WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Bird Of Prey - Uriah Heep

Por Rodrigo Werneck | Em 06/08/06
Enviar por emailEnviar correção

Na sua nova série que junta num mesmo pacote um CD e um DVD, a Sanctuary Records já soltou no mercado um bom número de títulos. Entre eles está um do Uriah Heep denominado “Bird Of Prey”, que traz no pacote o CD “The Best Of... Part One” junto ao DVD “Gypsy – Live In London”.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Embora o material aqui presente não seja inédito e já tenha sido lançado de forma separada há anos, trata-se de uma interessante aquisição para um fã eventual ou alguém que deseja conhecer o grupo. A caixa projetada para o lançamento é de fato bem bolada, parecida com a de um DVD (em termos de material empregado e ergonomia), mas do tamanho da de um CD, abrigando o CD, o DVD e um encarte, que contém todas as informações relevantes sobre ambos os produtos, bem como “liner notes” que acrescentam curiosidades e créditos pertinentes.

O CD aqui incluído, “The Best Of... Part One”, é um bom apanhado das canções oriundas da primeira fase do grupo, ou seja, de quando o vocalista David Byron estava a bordo, além do guitarrista Mick Box e do tecladista/guitarrista/vocalista Ken Hensley. Essa foi também a época de auge criativo e comercial da banda (1970-1976). Há no CD uma penca de clássicos que certamente serão tocados na turnê do grupo pelo Brasil, a ocorrer em setembro deste ano: “Gypsy”, “Bird Of Prey”, “Lady In Black”, ”July Morning”, “Look At Yourself”, “Easy Livin’”, “The Wizard”, “Sweet Lorraine” e “Stealin’”. Um detalhe que deve ser comentado é que na capa (e no encarte) do CD a lista de músicas está incompleta, faltando justamente as 2 últimas faixas, gravadas ao vivo na lendária apresentação no Shepperton Studios em 1974, que virou registro em vídeo promocional. Uma curiosidade: o CD “The Best Of... Part Two”, que não faz parte desta coleção, compreendeu o período subseqüente (1976-1991), onde os vocalistas John Lawton, John Sloman, Peter Goalby e Bernie Shaw se sucederam no posto central do Heep.

O DVD “Gypsy” foi gravado em 1985 no Camden Palace em Londres como parte da série “Live From London”, que apresentou várias outras bandas inglesas, como o Nazareth, por exemplo. A formação da banda nessa época incluía o guitarrista Mick Box, o vocalista Peter Goalby, o baterista Lee Kerslake, o tecladista John Sinclair e o baixista Trevor Bolder. Embora a performance não esteja no mesmo patamar dos shows clássicos do grupo nos anos 70, mesmo assim essa encarnação era bastante coesa e o material acima da média do produzido pela maioria das demais bandas de hard rock naqueles meados da década de 80 (tudo bem que “Rockarama” me faça às vezes repensar essa afirmação!). Peter Goalby se sai razoavelmente bem cantando o material antigo do Uriah Heep, apesar de ter que adaptá-lo a sua voz e a seu estilo de cantar, bem distintos em comparação aos vocalistas que o antecederam, porém adequado aos emergentes NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) e AOR (Adult Oriented Rock, ou Album Oriented Rock, dependendo da fonte). Já em músicas do repertório dos seus próprios discos com o grupo vêm seus melhores momentos, como na explosiva “Sell Your Soul”, nos hits “Too Scared To Run”, “The Other Side Of Midnight” e “That’s The Way That It Is”, e na faixa no melhor estilo AOR “Angel”. No início de “The Wizard”, faz uma merecida dedicação a David Byron. O resto do grupo estava também em excelente forma, se não em termos de composição de novos temas e nas vendas (o disco lançado naquele ano, o constrangedor “Equator”, é quase que unanimemente apontado como o pior de sua carreira), pelo menos em cima do palco, quando o bicho pegava. John Sinclair, por sinal, se mostra claramente mais à vontade “atacando” o órgão Hammond B3 do que o seu sucessor, Phil Lanzon (um tecladista de estilo mais clássico), e portanto numa linha mais próxima à do grande Ken Hensley.

Este vídeo não é uma amostra do melhor que o grupo já produziu, longe disso, mas mesmo assim é um bom registro de uma das fases pela qual a banda passou em sua carreira que hoje chega a quase 37 anos de duração. Um detalhe risível: o local do show era pequeno e não estava lá muito cheio, mas o barulho do público entre as músicas era ensurdecedor, ou seja, foi adicionado a posteriori (provavelmente advindo de algum disco do The Who ou dos Beatles, como de praxe). Outra curiosidade: na versão original do DVD, foi incluída uma declaração (gravada em vídeo) do DJ e jornalista Dave Ling, na qual ele inclusive comete um equívoco e menciona que o show ocorreu em 1995. Esta mesma declaração foi inserida em sua plenitude, por escrito, no encarte (com a devida correção do ano, é claro), e o registro em vídeo foi sacado.

CD “The Best Of... Part One”

1. Gypsy
2. Bird Of Prey
3. Lady In Black
4. Salisbury
5. July Morning
6. Look At Yourself
7. Easy Livin'
8. The Wizard
9. Sweet Lorraine
10. Stealin'
11. Suicidal Man
12. Return To Fantasy
13. Misty Eyes
14. Easy Livin’ (live)
15. Stealin’ (live)

DVD “Gypsy (Live at Camden Palace, London, 1985)”

1. Sell Your Soul
2. Stealin'
3. The Other Side Of Midnight
4. Too Scared To Run
5. Rockarama
6. Angel
7. The Wizard
8. Bad Blood
9. Gypsy
10. Easy Livin'
11. That's The Way That Is
12. Look At Yourself

Site: www.uriah-heep.com

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Uriah Heep

Uriah Heep: tocando "Demons And Wizards" na íntegra nos EUA [17/05/12]
John Sloman: Ex-Uriah Heep em show de protesto em Londres [02/05/12]
Resenhas de CDs e DVDs - Magician's Birthday - Uriah Heep
Maiores e Melhores - A Ilha do Metal: site elege os 20 melhores álbuns de 20...
Resenhas de CDs e DVDs - Into The Wild - Uriah Heep
Resenhas de CDs e DVDs - Into the Wild - Uriah Heep
Uriah Heep: trailer do novo DVD que sairá em setembro [21/07/11]
Uriah Heep: "Into the Wild" é lançado no Brasil [20/07/11]
Uriah Heep: Melhor posição nas paradas alemãs [28/04/11]
Resenhas de CDs e DVDs - Into The Wild - Uriah Heep
Mais matérias sobre Uriah Heep

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D’Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.