WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

No Gravity - Kiko Loureiro

Por Rafael Carnovale | Em 11/03/05
Enviar por emailEnviar correção

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Falar que Kiko Loureiro é um excelente guitarrista é chover no molhado. Seus trabalhos com o Angra estão aí para ratificar seu talento e habilidade. Se o sucesso em sua banda já é fato consumado, Kiko agora parte para uma carreira solo concreta (antes ele já havia lançado algumas vídeo-aulas) com este primeiro cd solo. Acompanhado por ninguém menos que Mike Terrana (Rage) na bateria e com a produção competentíssima de Dennis Ward (falar que o Angra alavancou sua carreira como produtor é chover no molhado), Kiko coloca para fora todas as suas influências musicais, num cd interessante e até certo ponto polêmico.

Nitidamente Kiko é influenciado por guitarristas como Joe Satriani, como comprovam as duas primeiras faixas, “Enferno” e “Endangered Species”. Kiko deixa sua guitarra “falar”, com o auxílio da bateria monstro de Terrana. “Escaping” chega a ser tão Satriani que alguns poderão confundí-la com “Summer Song” (do cd “The Extremist”), aonde Kiko deixa as notas fluírem com menor velocidade, mas com extremo controle da melodia.

O cd é um apanhado de momentos heavy, intercalados com nuances pop e elementos regionais. “No Gravity” é uma balada que novamente remete a Satriani (“Always With Me, Always With You”), enquanto que “Pau de Arara”, “Trapping Into My” e “Beautiful Language” incorporam com bastante habilidade elementos percussivos e ritmos regionais brasileiros. Curiosamente estes são os melhores momentos do cd, pois Kiko algumas vezes se prende demais ao estilo de seus guitarristas favoritos. “Dilemma” lembra muito Yngwie Malmsteen, enquanto que “Choro de Criança” poderia embalar uma roda de viola sem problemas.

Kiko nitidamente procura mostrar um estilo próprio como guitarrista, mas ainda está preso ao trabalho de guitarristas solos mais antigos e estáveis, daí a polêmica. Porém, a competência demonstrada em algumas faixas, principalmente quando ele se solta de seus “mentores” e nitidamente experimenta sem medo, mostra que o cara está no caminho certo. Um bom cd, para fãs do Angra, para guitarristas, para fãs de heavy metal... mas olha... posso estar errado... mas guardem minhas palavras, foi só o começo. O melhor ainda está por vir.

Site Oficial: Http://www.kikoloureiro.com.br

Hellion Records - 2005

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Kiko Loureiro
Todas as matérias sobre Angra

Kiko Loureiro: comentando a saída de Edu no Twitter [24/05/12]
Kiko Loureiro: G1 explica atentado na Itália [19/05/12]
Kiko Loureiro: atentado na Italia faz show ser cancelado [19/05/12]
Kiko Loureiro: mais um video das gravações do novo álbum [07/05/12]
Kiko Loureiro: terceiro webisódio do seu novo álbum [06/05/12]
Kiko Loureiro: novo álbum do artista será lançado em julho [29/03/12]
Kiko Loureiro: novo vídeo do guitarrista em estúdio [21/03/12]
Kiko Loureiro: download gratuito de app do guitarrista [14/03/12]
Peri Carpigiani: Horizonte Vertical com participação de Kiko Loureiro [10/03...
Kiko Loureiro: novidades sobre novo album [06/03/12]
Mais matérias sobre Kiko Loureiro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.