WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dogs Of War - Saxon

Por Maurício Gomes Angelo | Em 30/05/06
Enviar por emailEnviar correção

Além de marcar a despedida do guitarrista Graham Oliver, que cedeu lugar a Douglas Scarrat, “Dogs Of War” simbolizava, também, um novo direcionamento para o Saxon em meados da década de 90. Sua faixa título, imortalizada com um belo – e já clássico – videoclipe (que costuma passar esporadicamente na MTV), deixava isso bem claro.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Menos pesado que o comum, muito mais calcado no hard rock – “Burning Wheels” chega a assustar, no bom sentido, neste aspecto – dando maior ênfase à veia melódica, de riffs primorosamente suingados e linhas vocais mais emocionais que agressivas. No geral, a música está bem mais cadenciada que o habitual do Saxon, e as construções frasais triplicadamente açucaradas. Em “Dogs Of War”, cada camada, fraseado e digressão é explorada devidamente, gerando uma variedade minimalista e interessante, ainda que nem sempre perfeita e necessária.

Qualquer desavisado hesitaria em classificar “Hold On”, quase um Mr. Big, “Don’t Worry” e “Walking Through Tokyo” como músicas do Saxon, tamanha as tonalidades do hard oitentista.

Em contrapartida, “Big Twin Rolling” parece saída de algum álbum do AC/DC, enquanto “The Great White Buffalo” é Saxon puro, genuíno: guitarras tensas e atmosféricas, descambando para um delicioso virtuosismo e culminando num estribilho e refrão cuidadosamente preparado, e magnífico! – não a toa a música aparece novamente como bonus track, desta vez ao vivo. Outros grandes momentos são “Demolition Alley”, igualmente perfeita, e “Yesterday’s Gone”.

“Dogs Of War” é um álbum de extremos: composições verdadeiramente excelentes ao lado de outras, digamos, nem tanto. Mas a balança, indubitavelmente, pende para o lado positivo. Além do que, todos os integrantes estavam em ótima forma, especialmente Biff Byford e Paul Quinn (uma obviedade, eu sei). A presente bolachinha faz parte dos relançamentos de antigos álbuns da banda que a SPV já fez, com encarte diferenciado, comentários de Byford e duas faixas bônus, sendo a última simplesmente “Denim&Leather”.

Não é o ápice dos caras, contudo, além de agradar sobremaneira, ainda é Saxon. E isso fala por si só.

Formação:
Biff Byford (Vocais)
Paul Quinn (Guitarra)
Doug Scarratt (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Nigel Glockler (Bateria)

Site Oficial: www.saxon747.com

Hellion Records – Nacional – 2006.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Saxon

Saxon: banda cancela apresentação no Metal Open Air [20/04/12]
Entrevistas - Saxon: entrevista com Biff Byford, sobre o último álbum
Humor - Saxon: Você sabe que é um grande fã quando...
Metallica: comparado ao U2 em nova biografia [13/04/12]
Saxon: Biff fala do novo DVD, de um novo CD, do show no MOA [31/03/12]
Saxon: ansiosos para festejar com os fãs sul-americanos [31/03/12]
Saxon: novo DVD sairá no Brasil em abril [03/03/12]
Saxon: prévia do DVD "Live: Eagles Over Wacken" [28/02/12]
Saxon: novo álbum em janeiro do próximo ano [20/02/12]
Saxon: box com "Golden Ticket" válido para todo o mundo [14/02/12]
Mais matérias sobre Saxon

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Maurício Gomes Angelo

Maurício G. Angelo odeia definições. Acha que não entende nada de música, mas o suficiente. Pseudo-jornalista, pseudo-crítico e pseudo-escritor. Não gosta de explicar ironia. Escreve no Whiplash! desde 2003. Colaborou para uma série de veículos, como a revista Roadie Crew e os sites Rock Press, Duplipensar e Simplicíssimo. Ouve tudo aquilo que lhe interesse: do blues ao metal extremo, passando pelo pop, progressivo, clássico, jazz, eletrônico e MPB. Peca pelo tesão, nunca pela inércia. Alfabetizado, chato, detalhista e exigente: está continuamente tentando aprender a ler, e tem orgulho disso. Passou bons momentos ao lado de Rubem Braga, George Orwell, Pink Floyd e tantos outros. É apaixonado por palavras, pelo som e pelo silêncio. Erra muito. Muda mais ainda. E se permite ser hiperbólico, às vezes.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.