Matérias Mais Lidas


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson

Resenha - Yes - Magnification

Por Carlos Marques
Postado em 30 de setembro de 2005

A mania mercadológica de lançar um álbum de releituras orquestrado não foi páreo para a interminável criatividade dos gênios do Yes. Diferente de Mettallica, Deep Purple, Scorpions e outros, esse quarteto inglês lança o seu segundo trabalho orquestrado todo com músicas inéditas.

Yes - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Peraí, quarteto? Sim. Apenas Jon Anderson (Vocal), Chris Squire (Baixo), Steve Howe (Guitarra) e Alan White (Bateria) formavam a banda no momento da gravação do disco. A ausência de um tecladista é um dos maiores exemplos de ousadia do Yes uma vez que o posto já foi ocupado por ninguém menos que Rick Wakeman, Tony Kaye, Patrick Moraz, Geoff Downes e outros que sempre usufruiram de grande espaço nas composições da banda.

Magnification traz quase toda a influência recebida e transformada pelo Yes nos seus mais de 30 anos de estrada. Desde a influência original dos Beatles, passando pelo jazz, erudito, Rock e o Pop oitentista, tudo com o belo acompanhamento da orquestra conduzida e arranjada por Larry Groupè.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim podemos sentir o gosto dos belos arranjos da década de 70 em músicas como "Magnification", "Dreamtime" e "In The Presence Of..."; o poderio rítmico dos 80 em "Spirit of Survival" e "Can you imagine" (esta cantada brilhantemente pelo baixista Chris Squire); e a Beatlemania sessentista em "Time is Time".

A ausência do teclado dá mais espaço à orquestra que se apresenta toda como um quinto componente, com direito a sessões que são quase como os solos que seriam efetuados por um tecladista. Mesmo assim a sonoridade da banda muda muito sem a presença das teclas, o que não chega a ser ruim. Afinal de contas, o mínimo que se espera de um álbum do Yes é que seja diferente. Em alguns momentos (curtos e poucos) o baterista Alan White toca alguns acordes ao piano, o que cria um bom efeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que se destaca com certeza é que a voz de Jon Anderson está perfeita nesse disco. As maravilhosas melodias e o timbre doce e cristalino do já sexagenário vocalista são de uma beleza tal que despertam as emoções mais prazeirosas, principalmente na canção "In the presence of...". Em outros momentos, como no calmo início da enérgica "Spirit of Survival", Anderson soa como um primeiro violino solando triunfante sobre uma reverente base orquestral.

Todos os arranjos são tão perfeitamente engendrados que a impressão que se tem é que o Yes sempre se apresentou com uma orquestra. Mesmo no final caótico da faixa-título sente-se a perfeita sincronia entre todos instrumentos que sabem exatamente o que fazer para desorganizar organizadamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os destaques ficam por conta da faixa-título, "Give Love Each Day", "Dreamtime" e a emocionante "In the presence of...", uma das músicas mais sublimes da banda.

Talvez o único problema do disco não seja realmente musical. O problema está no encarte que não traz a duração de cada faixa e o nome da orquestra bem como dos instrumentistas que a compõem. Apesar disso, a arte visual é muito bela e bem diferente dos clássicos do desenhista Roger Dean que por anos coloriu os discos do grupo.

Concluindo: Magnification é a exaltação da capacidade e genialidade do Yes. Excelente para os novos fãs e para os saudosos órfãos de Close to the Edge.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Jethro Tull
Stamp

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS