeririam somente Heavy Metal mesmo... Ou somente a parte orquestrada...

Formação:
Peavy Wagner: voz e baixo
Victor Smolski:guitarra e teclados
Mike Terrana: bateria

Rage – Speak Of The Dead
(2006 – Nuclear Blast / Rock Brigade Records – nacional)

Siute Lingua Mortis
01. Mortituri Te Salutant (instrumental)
02. Prelude Of Souls (instrumental)
03. Innocent
04. Depression (instrumental)
05. No Regrets
06. Confusion (instrumental)
07. Black (instrumental)
08. Beauty

09. No Fear
10. Soul Survivor
11. Full Moon
12. Kill Your Gods
13. Turn My World Around
14. Be With Me Or Be Gone
15. Speak Of The Dead
16. La Luna Reine

Homepage: www.rage-on.de

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Rage

Rage: assista ao making of do clipe de Twenty One [07/03/12]
Resenhas de CDs e DVDs - 21 - Rage
Resenhas de CDs e DVDs - 21 - Rage
Rage: assista o videoclipe de "Twentyone" [21/02/12]
Resenhas de CDs e DVDs - End of All Days - Rage
Rage: Ouça ‘Twenty One', a nova música do grupo [14/01/12]
Rage: confira capa de novo disco da banda [01/12/11]
Rage: banda está trabalhando em novo disco [31/10/11]
Rage: preparando disco "mais pesado" até hoje [23/09/11]
Resenhas de Shows - Rage (Carioca Club, São Paulo, 19/06/11)
Mais matérias sobre Rage

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.