Toda atividade criativa tem os seus clichês. É através deles que, ao longo do tempo, identidades e estilos vão se formando. Na música, isso é ainda mais evidente. O que não faltam são fórmulas repetidas à exaustão, disfarçando, na maioria das vezes, a pura e simples falta de talento.
Nota: 4 



O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Os riffs “happy happy Helloween” se repetem durante todo o álbum, em faixas como “Hunting High And Low” (A-Ha e Stratovarius agradecem a originalidade do título ...), “Starlight”, “The Eternal Flame” e, principalmente, “Starchild”. Quando tenta novos caminhos o grupo também não consegue sair da sombra do que foi feito antes, como mostra “Kings & Queens”, que possui um riff igual a “Bark At The Moon”, de Ozzy Osbourne.
Algumas poucas composições se salvam no mar de repetições que é “The Circle Of Life”. “Hero Nation” aposta em um peso maior, e alcança um bom resultado. A rápida “High Enough”, apesar de não ser nada inovadora, é competente, assim como a progressiva faixa título.
A produção ficou a cargo do baterista Dan Zimmermann e de Chris Bay, e o CD possui encarte com todas as letras, além de fotos da banda.
Infelizmente, o Freedom Call mostra em “The Circle Of Life” que não passa de uma banda “cover” de tudo o que já foi feito no metal melódico ao longo dos anos. Dan Zimmermann deve, urgentemente, prestar mais atenção em Kai Hansen, seu companheiro no Gamma Ray, se não quiser que o Freedom Call seja apenas mais uma entre as milhares de bandas disponíveis para os fãs de música pesada. Ou, se preferir seguir o caminho apresentado neste álbum, seria melhor montar logo uma banda cover do Helloween, Stratovarius e do próprio Gamma Ray ...
Faixas:
1. Mother Earth
2. Carry On
3. The Rhythm Of Life
4. Hunting High And Low
5. Starlight
6. The Gathering
7. Kings & Queens
8. Hero Nation
9. High Enough
10. Starchild
11. The Eternal Flame
12. The Circle Of Life
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Freedom Call
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Ricardo Seelig é editor do blog Collectors Room - www.collectorsroom.blogspot.com - e colaborador das revistas poeira Zine e Rolling Stone. Escreve para o Whiplash desde 2005.
Mais informações sobre Ricardo Seelig
Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.