WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Mandylion - Gathering

Por Ricardo Seelig | Em 25/10/05
Enviar por emailEnviar correção

Lançado originalmente em 1995, “Mandylion”, considerado por muitos o melhor álbum do The Gathering, finalmente ganha versão nacional. Marcando a entrada da vocalista Anneke van Giersbegen no grupo, este é um dos álbuns mais importantes do à época ainda inexpressivo gothic metal, e ajudou a tirar o estilo das sombras, colocando a banda em posição de destaque na cena e popularizando o uso de vocais femininos no estilo.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Com apenas vinte e um anos na época do lançamento de “Mandylion”, Anneke mostra em todas as faixas do álbum porque é considerada, até hoje, uma das mais completas e influentes vocalistas do heavy metal.

Divisor de águas na carreira do The Gathering, “Mandylion” marca o abandono quase que total das influências que marcaram os primeiros anos de carreira da banda, como Morbid Angel e Death, em favor de um som mais atmosférico que em diversos momentos nos remete ao clássico Pink Floyd.

Produzido por Waldemar Sorychta e Siggi Bemm, o álbum contém alguns dos maiores clássicos do grupo, como “Strange Machines”, “Leaves”, “Mandylion” e as duas partes de “In Motion”. Mesmo passados dez anos de seu lançamento o som se mantém atual, mostrando o quanto o Gathering sempre foi uma banda original, que buscava novos caminhos para o seu som ao invés de ficar acomodada sobre o sucesso.

Ótima iniciativa da Century Media, mostrando para os recém-chegados que a música não é só o que está em evidência no momento, mas muito mais. Espero que a gravadora continue mantendo o excelente nível de seus lançamentos, e que coloque no mercado mais álbuns clássicos que, inexplicavelmente, ainda permanecem inéditos no Brasil.

Os fãs agradecem.

Faixas:

1. Strange Machines
2. Eleanor
3. In Motion #1
4. Leaves
5. Fear The Sea
6. Mandylion
7. Sand Of Mercury
8. In Motion #2

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Gathering

Anneke Van Giersbergen: assista ao video de "Take Me Home" [21/01/12]
The Gathering: resenha de show em SP no metalcombolacha [08/07/11]
The Gathering: resenha e fotos de SP no Portal do Inferno [07/07/11]
The Gathering: show de Porto Alegre cancelado [01/07/11]
The Gathering em Curitiba: reembolso dos ingressos [30/06/11]
The Gathering: cancelado em Curitiba; POA e SP confirmados [30/06/11]
The Gathering: Portal do Inferno sorteia dois ingressos [27/06/11]
The Gathering: todas informações do show em Porto Alegre [26/06/11]
The Gathering: vídeo especial feito para o Brasil [24/06/11]
The Gathering: detalhes sobre show em Porto Alegre [28/05/11]
Mais matérias sobre Gathering

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig colabora com o Whiplash desde 2005. É o editor do blog Collector´s Room, um dos mais lidos do Brasil, e colaborador da revista poeira Zine.

Mais informações sobre Ricardo Seelig

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.