WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dancing With The Dead - Pain

Por Ben Ami Scopinho | Em 28/07/05
Enviar por emailEnviar correção

O incansável sueco Peter Tägtgren é mundialmente conhecido pelo ótimo trabalho que executa com sua banda principal, o Hypocrisy, cuja sonoridade começou como um típico death metal e, com o passar dos anos, foi evoluindo e se distanciando um pouco de sua proposta original.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Em 1996 Peter criou o Pain, em que é o “faz-tudo” deste projeto. É pesado, mas as doses cavalares de elementos eletrônicos fizeram com que muitos headbangers acostumados com o extremismo do Hypocrisy acabassem por se decepcionar completamente com este trabalho.

Porém, com o passar dos anos e mais lançamentos, o Pain foi se organizando e promovendo melhor seus CDs, obtendo maior compreensão por parte dos ouvintes e conquistando cada vez mais novos apreciadores europeus com sua música techno cheia de distorção. Tanto que, “Dancing With The Dead”, seu quarto registro, foi aguardado com ansiedade pelos fãs e está sendo muitíssimo bem aceito pela mídia especializada.

Novamente tocando todos os instrumentos, agora Peter traz um inesperado redirecionamento na música do Pain. As letras aqui estão bem mais obscuras e há uma certa preocupação social que antes não se percebia. E o que é melhor, as guitarras, baixo e bateria estão aparecendo bem mais, os famosos elementos eletrônicos que foram a tônica dos discos anteriores estão agora em segundo plano em vários momentos, fazendo deste um trabalho muito interessante de se escutar.

Em meio à riffs pesados, industrial e alguns ritmos dançantes para nenhum clubber botar defeito, o que predomina mesmo é uma sonoridade bastante hipnótica e ótimos refrãos pegajosos com a já bastante famosa e enlouquecida voz de Peter. De cara, destaco a faixa “Dancing With The Dead”, cheia de variações inacreditáveis e dona das melhores linhas vocais do álbum. “Same Old Song” também se sobressai por possuir um perfeito equilíbrio entre seus elementos eletrônicos pop e o peso do Heavy Metal.

Confesso que um álbum deste estilo não me causava tão boa impressão desde “Supersexy Swingin' Sounds”, o famoso álbum de remix do velho White Zombie. “Dancing With The Dead” é totalmente indicado aos amantes de música pesada e moderna, na linha de Nine Inch Nails e similares. Agora, se você espera metal extremo em Pain, passe longe.

PAIN - Dancing With The Dead
(2005 - Stockholm Records - Importado)

1 - Don't Count Me Out
2 - Same Old Song
3 - Nothing
4 - The Table Has Turned
5 - Not Afraid to Die
6 - Dancing With the Dead
7 - Tear it Up
8 - Bye/Die
9 - My Misery
10 - Good Day to Die
11 - Stay Away
12 - Third Wave

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Pain

Pain: banda de Peter Tägtgren, do Hypocrisy, toca em SP [08/05/12]
Pain: concorra a CDs e camisetas no Portal do Inferno [27/04/12]
Pain: banda anuncia data de show no Brasil [29/03/12]
Pain: "Nothing Remains The Same" recebe disco de ouro [18/09/11]
Pain: Cécile Siméone participará de novo single [26/08/11]
Hipocrisy: Peter Tägtgren, dono de vila na Suécia? [14/08/11]
Pain: "As mulheres vão, a música fica", diz Peter Tägtgren [26/05/11]
Pain: anunciado conteúdo do bônus para novo álbum [01/05/11]
Pain: confira o video clipe de "Dirty Woman" [20/04/11]
Pain: disponível novo single, ‘Dirty Woman' [08/04/11]
Mais matérias sobre Pain

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.