Resenha - Double Live Gonzo! - Ted Nugent

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Double Live Gonzo! - Ted Nugent


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O que falar de Ted Nugent? Um guitarrista muito acima da média, vocalista sem maiores pretensões, músico respeitado nos quatro cantos do mundo, suas performances ao vivo são teatrais, ultrajantes e de muita energia. Mas também é um homem com tendências racistas, inclusive em algumas ocasiões fez comentários preconceituosos durante suas apresentações, sem se importar com quem estava no meio do público. Caçador inveterado e criador de gado, Nugent têm paixão por dólares. Um típico e médio norte-americano. E por aí vai...

Mas, como foi dito, Ted Nugent é um músico e tanto. Se seus três primeiros álbuns de estúdio não possuíam aquela energia sônica que se tinha nas apresentações, este “Double Live Gonzo!” vem para resolver isso. Colocado no mercado em 1978 e possuindo canções gravadas em apresentações feitas em território norte-americado entre 76 e 77, a banda tinha em sua formação Ted Nugent na voz e guitarra, Derek St.Holmes na guitarra rítmica e voz, Rob Grange no baixo e Cliff Davies na bateria.

“Double Live Gonzo!” é uma verdadeira aula do mais puro e completo rock n´roll, sendo que, durante as músicas, os gritos estridentes de alegria de Ted Nugent são uma constante junto a improvisações, riffs galopantes e melódicos. Os solos de guitarras são um absurdo e de puro feeling. E o resto da banda segue tão empolgado quanto o líder, tanto que escutando este disco é como estivéssemos no espetáculo, podemos sentir a intensidade do som misturada com o envolvimento de um público alucinado assistindo a uma banda furiosa.

O repertório traz faixas obrigatórias que viraram febre na época como “Cat Scratch Fever”, a perfeita “Just What The Doctor Ordered”, a espetacular “Motor City Madhouse”, a bluesy nervosa “Baby, Please Don´t Go”, a versão definitiva de “Great White Buffalo” e a instrumental viajante “Hibernation”, que mostra um guitarrista honesto e inspirado. O solo em "Stormtroopin" diz tudo sobre Ted Nugent, mostrando o nível deste guitarrista e muito mais; enfim, é um disco repleto de clássicos.

A banda estava em plena forma, rendendo como fruto de seu desempenho um dos grandes álbuns ao vivo da década de 70, inclusive foi com este disco ao vivo que a carreira de Ted Nugent se solidificou definitivamente, tornando-o um tradicional headliner de arenas. “Double Live Gonzo” se caracteriza também por marcar o fim da parceria de longa data entre Nugent e Derek St. Holmes.

Na década seguinte Nugent deixou a qualidade de seus álbuns de estúdio cair, se rendendo a uma música mais comercial (o que estava em ascensão no mercado norte-americano era o hard rock farofa), lançando trabalhos detestados por fãs e pelo próprio artista.

Com certeza não se pode necessariamente concordar com tudo que Ted Nugent faz ou representa, mas é inegável que este “Double Live Gonzo” captura o coração e alma de um grande artista em uma fase de rock n´roll repleto de vitalidade. E Ted Nugent ainda está na ativa fazendo o que sabe fazer melhor: sua boa e velha música selvagem e cheia de malícia.

TED NUGENT – Double Live Gonzo!
(1978 – Epic Records)

01. Just What The Doctor Ordered
02. Yank Me, Cranck Me
04. Babe, Please Don´t Go
05. Grat White Buffalo
06. Hibernation
07. Stormtroopin´
08. Stranglehold
09. Wang Dang Sweet Poontang
10. Cat Scratch Fever
11. Motor City Madhouse

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Ted Nugent"

Ted Nugent: recuperando-se de cirurgia no joelho
Ted Nugent: pedindo desculpas por ter ofendido Obama
Ted Nugent: show no Sweden Rock será o único na Europa
Ted Nugent: chamando Obama de "mestiço sub-humano"
Rocco Moon: o filho rapper de Ted Nugent
Ted Nugent: confira vídeo para "Fred Bear"
Ted Nugent: músico pode se candidatar à presidência dos EUA
Ted Nugent: guitarrista diz adeus ao cabelo comprido
Ted Nugent: confira vídeo para "Stranglehold"
Ted Nugent: confira preview de "Ultralive Ballisticrock"
Ted Nugent: melhor que o Ted Nugent de 20 anos
Ted Nugent: esposa é presa portando arma em aeroporto nos EUA
Ted Nugent: novo CD/DVD "Ultralive Ballisticrock" em outubro
Ted Nugent: o que ele faria se seu filho fosse gay?
Ted Nugent: o que ele faria se fosse presidente?

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas